Entenda as demissões no governo, as últimas pesquisas para prefeito e movimentos eleitorais

Entenda as demissões no governo

Entenda as demissões no governo. Simone Papaiz (demitida) e Daniela Assayag (a pedido) foram exoneradas do Governo do Amazonas. Fotos: Secom e Reprodução

As demissões que ocorreram no Governo do Estado, assim como os últimos atos do governador Wilson Lima, são movimentos estudados. Simone Papaiz, agora ex-secretária estadual de Saúde, só não foi demitida antes porque perderia privilégios na cadeia. Daniela Assayag, ex-secretária estadual de Comunicação, pediu demissão depois de descoberta a participação do marido na empresa que vendeu os respiradores à empresa que revendeu para o Governo do Estado. Mas tudo isso ocorreu por causa de uma bomba chamada Dayana Mejia. Secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da Susam, ela virou um fio desencapado, após a demissão, em plena pandemia.

 

Delação

Dayana fez delação premiada e entregou um rosário de relações dentro da Susam. Obteve, de saída, o benefício de não entrar no rol dos presos na Operação Sangria. O panavueiro está bem longe de terminar.

 

Wilson assessorado

Cópia do processo (sigiloso) envolvendo a compra de respiradores, responsabilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ), corre solta nos bastidores. O governador Wilson Lima buscou assessoria especializada. Foi assim que decidiu que não se paga mais nada, relativo à pandemia de Covid-19, sem que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) passe uma lupa nos processos.

 

Wilson assessorado (2)

O governador, com as demissões e mais a lupa jurídica nos processos Covid-19 da Susam, procura afastar possibilidades. Diminui, substancialmente, as chances de o ministro Francisco Falcão, relator do processo no STJ, aceitar o pedido de prisão da Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

Papaiz, a fugaz

Simone Papaiz assumiu a Susam no dia 08 de abril. Não completou dois meses no cargo. Veio, assinou a ordem de pagamento do processo de compra dos respiradores, foi presa e demitida.

 

Carla Pollake

Posuda, tranquila e cheia de si. Foi assim que Carla Pollake, a misteriosa especialista em marketing, começou o depoimento na CPI da Saúde. Com tudo transmitido ao vivo, ela acabou tropeçando em um cartão de visitas, onde aparece como “consultora” e usa os timbres do Governo do Estado. Também se surpreendeu quando viu na tela o próprio marido, o psicanalista Inácio Ferreira, falando na primeira pessoa do projeto Anjos da Saúde. “Nenhum de meus familiares recebe nada do Governo do Estado”, afirmou. “Paga passagem, estadia, sustenta o marido e não ganha nada. É santa”, ironizou o deputado Wilker Barreto, após o depoimento.

 

Carla Pollake (2)

Uma coisa intrigou quem viu o depoimento de Carla Pollake: ela insistiu em marcar uma “amizade profunda” com o governador Wilson Lima. Pareceu, sistematicamente, querer encrencá-lo.

 

Pesquisas

Aquela pesquisa, com números relativos à eleição para prefeito, apontando diferença de dez pontos de Amazonino Mendes para David Almeida, foi coletada há 35 dias. Os novos números, mesmo com todas as dúvidas das pesquisas do período pré-eleitoral, apontam diferença bem menor. Amazonino, efetivamente, está na frente. É um candidato de piso alto e teto baixo, isto é, tem números fortes na saída e poucas chances de crescer.

Família Nicolau na disputa

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) é candidatíssimo a prefeito de Manaus. É por causa dessa candidatura que o irmão, vereador Hiram Nicolau, desistiu de concorrer à reeleição. Sequer aceitou substituir o prefeito Arthur Virgílio, em tratamento de saúde na capital paulista. Quer deixar espaço aberto para os demais candidatos à Câmara Municipal de Manaus, sem constranger o irmão. Só um dos partidos, potencial aliado de Ricardo, tem 60 candidatos a vereador.

 

Família Nicolau na disputa (2)

O senador Omar Aziz, líder do PSD no Amazonas, já cedeu a sigla para a candidatura de Ricardo Nicolau. A família trabalha com uma hipótese bem clara: quem for para o 2º Turno com Amazonino é o prefeito de Manaus.

 

Gastos

Tem gente gastando os tubos, antes mesmo de começar a disputa para prefeito. É um tal de contrata pesquisa, chama marqueteiro… Os movimentos não estão passando despercebidos pela Justiça Eleitoral.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *