União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania juntos para presidente. Entenda o Panavueiro no AM

União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania

União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania, os partidos de Braga (esquerda), Wilson (centro) e Amazonino, estão juntos para Presidente da República

Dirigentes da confederação União Brasil (DEM e PSL), PSDB, MDB e Cidadania emitiram comunicado conjunto, nesta quarta (06/03), afirmando que terão candidato único para presidente do Brasil. A ideia é romper a polarização de Bolsonaro e Lula, além de oferecer uma alternativa ao ex-governador João Dória. O nome mais cotado é da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os três principais candidatos ao governo do Amazonas estão bem no meio dessa confusão. Wilson Lima, candidato à reeleição, é do União Brasil. Amazonino Mendes do Cidadania. E Eduardo Braga do MDB. Veja os desdobramentos no Amazonas.

 

Datas

Dia 14/04, o União Brasil vai oferecer um nome para consenso da frente, que busca a Terceira Via. Dia 18/04, os partidos que integram a frente anunciam o nome escolhido.

 

Sem federação

PSDB, MDB e Cidadania ainda podem integrar a federação União Brasil. O prazo só termina dia 30/04. Mas não o farão porque isso desataria o nó das alianças já feitas nos Estados, especialmente para deputado federal – que é o cargo mais cobiçado pelas cúpulas partidárias. É a partir do número de cadeiras de cada sigla na Câmara Federal que será distribuído o dinheiro do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

 

Amazonas

Há uma definição no Amazonas: Wilson Lima está liberado pela cúpula do União Brasil para apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Isso significa que Amazonino e Braga poderão disputar, com candidaturas próprias, o governo do Amazonas.

 

Reunião Tebet-Leite

Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, reuniu nesta quarta (06/04) com a senadora Simone Tebet, no Senado. Ele renunciou misteriosamente ao governo do Rio Grande do Sul, para se desincompatibilizar, mesmo depois de perder as prévias do PSDB. Os sinais são de que sabia do movimento da Terceira Via e recebeu garantias de que será o vice de Tebet.

 

Nota de Tebet

Simone Tebet emitiu uma nota, sobre o encontro com Eduardo Leite, dizendo que ele é um “grande ativo do PSDB”.

 

Assinaturas de peso

A carta conjunta dos partidos e federação é assinada por todos os presidentes. Luciano Bivar assina pelo União Brasil. Baleia Rossi pelo MDB. Bruno Araújo pelo PSDB. E Roberto Freire pelo Cidadania.

 

Curiosidade

Bruno Araújo, presidente do PSDB, é considerado íntimo do time de João Dória. A assinatura dele no documento da Terceira Via significa que o ex-governador de São Paulo é mesmo carta fora do baralho.

 

Outras forças

Os políticos que integram a coalisão estão trabalhando para atrair outras siglas. É o que demonstra a carta assinada por todos: “Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros”.

 

Veja, abaixo, a íntegra da nota de União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania:

“Brasília, 06 de Abril de 2022

 

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, reunidos hoje em Brasília, reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático.

No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas.

O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília.

Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros.

Luciano Bivar – União Brasil

Baleia Rossi – MDB

Bruno Araújo – PSDB

Roberto Freire – Cidadania”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *