Janela partidária, entre 07/03 e 07/04, tem panavueiro de Amazonino, Omar e David, candidatos ao Governo do Estado. Veja quem muda

Janela partidária

Janela partidária é também o primeiro confronto para valer entre os candidatos ao Governo do Amazonas, com Omar (esquerda), Amazonino (centro) e David disputando parlamentares

A janela partidária, aberta desta quarta (07/03) até 7/04, representa o primeiro confronto entre os candidatos ao Governo do Amazonas. É o momento em que parlamentares podem trocar de partido sem cometer infidelidade partidária. Governador Amazonino Mendes (PDT), senador Omar Aziz (PSD) e presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (PSD), são os principais protagonistas. Haverá mudanças de partidos entre deputados estaduais e deputados federais. Todos buscarão abrigo tanto para as próprias candidaturas, quanto fazendo apostas em quem será o futuro governador.

 

Cinco da base de Amazonino mudam

Cinco parlamentares da base política de Amazonino Mendes podem mudar de partido. Belarmino Lins (PROS) já anunciou que seguirá o irmão, deputado federal Átila Lins (PSD), que deve trocar de sigla. Os irmãos Lins têm mais chance de ir para o PDT de Amazonino. Mas Belão pode acabar no PSD, onde o irmão tem chance de ficar. Vicente Lopes e Wanderley Dallas estão a um passo de deixar o PMDB. E o líder do governador, Dermilson Chagas (PEN), deve retornar ao PDT.

 

Sidney Leite pode sair da base

Belão, Dallas, Vicente e Dermilson, mesmo mudando de partido, dificilmente deixarão a base política de Amazonino Mendes. O ex-secretário estadual da Casa Civil Sidney Leite (PROS) é o quinto. Ele anda queixoso e pode fazer uma mudança mais radical, deixando de apoiar o governador.

 

David Almeida no PSB

O ex-governador interino e atual presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, deve mesmo trocar o PSD pelo PSB. Deve ser filiado em Brasília, com as graças do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, reeleito há três dias. O anúncio oficial da mudança, porém, só deve vir em 15 dias.

 

David leva deputados

O que se ouvia nesta terça (06/03), nos corredores da Assembleia, é que David Almeida levará mais deputados com ele para o PSB. Mas ninguém se arrisca a falar nomes.

 

Janela partidária de vereadores

A janela partidária para vereadores só se abre em 2020, ano em que os mandatos nas câmaras municipais serão renovados. Vereador que trocar de sigla para concorrer este ano cometerá infidelidade partidária. A única saída, segundo advogados consultados pelo Portal, é obter uma carta de anuência do partido atual. O que é muito difícil.

 

Senado

Uma pesquisa sem registro oficial, envolvendo a disputa para o Senado, corre à solta nos bastidores da política amazonense. Analisou nomes de Eduardo Braga (PMDB), Rebecca Garcia (PP), Francisco Praciano (PT), Alfredo Nascimento (PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). O resultado? Nem o próprio primeiro colocado acreditou.

 

Amazonino e Sarney lutam pelo PMDB

Amazonino Mendes conta, além do senador Eduardo Braga, com a ajuda de um velho amigo para entrar no PMDB. Trata-se do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP). Os dois têm conversado bastante. Amazonino deve virar presidente regional da sigla.

 

Braga com Temer

O senador Eduardo Braga se avistou nesta terça (06/03) com o presidente Michel Temer. Foi tratar de questões administrativas, em busca de efetivar a aliança com o governador Amazonino, e de eleição.

 

Braga esvaziado

Braga desistiu de concorrer ao Governo e anunciou que buscará a reeleição para o Senado. Na corrida de filiações da janela partidária ele pode perder Vicente Lopes e Wanderley Dallas. O PMDB ficaria, nesse caso, apenas com a deputada Alessandra Campelo na Assembleia. Mas Vicente e Dallas ficam, se Amazonino intervier.

 

Caça às bruxas

O governador do Amazonas se debate entre dois mundos. De um lado, os que o querem moderno, contemporâneo e, sobretudo, viável para a reeleição. De outro, os “aliados tradicionais”. Estes querem um Amazonino rancoroso, perseguindo amigos dos adversários. Defendem até a criação de espécie de milícia, dentro do Governo, para fiscalizar ocupantes de cargos comissionados “infiéis”. Propugnam demissão de quem for amigo de Omar Aziz e David Almeida, por exemplo, dois dos prováveis adversários do governante. O lado negro ainda não venceu, mas só a simples notícia da existência dele está causando uma péssima repercussão. Os tempos são outros.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PLÍNIO MENDES#ESTAMOS JUNTOS NA LUTA# disse:

    Uma coisa é certa, quem têm telhado de vidro que fique muito esperto. Na corrida até chegar na CADEIRA DE GOVERNADOR, VAI TER MUITO CAPIM NA PALHETA. QUEM FOR BOM JOGADOR, ESTRATEGISTA E TER À MÁQUINA NA MÃO 99% PORCENTO DE REELEIÇÃO.