‘Viagem pro exterior só quando organizarem Iranduba’

O turismo estourou em Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, após a inauguração da ponte Rio Negro, conforme todo mundo previa. O que ninguém previu é que a falta de planejamento e estruturação nos Municípios de Iranduba e Manacapuru chegaria ao ponto de ameaçar se tornar um fiasco esse estouro da demanda por lazer nessas cidades. Bares, restaurantes, balneários e praias estavam preparados para receber apenas os gatos pingados que se aventuravam pelas famigeradas balsas, responsáveis pela travessia do rio Negro durante várias décadas.

Agora, ponte inaugurada, decepção ameaçando se tornar sistêmica nas três cidades, é hora de tentar recuperar um pouco do tempo perdido.

Soube que, nesse meio tempo, a presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur), Oreni Braga, está participando de um importante encontro de turismo em… Buenos Aires. É claro que o calendário desses eventos é feito com pelo menos um ano de antecedência e a participação dela devia estar agenda há meses. Ocorre que, dada a situação depois da ponte, essa viagem corresponde à do ex-secretário de Segurança Zulmar Pimentel para Israel, no meio do sufoco provocado pela criminalidade em Manaus.

O mínimo que o governador Omar Aziz deve fazer, agora, em nome da imagem de seu Governo, é dar uma ordem do tipo: ” Viagem pro exterior só quando organizarem Iranduba”.

Porque não dá para ficar divulgando o turismo amazonense pelo mundo afora se não temos capacidade de contemplar sequer a demanda de Manaus, dentro da Região Metropolitana da capital.

Iranduba e Mancapuru precisam de parques, museus, hotéis e restaurantes de qualidade. O justo é encostar nos empresários pioneiros, que são donos dos atuais pontos, e emprestar apoio, inclusive de crédito, arquitetônico e de engenharia, para que melhorem seus negócios, adaptando-os ao novo momento. E, depois, procurar levar para aquela área grandes empreendimentos, do tipo cinco estrelas, que também têm demanda reprimida.

Se a gente transformar a repercussão da ponte Rio Negro em problema, então é melhor esquecer essa ideia de querer o turismo como segmento econômico importante do Amazonas. Seria um show de incompetência.

Veja também

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Administrador disse:

    concordo, pela primeira vez atravessei a ponte ontem (no feriado), depois de andar alguns km não encontrei um restaurante decente daquele lado do rio, acabei voltando e gastando o dinheiro em um restaurante de manaus….

  2. Cláudia Barbosa disse:

    Apoiado. Há muito tempo acho que está na hora dessa Oreni Braga pegar o beco da Secretaria de Turismo. A mulher tem uns 500 metros de bilhete de passagem de avião e o que faz pelo Amazonas? Só passeia porque turismo mesmo que é bom, necas. Nosso centro abandonado, museus fechados, feirinha de artesanato no centro de uma pobreza de dar dó, cidade abandonada com camelôs enfeiando o centro e ninguém faz nada. O que um turista faz em Manaus? O governo deveria ter vergona de divulgar a cidade. Primeiro deveria arrumar a casa com descência e só depois sim, sair por ai divulgando. Por enquanto nem os próprios amazonenses têm o que fazer aqui. Que lazer existe em Manaus? Ir para os balneários sem nenhuma infraestrutura? Visitar casas de cultura que não têm cultura nenhuma para mostrar? Gente, se arrumássemos a casa certamente seríamos uma potência turística. Ronaldo e Marcos Santos, botem a boca no trombone tal como fizeram hoje com a Secretaria de Cultura que estão trazendo RDB em Manaus, com seus Festivais de Ópera super mal divulgados e que não atraem nem o próprio povo da cidade…, onde são gastos milhões, jogados na lata de lixo….

  3. Maria Jose disse:

    Concordo. Vamos estruturar, o manauara é carente de lazer, temos uma natureza que é só nossa, devemos aproveitar com responsabilidade.

  4. Caio disse:

    Quer dizer que a AMAZONASTUR tem que limpar a cidade, tirar os camelôs das ruas, abrir museus? Que isso gente. O Turismo depende de muitos setores. A própria prefeitura não promove Manaus, pq nao tem interesse. A AMAZONASTUR promove o Estado, mas nao pode tem poder de retirar os camelôs do centro da cidade. Existe uma secretaria Claudia Barbosa e vc sabe disso, agora colocar a culpa toda na AMAZONASTUR é no mínimo falta de informacão de conhecimento. Sim, Manaus precisa melhor muito, mas pra isso, a prefeitura tem que ajudar, pelo menos ajeitando o centro.

  5. Roberval Almeida disse:

    meus caros amigos,voçes querem ver como as nossas autoridades,se preoculpam com nosso patrimonios turisticos.vejam como esta o mecadão Adolpho Lisboa,cercado de sujeira,pes inchados,drogados,vendedores ambulantes que vendem de tudo até droga,urina,fezes,tudo oque não presta esta por aquelas bandas,o relógio municipal,a praça da matriz,como e que criticam o lado delá se o lado de cá é pior.

  6. RICARDO disse:

    ENQUANTO EXISTIREM PREFEITOS COMO O FIGUEIRA DE MANACAPURU, A CIDADE SÓ TEM A PERDER, COMO É QUE PODE O CARA SER DE UM SEGMENTO POLITICO CHAMADO PV-PARTIDO VERDE E COMANDAR INVASÕES DE TERRAS EM TROCA DE VOTOS PARA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

    ABRAM OS OLHOS MINISTÉRIO PÚBLICO, TRE, E CPAMB.

  7. Marco disse:

    É costumaz que os servidores e gestores que viajam à trabalho para: curso, palestras, congressos,etc..na volta não repassam nenhum tipo de conhecimento para a instituição ou para os colegas.Na verdade a viagem é um passeio custeado pelo erário.Já vi os comentários pós viagens “a trabalho” de funcionárias, principalmente que relatavam compras em Shoppings, passeios a praia (especialmente no Nordeste. aluguel de veículos para lazer.

  8. Anny disse:

    Realmente, nossos governantes estão em falta com o povo.
    Chega a noite em nossa cidade não temos opção alguma de levarmos nossas crianças para um passeio no minimo divertido, a não ser PRAÇA DE ALIMENTAÇÂO, ou um PARQUINHO que você nem sabe se é seguro… Onde estão sendo colocadas todas as verbas do municipio? ainda estão tapando o rombo que o Prefeito anterior deixou, ou já taparam e estão tentando guardar um pouquinho para uma futura campanha? Sinceramente, só quem ver trabalho são os que dependem do Prefeito, recebem uma migalha de vez em quando e o defendem de unhas e dentes. Acordem, nossa cidade e outras tem potencial o bastante para brilhar, mas enquanto ficarem neste puxa encolhe a tendência é essa: Continuar sendo a Princesinha e não a Rainha do Solimões! E cuidado se não perder o Posto de Princesa!
    Vamos Reagir Povo Manacapuruense, vamos pensar desde já quem escolheremos para o novo poder… Razão e não coração!

  9. Adelbran disse:

    Vejo uma grande oportunidade do governo atual fazer substituição na gerencia da AMAZONASTUR, visto que hoje a presindete atual se encontra desgastada pelo tempo de ocupação no cargo. É momento de mudança e o governo atual deve ter a sua propria cara.