Saúde: UBS Fluvial de Barreirinha promove 7 mil atendimentos para ribeirinhos do Andirá

Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde Fluvial de Barreirinha (UBSF) esteve durante 10 dias visitando a população residente na calha do rio Andirá, com intuito de prestar atendimentos em saúde aos barreirinhenses residentes em comunidades ribeirinhas. O projeto de saúde itinerante é uma iniciativa da Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa).

Há oito anos a embarcação presta assistência em saúde nas mais diversas localidades da região rural do município. Uma equipe formada por profissionais como médico, enfermeiros, técnicos laboratoriais, odontólogos, fisioterapeuta e assistente social, realizou nesta última viagem 7.185 atendimentos para os moradores dos Distritos Ariaú, Santa Tereza do Matupiri e São Paulo do Açú, além das comunidades Lírio dos Vales, São Marcos, Trindade, São Pedro do Andirá, Boa Fé, Ituquara e Boas Novas.

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde, Péricles Tavares, enfatiza sobre o propósito que a embarcação tem junto à população. “A Unidade tem o papel de levar os atendimentos para nossa população ribeirinha, quilombola e indígena de forma séria e responsável. Nossa gestão trabalhou sério na estruturação dela para que pudéssemos atender o maior número de pacientes possível com humanidade”, disse.

Solange Guerreiro, moradora do distrito de São Paulo do Açú, ficou satisfeita com o atendimento. “É uma oportunidade boa para todos nós comunitários. As equipes de saúde vindo até nossa comunidade se torna muito melhor, porque dessa forma a gente consegue levar todos os nossos familiares para serem atendidos. Por isso, só tenho a agradecer pelos benefícios ofertados”, conclui.

Foto: Divulgação

Na administração do prefeito Glenio Seixas, a UBS Fluvial de Barreirinha prestou atendimentos de saúde nas aldeias indígenas do povo Sateré-Mawé. Apesar da responsabilidade do serviço de saúde pertencer ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Parintins), a Prefeitura Municipal oportuniza a promoção de saúde nessas localidades fazendo seu papel com isonomia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *