Vaga de Ari Moutinho já tem favorito, entre os juízes aptos a concorrer por merecimento

Vaga de Ari Moutinho

Vaga de Ari Moutinho, que completa 75 anos, idade limite, dia 28 de agosto, já tem favorito. Ficou claro na eleição de Abraham Peixoto e Onilza Gerth (fotos). Foto: Divulgação

A eleição para desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta terça (11/05), deixou claro que arestas estão sendo aparadas. O TJAM vive um momento de paz e harmonia, sob o comando do desembargador Domingos Jorge Chalub. Amainaram os grandes panavueiros internos. A eleição de Abraham Peixoto Campos Filho, por merecimento, estava prevista há tempos. Assim como a entronização pacífica no colegiado, por antiguidade, de Onilza Gerth. O próximo desembargador, de acordo com os bastidores da eleição de hoje, será Cezar Luiz Bandiera. Ele obteve 11 votos hoje, empatado com Mirza Telma e Paulo Furtado, ficando no segundo lugar. “A eleição dele está madura e terá o apoio do grupo onde está o desembargador Pascarelli”, disse uma fonte do portal. Pode cravar.

 

Próxima vaga

A próxima vaga no TJAM, por merecimento, será aberta com a aposentadoria de Ari Moutinho. Ele completa 75 anos no dia 28 de agosto. Vagas por merecimento são disputadas no voto, intercalando com as por antiguidade, que são líquidas e certas – exceto se houver impedimento legal, o que é raríssimo.

 

Concorrentes

Cézar Bandiera, que obteve o voto de Pascarelli já nesta eleição, concorrerá, entre outros, com Mirza Telma de Oliveira Cunha e Rogério José da Costa Vieira. Rogério, titular da 19ª Vara Cível, é filho do desembargador aposentado Lafayette Vieira e irmão do desembargador Lafayette Jr.

 

Enchente

A enchente deste ano já é a sexta maior de todos os tempos. Superou 2014 (29m50), que ocupava a 6ª posição, com os 29m52 atingidos esta terça (11/05). Veja, abaixo, a ordem das 10 maiores enchentes do rio Negro:

1- 2012 – 29m97

2 – 2009 – 29m77

3 – 1953 – 29m69

4 – 2015 – 29m66

5 – 1976 – 29m61

6 – 2021 – 29m52

7 – 2014 – 29m50

8 – 1989 – 29m42

9 – 2019 – 29m42

10- 1922 – 29m35

 

Curiosidades

O “medidor oficial” da régua do porto de Manaus, o Roadway, Valdelino Cavalcante, não ganha nada por esse serviço. Ele é funcionário da administração do porto, entrou como auxiliar e se formou em Engenharia, galgando novos postos.

 

Curiosidades (2)

Em 2012, ano da maior de todas as cheias, Valdelino chegou a anunciar, em entrevista à então rádio CBN Manaus, que o rio Negro chegara à “cota 30”. Foi uma bomba. No dia seguinte, constrangido, disse que havia muito capim perto da régua. E que uma marola pode ter influenciado a medição. Mas a cota oficial ficou em 29m97, que permanece até hoje.

 

Curiosidades (3)

Fica o desafio para as startups de tecnologia: é preciso encontrar um modo de tonar mais segura essa medição. E o Serviço Geológico do Brasil, antiga CPRM, ainda não criou um método oficial de medição em Manaus. Embora o sistema tenha avançado em outros postos, de outros rios, como no Solimões, em Tabatinga, no interior do Amazonas.

 

CPI da Covid-19

O placar da CPI da Covid-19, no Senado Federal, está assim: até aqui muita especulação e nada de concreto. O presidente Omar Aziz (AM) e o relator Renan Calheiros (AL) sabem com o que precisarão lidar. Todos os senadores integrantes do grupo, aliás, sabem muito bem: se começar a perigar para grupos de interesse deles criarão tantos fatos que ficará impossível culpar alguém. Transformarão, em outras palavras, numa “CPI do fim do mundo”.

 

CPI da Covid-19 (2)

A CPI da Covid-19 já tem 521 requerimentos, 22 deles apresentados somente hoje (11/04).

 

Convocações

Há centenas de prefeitos e muitos governadores com pedidos de convocação sobre a mesa de Omar Aziz. O prefeito de Manaus, David Almeida, o governador Wilson Lima e o vice-governador Carlos Almeida estão entre eles.

 

Festival Folclórico de Parintins

O tempo passa, o tempo voa… O Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores tradições amazônicas, está novamente em perigo. Fala-se muito em Terceira Onda da pandemia de coronavírus. E nenhuma autoridade está disposta a autorizar a volta de eventos com grande público. É inimaginável um Bumbódromo novamente lotado, pelo menos por enquanto, como ocorreu nos festivais passados.

 

Festival Folclórico de Parintins (2)

É hora de pensar num formato alternativo, que torne seguras as apresentações dos bumbás, respeitando as vidas perdidas e preservando a tradição. Complicado? Pior é adiar a decisão, com um cenário em que nem as vacinas conseguem afastar o pessimismo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *