Sexta-feira, 22 de junho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Reunião de Amazonino com prefeitos revela panavueiro de novas alianças e secretários mais prestigiados. Saiba como

Reunião de Amazonino com prefeitos

Reunião de Amazonino com prefeitos é mais um sinal de que a campanha da sucessão está nas ruas. A composição da mesa também: Da esquerda para a direita Lourenço Braga, Paula Kanzler, Silas Câmara, Amazonino, Bosco Saraiva, Francisco Deodato, José Aparecido e Dermilson Chagas

O governador Amazonino Mendes deu uma demonstração da força da máquina governamental, nesta sexta (09/03), ao reunir 58 prefeitos. Ele acenou com um cabo eleitoral fortíssimo, o asfalto, além da mola propulsora das alianças com prefeitos: dinheiro, pelo menos R$ 300 milhões disponíveis para aplicar nos Municípios. Houve outras demonstrações importantes durante essa reunião, sintomaticamente realizada na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).

 

Silas Câmara

O deputado federal Silas Câmara (PRB), até então um dos mais próximos do senador Omar Aziz (PSD), compôs a mesa. Omar acena como principal adversário de Amazonino na sucessão deste ano. Silas estava falante, propositivo, perfeitamente à vontade com o Negão. Havia até, terminado o encontro, rumores de que ele passou a ser cotado como candidato a vice-governador.

 

Sidney Leite

O deputado estadual Sidney Leite, que já foi o poderoso chefe da Casa Civil de Amazonino, também estava lá. Chegou atrasado, mas foi citado pelo cerimonial. O parlamentar é tio do prefeito de Maués, Júnior Leite, que estava presente. Há quem diga que, deixando o PROS, pode perfilar entre os candidatos pela oposição, mas não parecia.

 

Secretários

Amazonino sentou entre Bosco Saraiva e Silas Câmara. Francisco Deodato, da Susam, Paula Kanzler Soares (SPF), Lourenço Braga (Seduc), Dermilson Chagas (líder na Aleam) e José Aparecido (Sepror) completaram a mesa. Discreto, como sempre, o titular da Sefaz, Alfredo Paez, sentou bem atrás do governador. A posição é estratégica para ele, que tem os números do governo e precisava “assoprar” para o chefe. Há quem veja nessa composição um retrato da importância que Amazonino dá ao secretariado.

 

Disputa pela vice

A disputa está cada vez mais acirrada por quem será o vice na chapa do governador. Bosco Saraiva, o atual, quer continuar. Deodato agora luta mais diretamente pela vaga. Acha que, sendo o mais próximo de Amazonino, já abriu mão uma vez e chegou a hora dele. E, finalmente, Silas Câmara acaba de entrar na briga.

 

Disputa pela vice (2)

Silas leva consigo o background das igrejas Universal e Assembleia de Deus. A igreja do bispo Edir Macedo comanda o partido dele, PRB. A Assembleia é dirigida pelo irmão de Silas, o pastor Jônatas Câmara.

 

Sobrou para os professores

O secretário estadual de Educação, Lourenço Braga, trouxe excelentes notícias para os professores. Vai cumprir a data-base salarial, que é 1º de março. O Governo do Estado deve pagar, pelo menos, o retroativo da inflação do período. Vai promover 3,5 mil professores que se graduaram até 2017. Isso deve representar aumento de até 30% nos salários deles. O anúncio, feito aos prefeitos, tem o condão de buscar reproduzir a notícia entre os mestres no interior.

 

Penitenciárias

Foi confirmado, pelo secretário de Segurança e vice-governador, Bosco Saraiva, que Parintins e Maués terão penitenciárias. Só não deu data para o início da obra.

 

Cirurgias eletivas

Francisco Deodato, da Secretaria Estadual de Saúde, disse que está afinado com os prefeitos. Revelou – o que todos já sabem – que a saúde estava um caos. Disse também que os repasses estaduais às prefeituras, muito atrasados, estão sendo regularizados. Amazonino cobrou dele a volta das cirurgias eletivas nas sedes municipais.

 

Ambulâncias

Amazonino anunciou que os Municípios vão receber novas ambulâncias e viaturas.

 

Prolixos

O governador tentou tornar mais rápida a reunião, pedindo que os prefeitos falassem rapidamente. Dissessem apenas se o problema municipal era infraestrutura, saúde ou educação, por exemplo. A maioria dos prefeitos que tomava a palavra, porém, se perdia em agradecimentos. Ou se empolgava e ia embora, falando dos problemas. Consumiram quase toda a paciência do Negão.

 

Adimplentes e inadimplentes

O levantamento feito pela Sefaz é de que há apenas 15 prefeituras adimplentes, prontas para receber recursos estaduais. Amazonino prometeu que segunda e terça (12 e 13/03) reunirá com esses prefeitos. Eles vão receber o dim-dim de imediato. Amazonino não esconde que precisa liberar tudo até 1º de julho. É o limite estabelecido na legislação eleitoral. Os inadimplentes terão ajuda estadual para tentar resolver as pendências.

 

Efeito Orloff

Havia na TV, há algum tempo, um comercial da vodka Orloff. O sujeito ia tomar uma dose e aparecia outro, do nada, trocando o copo. Quando ele, assustado, tentava perguntar a razão da troca, o “fantasma” dizia: “Eu sou você amanhã”, numa tentativa de induzir o telespectador a preferir a marca. A ideia a transmitir era que a Orloff garantia um dia seguinte sem ressaca.

 

Efeito Orloff (2)

Amazonino está preocupado com o “efeito Orloff”. Não quer ser o José Melo de amanhã. Sabe que o Ministério Público Eleitoral (MPE) está de olho no uso da máquina pública. Não ignora que o antecessor foi cassado pelo uso excessivo dela. E soltou uma pérola na reunião: “Esta reunião é institucional. Não é política. É meu espírito público presente”.

Veja também

Mapeamos os cinco passos que mostram Amazonino candidatíssimo à reeleição. Saiba quais são eles Mapeamos os cinco passos que mostram Amazonino candidatíssimo. Com presidentes de associações da PM, que ameaçam entrar em greve, ele começou com desconfiança (foto) e depois terminou com um sorriso que, embora ainda amarelo, mostra que as coisas avançaram. Foto: Divulgação...
Amazonino anuncia recursos para os municípios em reunião com 58 prefeitos Amazonino Mendes faz selfie com os prefeitos após reunião na Sefaz, nesta sexta-feira. Fotos: Clóvis Miranda/Secom. O governador Amazonino Mendes reuniu 58 prefeitos do Amazonas, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, nesta ...
Brasil marca nos acréscimos e Neymar chora após vitória sofrida contra a Costa Rica Brasil marca nos acréscimos e Neymar chora, desabafando, após marcar o segundo e último gol brasileiro. Ele vem de cirurgia e se queixou de dores no local durante a semana O goleiro Keylor Navas, do Real Madrid, nem precisou de grande atuação para fazer o Brasil sofrer. ...
Prova de concurso da Defensoria do AM será reaplicada em Manaus No dia marcado anteriormente para o certame, envelopes contendo cadernos de provas de quatro salas foram encontrados abertos em um dos locais de prova. Foto: Divulgação A prova objetiva para o concurso de defensores públicos para o Amazonas, será reaplicada neste domingo...
Rapper mineiro Djonga se apresenta em Manaus neste sábado Foto: Divulgação Djonga é autor do álbum "Heresia" eleito pela revista especializada Rolling Stones e pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como o melhor álbum brasileiro 2017 e citado nas principais listas de melhores discos do ano. Sua turnê tem alc...

Um comentário para “Reunião de Amazonino com prefeitos revela panavueiro de novas alianças e secretários mais prestigiados. Saiba como

  1. Sálvio Montenegro. disse:

    Alguém próximo do Governador AMAZONINO MENDES, como amigo, dizer-lhe, que ele já colheu tudo do melhor que o Estado do Amazonas, pôde proporciona-lo, em retribuição ao seu grande tradalho realizado nestes 4 (quatro) Mandatos.
    Daqui pra frente, deve sim, é cuidar da sua biografia histórica, carreada de vitórias.
    Tentar mais um Mandato, poderá correr o risco de não ser bem sucedido, pondo por terra, os louros ganhos. Ass. Sálvio Montenegro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook