Bumbás entram na etapa de finalização das alegorias gigantes do Festival

Bumbás entram na etapa de finalização das alegorias gigantes do Festival

Trabalho nas alegorias entra na reta final

Por Peta Cid

Especial para o portal do Marcos Santos

Parintins (AM) – Há duas semanas para o início da disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido, os trabalhos nos galpões de alegorias entram na etapa de acabamento.

Para os artistas, a reta final de trabalho é um momento de muita adrenalina, pressão e responsabilidade. Nos últimos anos, por causa da quantidade de módulos, uma parte é construída do lado de fora dos galpões de Garantido e Caprichoso.

Mesmo com a exposição das estruturas que vão compor as apresentações, não é possível saber em que momento farão parte do espetáculo. As alegorias guardam segredos que somente serão revelados na arena. Criar expectativa ainda é o ingrediente que torna o espetáculo cada vez mais emocionante.

No Caprichoso, os artistas estão com 80% das alegorias prontas e até o dia 25 é o prazo dado pela diretora para o início do transporte dos módulos para a concentração do Bumbódromo. Hoje, um trecho da rua Barreirinha foi fechado para retirada de alegorias.

“Nós estamos finalizando os trabalhos dentro do que foi planejado, 80% dos trabalhos concluídos, as alegorias estão grandiosas, o boi está maior e mais bonito que 2022 e a nossa expectativa é contribuir para o bicampeonato do Caprichoso”, comemora o artista Makoy Cardoso.

Ele assina em parceria com o artista Ney Meireles uma alegoria de Figura Típica e Exaltação Folclórica. Makoy também assina em duas noites quatro figurinos, Rainha do Folclore, Porta-estandarte, Cunhã-poranga e Pajé.

No azul algumas alegorias chegarão a 30 metros de altura, o bumbá será mais dinâmico e com inovações desde a plasticidade na concepção de alegorias até a utilização das riquezas naturais da região.

Alguns segredos das alegorias serão revelados somente no Bumbódromo

O espetáculo “O Brado do Povo Guerreiro” vai levar para a arena a paixão e a ousadia que são características do azul da Francesa.

Do outro lado da cidade, mergulhados no trabalho de criação, os mestres do Garantido não deixam por menos na produção do passo a passo de cada detalhe que promete encher os olhos dos expectadores.

Toda a frente da Cidade Garantido está ocupada por alegorias. a concepção dos módulos deste ano exigiu um toque mais cuidadoso, detalhes que fazem a diferença no resultado final.

O artista Vandir Santos, 45 anos trabalhando no Garantido, afirma que os trabalhos estão 80% concluídos. “Estou trabalhando a Celebração Folclórica “A Oitava Maravilha”, vai ser aquele momento da tradição da Baixa do São José, contando a história do Garantido”, revela.

A derrota do ano passado mexeu com o ego dos artistas vermelhos que este ano estão empenhados em recuperar o título. O projeto do Garantido “Amor por toda vida” é grandioso, com doze alegorias, quatro em cada noite.

Vandir comenta que a chuva tem atrasado os trabalhos nas alegorias que estão fora do galpão, mas garante que grande parte fica pronta até dia 22 quando está prevista a saída para a concentração.

Segundo o artista, as pendências são naturalmente superadas e que possibilita a condução do trabalho dentro de uma normalidade na etapa de finalização que é pintura e a decoração.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *