Lula pode ir a Parintins inaugurar linhão de Tucuruí

Lula pode ir a Parintins

Lula pode ir a Parintins, durante a inauguração da energia do Linhão de Tucuruí (foto). O sistema começou a funcionar ontem (15/06)

Parintins, desde ontem (15/06), faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica. A Amazonas Energia começou a retirar de funcionamento os motores da usina termelétrica local. O processo todo, que iniciou com o rebaixamento do Linhão de Tucuruí, estará concluído em breve. A inauguração oficial, no entanto, só ocorrerá no dia 14/07. O senador Omar Aziz, aliado do prefeito Bi Garcia, confirmou a presença do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente Lula também foi convidado e está interessado em participar, mas depende de acertos na agenda presidencial.

 

Lula pode ir a Parintins

Os bumbás Caprichoso e Garantido dão como certa a ida do presidente para o Festival Folclórico, dias 30/06, 1º e 02/07. Mas nada está confirmado.

 

Linhão e UTIs

O prefeito Bi Garcia conseguiu equipar Parintins com as primeiras UTIs do interior, graças à obra do Linhão de Tucuruí. É que ele obteve, junto à construtora, a antecipação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O custeio, que garante remédios e ajuda no pagamento dos funcionários, é feito pelo Governo do Estado. A falta de UTI no interior ceifou muitas vidas, durante a pandemia de Covid-19.

 

Wilson e a mídia nacional

Havia, no ar, a ameaça de que o governador Wilson Lima seria “bombardeado” pela chamada grande mídia ou mídia nacional. Ele deu entrevista à Folha de S. Paulo, em caráter preventivo, defendendo a Zona Franca. Até agora o bombardeio não começou.

 

Doadores de sangue

Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara dos Deputados, desde março, prevê meia entrada para os doadores de sangue. Proposta semelhante também está em curso na Assembleia Legislativa do Amazonas. Nada mais justo.

 

Sharp e Manaus 2000

O Prosamim+ retirou 780 famílias da Comunidade da Sharp e Manaus 2000. Até o fim do ano, as 1.080 famílias que mais sofriam com alagações serão retiradas. O total de residências remanejadas atingirá 2.380, num projeto com duração prevista de seis anos. É um absurdo que se vai.

 

Suframa nas Universidades

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, luta para reduzir a distância entre a autarquia e a sociedade. Ontem (15/06), o próprio Bosco reuniu 200 alunos do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) para explicar a importância do órgão. O projeto “Suframa nas Universidades” promete muita ação, nos próximos meses.

 

Idosos

Violência, maus tratos, abandono contra idosos, no Amazonas, têm 70 denúncias por semana, conforme a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI). As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Boletim de Ocorrência (BO) é na delegacia mais próxima do fato; on-line no site da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br/) ou direto na DECCI (rua do Comércio, 270, Parque Dez).

 

Festival de Parintins

Faltando duas semanas para o Festival Folclórico de Parintins, os bumbás entram na finalização de alegorias gigantes. Os módulos, herdados da genialidade de Simão Assayag, na década de 1990, permitem que estruturas gigantescas entrem, sejam montadas e saiam do Bumbódromo em tempo recorde.

 

Cléber Machado

O narrador esportivo Cléber Machado fez uma revelação e tanto, durante entrevista ao programa “Bola da vez”, da ESPN. Contou que estava na cabine, pronto para narrar a final do basquete feminino (Brasil x EUA), na Olimpíada de Atlanta/1996, quando foi avisado de que Galvão Bueno faria a narração. Foi o dia da histórica medalha de prata da seleção de Paula e Hortência. Teve outra: estava no autódromo de Silverstone, pronto para transmitir o GP da Inglaterra, quando foi informado que Galvão Bueno narraria a prova do estúdio, no Brasil. “Foi o único evento da TV em que o stand by estava no local e o narrador principal no estúdio”, brincou. Coisas dos bastidores da imprensa esportiva. Cléber fez as revelações somente agora porque deixou a Globo, no dia 22/03, este ano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *