‘Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado senão não tem vantagem pra Manaus?’, diz Guedes

“Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado senão não tem vantagem pra Manaus?”. A afirmação é do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista ao canal de TV por assinatura Globo News, na noite desta quarta-feira (17).

O ministro participou do programa Central da Globo News e foi perguntado pelos jornalistas sobre vários temas, como o aumento de tributos.

Guedes disse que pretende simplificar impostos e juntar vários deles. Em um momento da entrevista, o ministro fala em acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo em que incide incentivos fiscais para as empresas que atuam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A jornalista Miriam Leitão então perguntou: “acabou com o IPI faz o quê com a Zona Franca de Manaus?”.

Paulo Guedes, que recentemente esteve reunido com a bancada federal do Amazonas, disse que não se mexe na Zona Franca, já que os incentivos fiscais do modelo estão garantidos na Constituição Federal. “Você vai mexer na Zona Franca de Manaus? Não. Mas se os impostos caírem para zero? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus”, argumentou.

Após ser pressionado novamente pelos jornalistas da Globo News, Guedes se chateou. “A Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é, ninguém nunca vai mexer com ela. Agora isso quer dizer que eu não vou simplificar impostos pro Brasil porque se não.. Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado senão não tem vantagem pra Manaus?”, afirmou.

PPB

Na última semana, o Ministério da Economia abriu uma consulta pública para alterar regras no Processo Produtivo Básico (PPB) do Polo de Bens de Informática. A consulta deve se encerrar em menos de dez dias, caso o Ministério não prorrogue o prazo para considerações.

O Governo do Amazonas junto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), demais associações e empresas do setor de componentes e de bens finais buscam chegar a uma pontuação no PPB que não prejudique a produção local.

O senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada do Amazonas, disse que quem está propondo as alterações no PPB está tentando mascarar o que diz a Organização Mundial do Comércio (OMC), que reconheceu a Zona Franca como a única que pode conceder incentivos fiscais.

“O que nós estamos tratando é de pontuação e não tributação. E o que a OMC fala é sobre tributação, IPI. Mas eles estão usando esse argumento nesse primeiro momento pra tentar mascarar um acordo com a Organização Mundial do Comércio. Nós não podemos é permitir que essa pontuação tire a nossa competitividade e com isso a gente perca mais de 25 mil empregos diretos”, disse Omar.

A bancada já se reuniu com Paulo Guedes, com o presidente Jair Bolsonaro e por último com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Até agora, o Amazonas não recebeu nenhuma confirmação oficial sobre os pedidos para que não seja alterado o PPB de Bens de Informática.

 

Reportagem: Laís Motta

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Solange Santos disse:

    O povo do Estado do Amazonas votou nesses merdas, agora terão que aturar. Só essa declaração já irá fazer os investidores desistirem de colocar dinheiro na ZFM. Mesmo que esse bosta não faça nada do que diz, o prejuízo já está dado, na hora mais errada possível. Mas os amazonenses merecem, pois receberam tanto apoio do PT e na hora de votar, votaram no Bozo. Já que votaram em fezes, aguentem o mau cheiro, calados.