Governo exonera Simone Papaiz, Daniela Assayag e gerente de compras da Susam

Simone Papaiz e Daniela Assayag foram exoneradas do Governo do Amazonasa. Fotos: Secom e Reprodução

O Governo do Amazonas divulgou, nesta segunda-feira (6/7), que vai publicar a exoneração da secretária de Saúde, Simone Papaiz, da secretária de Comunicação Social (Secom), Daniela Assayag,, e da gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro. As saídas ocorrem após denúncias de suposto esquema de compra superfaturada de respiradores durante a pandemia de Covid-19 no estado.

Também foi divulgada a exoneração de procurador-chefe da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), João Paulo Marques.

De acordo com o governo estadual, exonerações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (6/7).

Assayag pediu exoneração

Ontem (5/7), a jornalista Daniela Assayag anunciou que pediu exoneração da Secretaria de Comunicação do Amazonas (Secom). Em uma rede social, ela disse que entregou o pedido de exoneração ao governador Wilson Lima. “Reafirmo a certeza de ter exercido o meu papel com todos os requisitos técnicos e éticos exigidos”, escreveu.

Assayag pediu para sair do Governo em meio a acusações da ‘CPI da Saúde’ de que o marido dela, o médico Carlos Avelino Junior, seja sócio ou dono da Sonoar.

Papaiz foi presa pela PF

Simone Papaiz chegou a ser presa pela Polícia Federal, durante cumprimentos de mandados de busca e apreensão da operação ‘Sangria’. Ela chorou ao receber voz de prisão, na manhã da última terça-feira (30/06).

Ela se manteve tranquila durante todo o cumprimento do mandado de busca e apreensão no apartamento. Apresentou pen drives, telefones celulares, pessoal e profissional, além de computadores, abrindo todos os espaços. Quando soube que havia também ordem de prisão temporária contra ela, porém, caiu em choro convulsivo.

Com o fim da prisão temporária, Simone Papaiz foi liberada no início da madrugada desse domingo (5/7).

Revisão de contratos na Susam

Nesta segunda-feira, o governador do Amazonas, Wilson Lima, também determinou a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito da Secretaria de Saúde (Susam). De acordo com Governo do Estado, também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade.

A determinação também sairá na edição especial do DOE desta segunda. Conforme o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

Ainda por determinação de Wilson Lima, a Susam, com o auxílio da PGE-AM, vai realizar a revisão e/ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19. “O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença”, informou o governo estadual.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *