Paulo Guedes se retrata com bancada do AM: ‘Vantagens da Zona Franca serão preservadas’. Veja vídeo

Paulo Guedes se retrata com bancada do AM

Paulo Guedes se retrata com bancada do AM e afirma: ‘Vantagens da Zona Franca serão preservadas’. Veja vídeo

O superministro da Economia, Paulo Guedes, se retratou, hoje (24/04) com a bancada federal do Amazonas. “Não foi isso que eu queria dizer. O que eu quis dizer foi: ‘Nós vamos fazer o IVA (Imposto Único), mas as vantagens comparativas da Zona Franca serão preservadas'”.

Guedes provocou um alvoroço na região com uma frase, dita à jornalista Míriam Leitão: “Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, senão não tem vantagem para Manaus?”. Em seguida, em meio à pressão dos entrevistadores, chegou a se referir ao fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As indústrias de Manaus não pagam esse IPI e se ele terminar acaba a vantagem delas.

O Portal do Marcos Santos apurou, entre mais de três participantes da reunião interna, que Guedes foi muito direto. “Todo mundo escorrega. Eu estava pressionado e falei aquilo. Faltou eu acrescentar: ‘Mas as vantagens comparativas da Zona Franca serão preservadas’. Ninguém quer prejudicar a Zona Franca. O Amazonas tem tanto prestígio com o presidente (Bolsonaro) que o único cargo que ele nomeou foi o superintendente da Suframa”, disse.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, também participou da reunião. “Foi tudo muito tranquilo e descontraído”, disse.

Paulo Guedes se retrata com bancada do AM

“O único cargo que o presidente me pediu foi o do superintendente da Suframa, que ele nomeou”, disse Guedes (esquerda), na foto com Alfredo Menezes

Receita Federal

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, foi outro participante do encontro. “Temos que melhorar o sistema (tributário brasileiro) e preservar a parte boa. A Zona Franca de Manaus está sendo objeto de estudo para preservar as vantagens comparativas. Essa tem sido a orientação do ministro e do Governo, desde o começo. Em momento nenhum se pensou em comprometer qualquer vantagem obtida por aquela região”, ressaltou Cintra.

“A bancada chegou com a faca nos dentes, mas o ministro nos desarmou e tranquilizou”, disse o deputado federal capitão Alberto Neto. “O ministro e o secretário da Receita garantiram que nossas vantagens comparativas serão mantidas. Isso nos tranquilizou”, disse o coordenador da bancada, senador Omar Aziz.

 

Reunião do CAS

Paulo Guedes se comprometeu a participar da primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) no novo governo. “Ele disse que vai presidir a reunião”, garantiu Omar. “Mas me disseram também que vamos comer um pirarucu”, brincou Guedes, demonstrando a descontração do ambiente.

O ministro da Economia também confirmou presença no Festival Folclórico de Parintins, dias 28, 29 e 30 de junho.

Veja o vídeo do ministro, gravado no final da reunião e com a imprensa, pelo deputado Alberto Neto:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *