Wilson elogia David, Fausto Jr vira secretário e Pauderney deputado. Veja vídeo e entenda

Wilson elogia David

Wilson elogia David, no dia em que retirou Marcellus Campelo (esquerda), da supersecretaria Sedurb, deslocando Fausto Jr (direita) da Câmara Federal para lá. Na foto, os dois conversam, em clima de tranquilidade, na confraternização da pasta

O governador Wilson Lima tem se mostrado adepto de um esporte conhecido dos amazonenses, o das cambalhotas políticas. Na última, ontem (27/12), na inauguração do viaduto José Fernandes, discursou: “Sempre estarei ao lado do prefeito David Almeida” (vídeo no fim da coluna). Depois, com a imprensa, o governador soltou a bomba de que o deputado federal Fausto Jr. assumirá a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A medida entrega a vaga para o desafeto recente de Wilson, Pauderney Avelino, demitido após manobras para ficar com o União Brasil (UB) no Estado. Entenda o Panavueiro.

 

Acabou a disputa?

Não é segredo para ninguém que David Almeida e Wilson Lima andaram esbarrando o rompimento. Os dois não eram vistos juntos em atos públicos há meses. Wilson apareceu mais, nesse período, ao lado do presidente da Assembleia, Roberto Cidade, concorrente à vaga de David na Prefeitura. As coisas mudaram, mas a disputa não terminou.

 

Filho de Yara

Fausto Jr. é filho da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins. Que ficará no comando da corte de contas até 2025.

 

Cidade forte

Fausto Jr. é considerado “do grupo mais próximo” de Roberto Cidade. A posse dele na Sedurb reforça o engajamento da máquina estadual, nos limites da legislação eleitoral, na pré-candidatura de Cidade a prefeito. Como Wilson pretende gerir os egos do presidente e do prefeito David Almeida é que continua um mistério.

 

No meio do tiroteio de elogios

Quem acabou levando muitos louros, no meio da troca de elogios de prefeito e governador, foi o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Jr. Ele discursou antes dos dois e ressaltou a rapidez da obra. “Foram nove meses e seis dias. É o viaduto construído em menos tempo em Manaus”, destacou. A obra elimina um gargalo histórico no trânsito, entre a Cidade Nova e o Parque das Laranjeiras.

 

Tem mais

Fausto Jr secretário e Pauderney deputado são mexidas que tiram poder do supersecretário Marcellus Campelo. Ele volta para a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). De lá, administrando com competência o Prosamim, havia construído as bases para assumir a Sedurb.

 

Entendimento político

Marcellus não só “parece” ter aceitado o movimento político do governador. À noite, durante confraternização de fim de ano da Sedurb, teceu planos com Fausto Jr. A foto que ilustra esta coluna mostra os dois, conversando, durante o evento. É uma rara atitude de entendimento político.

 

Pauderney

Pauderney retorna em mais um momento crucial para a Zona Franca de Manaus (ZFM). O pós-Reforma Tributária não é tão favas contadas para o modelo e é sempre bom ter mais um vigilante especialista na Câmara Federal. Amigo próximo do senador Omar Aziz (PSD-AM) e do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o novamente deputado federal sempre entendeu do tema.

 

Pauderney e Wilson

Se Wilson Lima e Pauderney Avelino fumaram o cachimbo da paz? É mais do que evidente. O comando do UD-AM virou uma rocha. Fica nas mãos de Sérgio Litaiff, amigo pessoal, secretário estadual de Governo, coordenador político do governador e presidente estadual da federação partidária.

 

‘Réveillon de todos’

A festa de Réveillon da Ponta Negra começa neste sábado (30/12), com o Réveillon Gospel. Fernanda Brum e Cassiane serão as atrações nacionais. Dia 31/12, na festa da virada, Joelma e Dorgival Dantas serão as atrações nacionais e haverá muitas outras locais.

 

Réveillon no Largo

O Governo do Estado realizará, pela primeira vez, uma festa de Réveillon no Largo de São Sebastião, no Centro. Serão dez horas de programação gratuita, das 8h de 31/12 até 4h de 01/01, com mais de cem artistas, todos locais. É uma concorrência clara, direta, com o Réveillon da Prefeitura, na Ponta Negra? Antes de ontem (27/12), talvez. Após o discurso elogioso do governador para com o prefeito, quem sabe?

 

Veja o vídeo dos discursos de Wilson, David e Renato: 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *