A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza a partir de segunda-feira (25), até sexta-feira (29), a Oficina de Necessidades Sociais em Saúde. O objetivo do evento é capacitar os profissionais da área, que irão atuar no Laboratório de Planejamento de Inovações, a ser implantado no estado por meio de uma parceria entre a Susam e o Hospital do Coração de São Paulo (HCor), através do Ministério da Saúde.
O evento será realizado na Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), localizado na Avenida Djalma Batista, 712, Chapada, das 9h às 17h, com intervalo para o almoço. O curso será ministrado pelo gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde (Ligress), do HCor, Armando De Negri Filho.
Entre os assuntos que serão abordados neste curso estão os elementos essenciais para representar as necessidades sociais em saúde da população; a relação entre as necessidades sociais, respostas integrais e o planejamento estratégico; e uma apresentação do desenho geral do projeto de desenvolvimentos dos sistemas regionais em saúde.
A diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes, que está coordenando a implantação do Laboratório no estado, explica que nesta capacitação os participantes irão obter conhecimentos, principalmente, sobre as redes de atenção em saúde e sobre a nova configuração organizacional do sistema de saúde, que são as regionais de saúde. “O papel desse laboratório é fazer o planejamento voltado para a assistência, em cima das necessidades locais, por isso é importante que as pessoas tenham esse conhecimento teórico”.
A diretora explica, ainda, que já foram feitos levantamentos de dados sobre as necessidades de saúde no Amazonas. Os dados serão apresentados nesta oficina e servirão de base para o trabalho no Laboratório. “Apenas para citar um exemplo, nós identificamos que aqui no estado do Amazonas, como em todo o país, os acidentes de trânsito se transformaram em uma questão de saúde pública, pois aparecem como uma das primeiras causas de morte no Estado, e esse é um dado relevante que precisa ser considerado no planejamento em saúde”, disse a diretora.
Serão capacitados nesta oficina técnicos da Susam, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems) e da Comissão Intergestores Regional (CIR).
Deixe um comentário