Quinta-feira, 21 de junho de 2018

Não convidem Omar e Pauderney para a mesa de Amazonino. Já Eduardo Braga… Confira o panavueiro

Não convidem Omar e Pauderney para a mesa de Amazonino

Não convidem Omar e Pauderney para a mesa de Amazonino, mas o senador Eduardo Braga está aproveitando o vácuo para se aproximar. Veja o panavueiro da política amazonense

A política amazonense pode estar vivendo uma “reviravolta”. O senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) estão estremecidos com o governador Amazonino Mendes. Pauderney, segundo pessoas próximas, acha que viveu melhor dez anos afastado do “Negão” que agora, com ele de volta. Não aceita mais nem dialogar. Omar ainda pode encarar uma conversa, desde que seja uma espécie de rendição do governador. Amazonino teria que aceitar indicá-lo à sucessão. O que implica em renúncia do mandatário. Difícil.

 

Gota d’água

A gota d’água para a zanga de Omar e Pauderney foram várias demissões de aliados deles. Amazonino nem sequer se dignou a ligar avisando. Quando os dois souberam, todos estavam na rua.

 

Eduardo Braga de volta

O senador Eduardo Braga (PMDB) pode estar entrando no vácuo deixado por Omar e Pauderney. Ele tem conversado com Amazonino. O governador já admite que, sem PSD e DEM, precisará muito do PMDB de Braga se for para a reeleição.

 

Tudo na mesma

A máxima que preside os movimentos das lideranças citadas é conhecida. “Vamos mudar tudo, para deixar tudo do mesmo jeito”.

 

Aliado e adversário

Braga foi vice de Amazonino em 1992, quando os dois ganharam a Prefeitura de Manaus. Depois concorreu contra ele, Amazonino, na reeleição para o Governo estadual, em 1998. Em 2002, os dois se entenderam e Amazonino, governador, elegeu Braga sucessor. Quatro anos depois, lá estava Amazonino enfrentando Braga, agora governador, na reeleição. Perdeu.

 

Aliado e adversário (2)

Não é, portanto, nada de mais que Eduardo Braga, adversário na campanha do mandato tampão, seja agora aliado de Amazonino. O Negão, escaldado, parece que só vai oferecer ao aliado-adversário-aliado-adversário e aliado-adversário a reeleição para o Senado. Braga está inclinado a topar.

 

Colo quente

Omar e Pauderney, por essa lógica, estão entregando a máquina estadual no colo de Braga. O senador agradece.

 

Exigências

Uma das exigências de Amazonino para apoiar Braga é dura. Duríssima. Ele quer o controle completo do PMDB no Amazonas. Aí é que a cobra pode fumar.

 

De olho nos ‘novinhos’

Amazonino está “chatiado” com os secretários “novinhos”. Eles parecem ter dificuldade de aceitar a liderança do Negão. Vivem fazendo vídeos nas mídias sociais falando apenas deles e dos seus feitos. Esquecem completamente do governador. Político antigo e completamente careta quanto a isso, Amazonino acha que é obrigação deles entenderem política. As chances dele (e deles) de continuar no poder, pela lógica do Negão, dependem do quanto projetam o chefe. Falando apenas de si passam a impressão de só estarem preocupados consigo. Não vai ser fácil “domesticá-los”. Ainda mais sem ninguém para orientar.

 

Arthur e as prévias

Arthur Virgílio lutou, usou todo o prestígio junto às bases do PSDB, mas, no final, capitulou. Não vai mesmo concorrer às prévias presidenciais tucanas. A dúvida na Prefeitura é se concorrerá a outro cargo ou fica até o fim do mandato. Apostas vão de disputar o Senado a ficar na retaguarda e apoiar Marcos Rotta para o Governo do Estado. Como se vê, escolado, o prefeito de Manaus guarda cartas na manga para se manter no topo das decisões.

 

Rotta pode ser ‘o novo’

Arthur entende, como poucos, a necessidade de preencher os vazios na política. Daí é que surgem as chances de Marcos Rotta. Ele poderia preencher a necessidade do “novo” na disputa da sucessão de Amazonino.

 

Assembleia hostil

A Assembleia Legislativa vota, nesta quarta (21/02), nove vetos do governador Amazonino Mendes. Dizem que o clima dos deputados para com ele está hostil. Se for verdade os vetos serão derrubados. Será a primeira vez, em muitos anos, que isso ocorrerá sem acordo com o chefe. Uma verdadeira revoada. No interior, diante de algo assim, a gente fala: du-vi-dê-ó-dó!!!!

 

David sai dia 8/3

O ex-governador e presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, anuncia dia 8/3 a saída do partido de Omar Aziz. Ele deixa o PSD para se filiar, provavelmente, ao PSB, do também deputado Serafim Corrêa. As conversas estão adiantadas, mas, segundo fonte da coluna, ainda não fecharam 100%.

 

Janela eleitoral

Espera-se muitas mexidas, na janela eleitoral que se abre dia 7 de março e vai até 7 de abril. Dentro desse prazo, parlamentares podem deixar as siglas em que estão hoje sem cometer infidelidade partidária. A infidelidade pode levar à perda do mandato. David Almeida foi impedido por Omar Aziz de concorrer ao mandato tampão. Omar preferiu Amazonino. Agora, senador e presidente da Assembleia têm vários interesses convergentes. Mas David decidiu que vai concorrer ao Governo do Estado. Ou ele ou a ex-deputada federal e ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia.

Veja também

Assaltante rouba investigador de polícia e é morto a tiros no bairro Raiz Foto: Divulgação O investigador da Polícia Civil, identificado como Benayon do 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip), reagiu a um assalto na noite de quarta-feira (20) e matou a tiros um homem até o momento não identificado. O fato aconteceu nas proximidades do semáf...
Lei de Incentivo à Cultura é regulamentada em Manaus Foto: Divulgação A Lei 2.213/17, que concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, foi regulamentada pela Prefeitura de Manaus. O Decreto de Regulamentação 4.096 foi publicado na edição 4385 do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 19/6....
Fato ou Boato? Justiça do AM peita STF e transforma comissários em delegados. Boato. Veja explicação... Fato ou Boato? Justiça do AM peita STF e traz de volta delessários? Boato. Advogado mostra que decisão de juíza amazonense contempla aprovados em concurso de delegado O Governo do Amazonas está obrigado a nomear um grupo de 53 delegados aprovados no concurso de 2001. A d...
Após passar por reparação, Rua da Copa fica com buraco e lama no Vila da Prata. Veja vídeo https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/06/20211637/WhatsApp-Video-2018-06-20-at-18.43.25.mp4 Moradores da Rua Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus, estão indignados com o trabalho prestado por técnicos da empr...
Campanha de Vacinação contra Influenza encerra nesta sexta-feira, com 44 municípios tendo alcançado ... No total, 655.660 pessoas foram vacinadas. Foto: Divulgação A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), alerta para o fim do prazo da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que vai até sexta-feira (22/0...

5 comentários para “Não convidem Omar e Pauderney para a mesa de Amazonino. Já Eduardo Braga… Confira o panavueiro

  1. Edson Renato do nascimento Gonçalves disse:

    Quem assumir a cadeira de governador espero que continua levando os pacientes para fazer tratamento em SãoPaulo. Por que ultimamente o Escritório de representação do governo do estado do Amazonas não está mais fazendo esse tipo de atendimento que era muito útil esse serviço em sp. Era 3 motorista muito educado Edson Renato, Adriano e Márcio? Cadê os motoristas dos pacientes em São Paulo. A

  2. Douglas disse:

    O povo do Amazonas tem a responsabilidade de limpar essa sujeira que são esse nomes, células cancerígenas, que envergonha nosso estado. É hora de dar o troco nesses vendilhões da pátria. Chegou a vez do povo escolher quem realmente quer para o nosso governo. Chega de figuras repetidas, que nojo, acorda Amazonas.

  3. PLÍNIO MENDES#ESTAMOS NA LUTA# disse:

    O que realmente o POVO QUER?… vou resumir ao máximo nesse espaço! O POVO AMAZONENSE, E OS BRASILEIROS NÃO TÊM OPÇÃO DE LUTA. Continuamos, sem direção e sem HORIZONTE. Surgem alguns salvadores da Pátria, que já vimos lá atrás! medíocres e CORRUPTOS ou outros FACISTAS, HOMOFÓBICOS, RACISTAS POR AÍ VAI. Aqui no Amazonas, opções totalmente GENÉRICAS sem cunho político e SOCIAL. Então só nos resta, votar na experiência em alguém que possa melhorar essa LETARGIA POLÍTICA DO NOSSO ESTADO. AMAZONINO, NOVAMENTE VAI SER REELEITO. OS QUE QUEREM ENSAIAR PARA SAIR CANDIDATOS AO GOVERNO, NÃO TÊM CACIFE E SÃO TOTALMENTE PIOR EM GESTÃO PÚBLICA. OUTROS PRÉ CANDIDATOS, ESTÃO PISANDO EM OVOS COM SEUS NOMES OSCILANDO NA LAVA-JATO. AMAZONINO SEM DÚVIDA SERÁ NOVAMENTE, COROADO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS EM 2018. Digo mais! AMAZONINO VAI CONCLUIR SEU MANDATO TAMPÃO COM EXCELÊNCIA. QUEM VIVER VERÁ! ESTAMOS JUNTOS NA LUTA!

  4. Parabéns Marcos Santos, pela sua página panavueiro .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook