EXCLUSIVO Paulo Guedes preside o CAS na nova composição que já está na Casa Civil, mesmo detestando a Zona Franca

EXCLUSIVO Paulo Guedes preside o CAS

EXCLUSIVO Paulo Guedes preside o CAS, apesar de ser inimigo da Zona Franca. O ministro da Economia até tentou fazer média com a bancada federal do Amazonas, mas mete o couro no modelo e cria panavueiro, sempre que pode

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é o novo presidente do Conselho de Administração da Suframa (CAS). É o que consta no decreto de composição do conselho. O documento foi entregue na tarde desta segunda (08/07), em Brasília, na Casa Civil da Presidência da República. A publicação deve ocorrer até sexta-feira (12/07).

 

Inimigo

Paulo Guedes tem posição, cada vez mais clara, contrária à Zona Franca de Manaus (ZFM). Ocorre que o Ministério da Economia abarcou o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ministro, com isso, ocupa o cargo mais alto na hierarquia da Suframa.

 

Acerto e erro

Guedes até celebrou trégua com a bancada federal do Amazonas. Mas, dia seguinte, soltou petardos sobre a ZFM. Foi ele quem disse que o impacto fiscal da decisão do STF sobre devolução do IPI dos concentrados seria de R$ 30 bilhões. Dias depois, bombardeado pela bancada amazonense e estudos técnicos da Sefaz-AM, refez os cálculos: “O rombo será de R$ 2,3 bilhões por ano“, disse, em nota técnica.

 

‘Ele chuta’

O senador Omar Aziz (PSD-AM) já disse que Paulo Guedes “chuta números”. O ministro, volta e meia, dá razão ao parlamentar amazonense.

 

Desconforto

A situação está se tornando cada dia mais desconfortável. Os técnicos do Ministério da Economia demoraram, desde abril, para compor o novo CAS. O conselho caducou porque era presidido pelo ministro do MDIC, que não existe mais. Por conta desse atraso, o presidente Jair Bolsonaro teve que cancelar, pela terceira vez, a vinda a Manaus.

 

Presidente intervém

Dizem que a oposição de Paulo Guedes à ZFM é tão intensa que o próprio presidente Bolsonaro tem interferido em favor do modelo. A coisa está ficando feia.

 

Guaranys, o substituto

Guedes pode delegar a presidência do órgão, responsável pelas diretrizes da Suframa e aprovação de projetos. O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, é o substituto imediato. A posição dele? Igual a do chefe.

 

Sem paciência

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o governador Wilson Lima e a bancada federal do Amazonas perderam a paciência com Paulo Guedes. O mesmo ocorre com o deputado estadual, economista e tributarista Serafim Corrêa. Nenhum deles poupa críticas frontais às posições do ministro em relação à ZFM.

 

Veja como fica o CAS

Dez ministros de Estado compõem o novo CAS. Paulo Guedes, da Economia, o presidirá. Os demais são:

Defesa

Infraestrutura

Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Educação

Minas e Energia

Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Meio Ambiente

Turismo

Desenvolvimento Regional

 

Governadores

Os governadores do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá também são membros natos do CAS.

 

BNDES, Basa, Suframa, patrões e empregados

Superintendente da Suframa, presidentes do BNDES e do BASA e representantes das classes produtoras e dos trabalhadores concluem a formação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *