Panavueiro grande: Alfredo na Seplancti. O custeio de Sabino. A queda de José Augusto. Arthur na frente nacional

Panavueiro grande: as novidades da política do Amazonas

Alfredo Paes, cujo prestígio vem crescendo no Governo Amazonino, prestigiou o chefe mesmo nos tempos do ostracismo. Na foto, ele e o filho foram cumprimentá-lo pelo aniversário

Panavueiro grande é quando há muitas frentes se abrindo. A política está fervilhando no Amazonas. O governador Amazonino Mendes acaba de tomar uma série de medidas. A principal delas, a posse de Lourenço Braga na Seduc, já foi anunciada pelo Portal do Marcos Santos. Mas tem outras, não só no campo administrativo, como na política. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, por outro lado, está animado com a frente nacional. Nesta terça (5/12) tem encontro importante em São Paulo. E como fica o custo de Sabino Castelo Branco no hospital Sírio-Libanês, agora que o suplente vai assumir? Tudo isso nesta coluna.

Panavueiro grande na Seplancti

Amazonino Mendes queria extinguir a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti). Os empresários não se conformaram. Estado nenhum vive sem planejamento e a pasta acumula ciência, tecnologia e inovação. Agora, o governador voltou atrás. Sai no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça, que circula amanhã (06/12), a nomeação de Alfredo Paes. Vai acumular as secretarias Estadual de Fazenda (Sefaz) e Seplancti.

 

Fortalecido

Alfredo Paes, que vem se impondo pela organização da Sefaz, está se fortalecendo nas guerras internas do Governo Amazonino. A posse dele na Seplancti silencia adversários. A pasta, por outro lado, está salva da degola.

 

Panavueiro grande (2): José Augusto deixa Seduc e vai para Cetam

O até agora secretário estadual de Educação, José Augusto Neto, assumirá o Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam). Ele foi para a Seduc credenciado pelos pistolões e bom desempenho no Centro de Mídias da pasta. E por que saiu? Porque publicou portaria restringindo a ação de assessores e concentrando poder demais. Deu confusão. E ele caiu.

 

Amazonino quer DEM em 2018

O deputado federal Pauderney Avelino está sendo esperado, quinta (07/12), para conversar com o governador. Amazonino esperar aparar arestas com o parlamentar e evitar problemas que os afastaram no passado. Mostra, com a disposição em conversar, que está mais antenado que nunca em 2018. O DEM, de Pauderney, tem um dos maiores espaços no horário eleitoral gratuito.

 

Arthur nos melhores do ano da IstoÉ

A revista IstoÉ entrega nesta terça (05/12), no Tom Brasil, em São Paulo, o Prêmio Melhores do Ano. Convidou todos os presidenciáveis. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, estará lá. Geraldo Alckmin, João Dória, Jair Bolsonaro, Marina Silva e Luciano Hulk também. Até o presidente Michel Temer, convidado, confirmou presença.

 

Arthur nos melhores do ano da IstoÉ (2)

Arthur vai ter uma conversa muito importante. Tem dito que o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, seria seu vice ideal. Na reunião desta noite, o ministro estará ao lado dele. E tudo indica que irão conversar.

 

Périplo na agenda nacional

Arthur está cheio de compromissos. Quinta estará no BNDES, buscando recursos para a Prefeitura de Manaus. Leva projetos embaixo do braço porque abriu o espaço para apresentá-los no primeiro semestre. Depois, no mesmo dia, palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Sábado estará em Brasília, participando da convenção nacional do PSDB. Quem o tem visto afirma que está animado com a perspectiva nacional.

 

Carlos Souza vice-líder

O deputado federal Carlos Souza está perto de se tornar vice-líder nacional do PSDB. Foi convidado por dois dos candidatos à liderança do partido na Câmara Federal. Ele assumiu o mandato na vaga de Arthur Bisneto, que se tornou chefe da Casa Civil da Prefeitura. E vem ganhando espaço na bancada tucana.

 

Sabino Castelo Branco

Dia 15/12 completa 120 dias de licença médica do deputado federal Sabino Castelo Branco. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas ainda não recobrou os sentidos. A família quer prorrogar a licença e mantê-lo titular do mandato, conforme o Portal do Marcos Santos noticiou.

 

Gedeão Amorim assume

A regra é que o suplente, no caso de Sabino o vereador Gedeão Amorim, assuma o mandato. O Amazonas está há 120 dias com apenas sete representantes na Câmara Federal.

 

Câmara banca tratamento até 31/01/2019

Sabino Castelo Branco e família não precisam se preocupar com o custo do tratamento. A Câmara Federal vai continuar ressarcindo tudo o que for gasto. É que ele só perderia o direito às prerrogativas do mandato se tirasse licença por “interesse particular”. Licença para tratamento de saúde não tira qualquer dos direitos do parlamentar. O erário já pagou, via Câmara, mais de R$ 1,3 milhão do tratamento dele. E vai continuar pagando até o fim do mandato dele, em 31/01/2019. É a data da posse dos deputados federais eleitos em 2018.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *