Lula escala Marcelo Ramos. David, Amom, Cidade e Alberto como ficam?

Lula escala Marcelo

Lula escala Marcelo Ramos e o quadro da disputa pela Prefeitura de Manaus entra em ebulição

O presidente Lula escalou o advogado Marcelo Ramos como candidato do PT à Prefeitura de Manaus. O ex-deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara Federal, que disputou o 2º Turno contra Arthur Virgílio, em 2016, entra cheio de desafios. Primeiro tem que amenizar a espanada geral no PT local, bem entendidos Zé Ricardo, Sinésio Campos, Anne Moura e Valdemir Santana. E no PCdoB, onde o sumido Eron Bezerra tem dito que vai concorrer. Parece simples, mas não é. Todos, sem chances na disputa, tencionam usar a eleição para se cacifar. São “donos” de nichos partidários e colocam isso acima de qualquer coisa. Problema é que Marcelo não tem tempo para lidar com fogo amigo. E os adversários? Como ficam? Veja a seguir.

 

Lula escala Marcelo (2)

Haverá mais sinais da entrada de Lula na disputa da Prefeitura de Manaus. O primeiro deles diz respeito aos aliados, muito próximos, senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM). Os dois estão fechados com David Almeida. Foi por causa deles que o prefeito, até agora, não ficou com Bolsonaro. Se o presidente estiver realmente empenhado na candidatura de Marcelo Ramos, os dois mudarão de lado.

 

David Almeida

Entrando na fase de inaugurações, das quais só pode participar até 6 de julho, por conta da legislação eleitoral, o prefeito David Almeida é o alvo. Depois do Mirante Lúcia Almeida se seguirá o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida. Com os dois, David cria corredor turístico inovador na cidade.

 

David Almeida (2)

A entrada de Marcelo Ramos na disputa parece ser uma reação de Lula aos encontros do prefeito com Jair Bolsonaro. O prazo para filiação partidária termina no dia 6/04, sábado, e os acordos com o PL podem ser retomados. O troco parece ter vindo antes da hora. Mas joga David Almeida nos braços da direita, coisa que ele tenta evitar.

 

David Almeida (3)

O prefeito não poderá errar na escolha do vice. A escolha terá que recair sobre alguém que some votos, muitos votos, e amplie ou para a esquerda de Lula ou para a direita de Bolsonaro. O muro, desta vez, se revela tão perigoso quanto qualquer dos dois lados.

 

Amom Mandel

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) surge como o candidato com o percentual de votos mais consolidado nas pesquisas. Parece não sofrer influências da tendência direitista, nem governista-lulista de Manaus. Na surdina, abocanhou o Republicanos. E terá mais que o tempo irrisório da última eleição. Se em 2022 só podia dizer coisas como “Beba água” ou “Use cinto”, em 2024, com cerca de dois minutos, pode até fazer discurso.

 

Roberto Cidade

Roberto Cidade (UB), candidato do governador Wilson Lima, trouxe o coronel reformado Alfredo Menezes para o rebanho. Wilson entregou a Menezes a direção do PP manauara. Os dois aproveitam a inédita e inacreditável rebeldia do coronel com a decisão de Bolsonaro, que lançou o deputado federal Alberto Neto (PL), para tentar abocanhar votos da direita. Ele pode ser vice de Cidade, cargo antes reservado a Alberto Neto, ou se contentar com a disputa da Câmara Municipal.

 

Alberto Neto

O deputado federal Alberto Neto (PL) já conseguiu grande parte do que pretendia nesta eleição: visibilidade. Faz mandato apagado e foi superado pelo senador Plínio Valério como “o parlamentar dos bolsonaristas amazonenses”. Mas ressurge das cinzas se o fanatismo da direita entender que é o nome da disputa em Manaus contra Lula.

 

Bolsonaro X Lula

A polarização Bolsonaro-Lula se espalha pelo País. No Amazonas, Manaus se tornou reduto bolsonarista. Parece esquecida dos tempos em que Lula e Dilma bateram recordes de votos na cidade. Bolsonaro tanto fustigou, chamando o prefeito e anunciando chapa puro-sangue, que Lula entrou na disputa. Agora, os candidatos entram na fase da arregimentação de partidos aliados e formação de chapas. Candidato a vereador com mil votos vai virando artigo de luxo. A disputa promete.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *