Vice permitiu fim do impeachment porque Josué Neto não negociava mais com ele. Veja o panavueiro

Vice permitiu fim do impeachment

Vice permitiu fim do impeachment por reabrir diálogo de Josué Neto com o governo. Os dois não se toleram

O vice-governador Carlos Almeida, com sua demissão, facilitou a negociação do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa. Ele e o presidente do Legislativo, Josué Neto, não se toleram e Josué fechou o diálogo. O presidente teria admitido o impeachment por conta dessa birra. “O impedimento já era, agora que o Carlos saiu”, disse um observador do Legislativo.

 

Josué não fala

Josué Neto já avisou, pelas redes sociais, que não vai falar sobre a saída de Carlos Almeida. A assessoria dele já ter dito, a essa altura, que o vice pode ser o maior beneficiado pelo impeachment. É que, segundo especialistas consultados pelo portal, Carlos Almeida reverteria o impedimento nos tribunais superiores.

 

Alvos

Wilson Lima e Carlos Almeida são, ambos, alvos do processo de impeachment iniciado na Assembleia. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam). O presidente da entidade, Mário Viana, estaria entre os que criaram atrito com o vice-governador.

 

Maioria

Wilson Lima teve vários encontros com deputados estaduais. Agindo politicamente, como ainda não havia feito, o governador teria obtido maioria no Legislativo. Há quem diga que, correndo atrás de 13 votos, necessários para barrar o impeachment, já obteve 16.

 

Pandemia no pico ou não?

Teve ampla repercussão a matéria deste portal “Pandemia começa a ser vencida. Veja balanço em hospitais públicos e privados de Manaus”. A equipe ouviu diretores dos grandes hospitais privados, Santa Júlia, Adventista, Samel e Check-Up. Ouviu também os responsáveis pelo Hospital de Campanha Gilberto Novaes, da Prefeitura. Ouviu Susam e FVS. E publicou vídeo de “salas rosas”, como a do SPA do Alvorada, agora vazias.

 

Denis Minev e OMS

O empresário Denys Minev, presidente do Grupo Bemol, que é economista e foi secretário estadual de Planejamento, fez um estudo. Afirma que os infectados em Manaus, a julgar pelos números de mortes obtidos junto aos cartórios, chegou perto de 1 milhão. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em matéria divulgada nesta segunda (18/05), afirma que, mesmo em locais mais atingidos, nem 20% da população tem anticorpos.

 

Mandetta

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à jornalista Leda Nagle, afirma que o coronavírus entrou no Brasil por Manaus. Cita “os ricos” (sic) que viajam mais para Miami (EUA) e os empresários, que têm negócios com a China, por causa da Zona Franca.

 

Mandetta (2)

Mandetta, que agora soltou a língua de vez, dá uma boa notícia para os amazonenses: como Manaus foi a primeira cidade a ser infectada pela pandemia, também será a primeira a sair dela.

 

Cuidado

O perigo, diante do otimismo provocado por essas notícias, é o afrouxamento do isolamento. Isso causaria um novo estouro de infecções, diz estudo da Fapeam/ Ufam. Tem toda razão.

 

Interior

Se forem confirmados todos os prognósticos positivos, de que Manaus passou pelo pico da pandemia, restará atenção redobrada com o interior. É para lá que o coronavírus se dirige. Sem estrutura de saúde, os moradores desses locais, principalmente em comunidades ribeirinhas, estão vulneráveis. É preciso agir preventivamente.

 

Interior (2)

Uma das ações necessárias – e urgentes! – é a criação de “polos de combate” à pandemia. Municípios como Coari, Itacoatiara, Tabatinga, Parintins e Eirunepé precisam receber parte dos respiradores que ficarem ociosos na capital. A partir daí, os hospitais devem receber estrutura mínima de atendimento. Sem contar o abastecimento de medicamentos, dentro dos novos protocolos de combate à Covid-19.

 

Teoria da Conspiração

No começo da pandemia, os inspirados adeptos da Teoria da Conspiração (sempre tem alguém por trás planejando tudo) diziam que os números de infectados estavam sendo exagerados. Seria uma forma de os governos auferirem mais recursos de ajuda federal. Agora, quando o arrefecimento das infecções parece crescente, eles dizem que é crueldade: “São os comerciantes, querendo matar as pessoas para voltar a lucrar”. Vá entender.

 

Teoria da conspiração (2)

Outras Teorias da Conspiração: “Abriram um monte de caixão e descobriram que estavam cheios de pedra” – essa deu até cadeia para quem espalhou. “A vinda do agora ex-ministro da Saúde Nelson Teich ou a chegada ao Ministério do general Eduardo Pazuello são responsáveis pela queda nos números”. “Foi só a Polícia Federal começar a agir que os casos diminuíram”. “Começaram a admitir que a cloroquina mata o vírus e a pandemia diminuiu”. É muita criatividade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *