Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Conselho aos governantes e aos pré-candidatos que desejam essa função (saiba quais): os tempos são outros

Conselho aos governantes e aos pré-candidatos

Conselho aos governantes e aos pré-candidatos ao Governo do Amazonas. David (esquerda), Braga, Arthur, Amazonino, Omar e Rebecca estão no páreo

É verdade que conselho se fosse bom seria vendido e não grátis. Vivo disso, de olhar a cena política, avaliar e indicar caminhos. É hora, porém, de compartilhar com o internauta um pouco do que a próxima eleição nos reserva. O ganho é leitura, clic, compartilhamento, reflexão e cobrança dos candidatos, nesse quadro obscuro que avizinhamos.

A primeira grande incógnita do processo é saber se o governador Amazonino Mendes disputa ou não disputa. Outros fatores também vão influenciar e até mexer na aparente polarização atual, Amazonino x David Almeida-Rebecca.

O quadro parece cada vez mais claro. Toda vez que mergulha no Tarumã, faz uma pescaria ou ganha no dominó Amazonino desiste. Quando fustigado pelos adversários e vê a retaguarda desprotegida se não sair, ele renasce, revigora, é candidato.

A outra vertente diz respeito ao prefeito Arthur Virgílio e o senador Omar Aziz.

 

Arthur Virgílio

Arthur vai fustigar o governador Geraldo Alckmin até a exaustão. Mas acaba de levar pernada dele, Alckmin, presidente nacional da sigla, que reduziu a um os cinco debates pré-prévias. Confronto único é tudo ou nada. Todos conhecem a história do lutador, campeão mundial, nocauteado com um único soco por surfista quase leigo dentro do elevador. O prefeito terá que reduzir a própria densidade cultural e política à linguagem dos debates, os insights fulminantes. É difícil para alguém, como ele, acostumado a segurar plateias por horas.

A presença do prefeito de Manaus na campanha no Amazonas vai depender da candidatura dele à Presidência da República. O caminho mais fácil e seguro é que, se inviabilizada a disputa nacional, concorra novamente ao Senado. A não ser que o cavalo passe selado rumo ao Governo do Estado. E o que seria isso? Amazonino, Omar e até Eduardo Braga, unidos, apoiando Arthur Virgílio para governador.

 

Omar Aziz

A candidatura de Omar Aziz ao Governo do Estado é a vertente que esbarra no cavalo selado de Arthur.

Omar convocou os aliados mais próximos. Anunciou a candidatura. Tem uma gama enorme de candidatos a deputado estadual e deputado federal já lançados. Há quem diga que abriu conversação até com David Almeida, que inviabilizou na eleição suplementar. Colocou o bloco na rua, embora tenha pedido reserva e não se pronuncie sobre o tema.

O senador Omar, saindo candidato, mostrará não temer investigações das operações Maus Caminhos, Custo Político e Estado de Emergência. Nem da Lava Jato. Será uma demonstração de coragem e tanto.

 

David Almeida

O presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, não parou um segundo no recesso. Está percorrendo o interior do Estado. Afinou a conversa com a ex-superintendente da Suframa e ex-deputada federal, Rebecca Garcia. Conseguiu uma inédita divisão meio a meio do parlamento estadual. Isso só ocorreu no referendo da indicação de Amazonino, por Gilberto Mestrinho (1983), para prefeito de Manaus.

David é candidatíssimo. Rebecca Garcia idem. Ele sai do PSD, de Omar Aziz, para o PSB, de Serafim Corrêa, na janela eleitoral de março. Ela tem o PP assegurado. Os dois vão decidir a que concorrem na véspera das convenções.

Amazonino, Arthur, Omar e Eduardo Braga têm muita conversa pela frente. Terão que driblar vaidades e encontrar rumo único. David e Rebecca parecem bem afinados. Mas e o conselho? Qual é o conselho?

 

Conselho aos governantes e aos pré-candidatos

Chega de papo. Eleitor não aguenta mais essa história de hoje pode, amanhã não pode mais. Hoje anuncia que será feito e amanhã não faz. Promessa cheira mal. É um instrumento político apodrecido.

O que foi feito no Amazonas, desde que Eduardo Braga construiu a Ponte Phelippe Daou (ex-Ponte Rio Negro) e fez o Prosamim? A Arena da Amazônia? Não é obra estruturante.

Cada dia que a AM-070 (Manaus-Manacapuru) fica parada o amazonense joga caminhões e caminhões de dinheiro no lixo. E ela paralisou desde que Amazonino chegou ao Governo do Estado.

A eleição para o mandato tampão, pós-cassação de Melo, foi uma coisa. A história de “arrumar a casa” funcionou, mesmo com a óbvia função de evitar compromissos mais concretos. Agora é hora de separar o joio do trigo, o papo de Rolando Lero da sinceridade de propósitos.

Obra. Ação. Realização. Estrutura. Melhoria da qualidade de vida no Estado. É isso que se espera do próximo governador do Amazonas.

Veja também

Classe artística participa de encontro sobre Lei Municipal de Incentivo à Cultura Foto: Divulgação Uma reunião de esclarecimentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da capital, com artistas, agentes culturais, empresário...
Duplo homicídio próximo ao Comando Geral da PM, no Petrópolis Foto: Divulgação Aureo Gustavo, de 19 anos, Eduardo Paiva, de 35 anos, foram executados a tiros, na noite desta quinta-feira (19), nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Conforme informações d...
Saiu edital da UFAM com mais de 40 vagas para níveis médio e superior Foto: Arquivo Atenção concurseiros do amazonenses! Foi publicado o edital do concurso da Universidade Federal do Amazonas (Concurso UFAM 2018) nesta quinta-feira (19).  O certame visa o provimento de 42 vagas, 17  para nível médio e 25 para nível superior nos cargos de  ...
Forte odor e couro cabeludo indicam que corpo de turista esteja preso em fenda de caverna no AM Foto: Divulgação CBMAM Após onze dias de buscas, nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que possivelmente a equipe de mergulho tenha encontrado o local onde está preso o corpo da carioca Michelle Moreno, de  22 ano. Ela caiu de uma altura aproximadamente ...
Inpa abre inscrição de processo seletivo de sete cursos de mestrado com 104 vagas disponíveis Foto: Arquivo A Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrição para a seleção de sete cursos de Mestrado. Ao todo estão disponíveis 104 vagas. Os interessados devem ser acessar os editais para saber os detalhes dos certames. O ingr...

4 comentários para “Conselho aos governantes e aos pré-candidatos que desejam essa função (saiba quais): os tempos são outros

  1. Elizeu Silva disse:

    E necessário que o eleitor tome consciência de que nenhum desses velhos políticos viciados administrativamente irão fazer mudanças que tragam benefícios a população que mais precisa, tendo em vista que todos eles já estiveram e ainda estão de posse da caneta e tudo que fazem é em prol das elites. Esperamos que esse povo tenha mais responsabilidade no momento de escolher seus representantes e pare de eleger esses vermes que com seus atos sórdidos praticam verdadeiro genocídio. Sob pena de continuarem reclamando nos corredores apodrecidos dos hospitais públicos e nos portões das escolas com gestores papudos e sínicos “plantados” por políticos de comportamento duvidoso e/ou desvio de conduta.

  2. Renan de Barros Alves disse:

    Enquanto não for possível a candidatura avulsa, ficaremos à mercê da ditadura de partidos. Todo partido no Brasil tem um dono e, o que é pior, o dono é corrupto.

  3. César disse:

    Companheiro Marcos Santos , parabéns pelo seu editorial da política amazonense. Primeiro eu queria falar dos nomes que vc colocou na disputa pelo Palácio do governo, São todos velhos conhecido da política amazonense. Nos amazonenses não temos a cultura de um governante novo, que não sejam as velhas rapousa. Infelizmente temos uma esquerda no Amazonas muito fraca, não tem aquele vigor da esquerda tradicional do Sul e do sudeste do país. Vamos ter que eleger um das velhas rapousa que vc colocou no seu editorial. o Povo do Amazonas é dos povos mas ingrato, esquecido do Brasil. O governo do PT, fez tanto por esse Estado que uns governantes e a população esqueceram tudo, que foi feito na capital é no interior de cada cidade do Amazonas. LUZpara todos. BOLSA FAMÍLIA, ARENA DA AMAZÔNIA, PONTE DO RIO NEGRO , PORTOS EM 90-POR CENTO DO INTERIOR. somos um povo ingrato com o presidente Lula é as presindenta Dilma Rousseff. Foi Dilma Rousseff que em Outubro de 2013, assinou por mas 50 anos a prorrogação da ZONA FRANCA DE MANAUS. não foi Silas Câmara, nem Marcos Rotta, nem Conceição Sampaio e nem o Golpista canalha desse PAUDERNEY Avelino. .enquanto nós 9 Estados do Nordeste o Povo não e tão ingrato como nos amazonense. Lá o nordestino da valor as grandes obras e uns programas sociais do partido dos trabalhadores. PT parabéns Marcos Santos por vc ter dito no seu editorial, mim mostra uma grande obra depois do governo do Eduardo Braga. Braga foi um grande governador porque tinha do seu lado um presidente com a cara do povo mais humilde seja ele da cidade ou do Campo. Hoje vivemos numa sociedade preconceituosa, machista, homofobica é ainda temos que conviver com o presidente golpista ilegítimo, é VAMPIRO SATÂNICO. ESPERAMOS ESSA TURMA DE DEPUTADOS FEDERAL DO AMAZONAS AGORA NAS URNAS EM OUTUBRO PRÓXIMO. BANDOS DE DEPUTADOS FEDERAL GOLPISTA.

  4. Esses velhacos no poder, já mostraram claramente pra quem eles trabalham. 2018 é ano de renovação, ano de buscarmos união de propósito no sentido de renovarmos nosso estado. Não só com propostas, com pessoas que há décadas estão fazendo que nosso lindo e rico estado não faço mais que marcar passo, fazer lama e não avançar, não sair do lugar. Existe um dito popular que reza: “ todo povo tem o governante que merece”. Não creio que alguém em sã consciência queira ficar na mesmice dos governantes dos últimos 30 anos,
    Renovação e trabalho meu povo! meus irmãos amazonenses e paraenses uma vez que temos muitos vizinhos de estado que já se tornaram da família amazonense. O tempo é de mudança e essa mudança tem nome David Almeida/ Rebeca já mostraram pra que vieram… E ele veio como o pequeno David acostumado a lutar e matar ursos e leões! Imagina então; gigantes será fichinha pra ele. Pois o Senhor sempre está adiante dele nas batalhas!!! Avante Amazonas! Que 2018 seja o ano da virada! ?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook