Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Panavueiro grande: Alfredo na Seplancti. O custeio de Sabino. A queda de José Augusto. Arthur na frente nacional

Panavueiro grande: as novidades da política do Amazonas

Alfredo Paes, cujo prestígio vem crescendo no Governo Amazonino, prestigiou o chefe mesmo nos tempos do ostracismo. Na foto, ele e o filho foram cumprimentá-lo pelo aniversário

Panavueiro grande é quando há muitas frentes se abrindo. A política está fervilhando no Amazonas. O governador Amazonino Mendes acaba de tomar uma série de medidas. A principal delas, a posse de Lourenço Braga na Seduc, já foi anunciada pelo Portal do Marcos Santos. Mas tem outras, não só no campo administrativo, como na política. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, por outro lado, está animado com a frente nacional. Nesta terça (5/12) tem encontro importante em São Paulo. E como fica o custo de Sabino Castelo Branco no hospital Sírio-Libanês, agora que o suplente vai assumir? Tudo isso nesta coluna.

Panavueiro grande na Seplancti

Amazonino Mendes queria extinguir a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti). Os empresários não se conformaram. Estado nenhum vive sem planejamento e a pasta acumula ciência, tecnologia e inovação. Agora, o governador voltou atrás. Sai no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça, que circula amanhã (06/12), a nomeação de Alfredo Paes. Vai acumular as secretarias Estadual de Fazenda (Sefaz) e Seplancti.

 

Fortalecido

Alfredo Paes, que vem se impondo pela organização da Sefaz, está se fortalecendo nas guerras internas do Governo Amazonino. A posse dele na Seplancti silencia adversários. A pasta, por outro lado, está salva da degola.

 

Panavueiro grande (2): José Augusto deixa Seduc e vai para Cetam

O até agora secretário estadual de Educação, José Augusto Neto, assumirá o Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam). Ele foi para a Seduc credenciado pelos pistolões e bom desempenho no Centro de Mídias da pasta. E por que saiu? Porque publicou portaria restringindo a ação de assessores e concentrando poder demais. Deu confusão. E ele caiu.

 

Amazonino quer DEM em 2018

O deputado federal Pauderney Avelino está sendo esperado, quinta (07/12), para conversar com o governador. Amazonino esperar aparar arestas com o parlamentar e evitar problemas que os afastaram no passado. Mostra, com a disposição em conversar, que está mais antenado que nunca em 2018. O DEM, de Pauderney, tem um dos maiores espaços no horário eleitoral gratuito.

 

Arthur nos melhores do ano da IstoÉ

A revista IstoÉ entrega nesta terça (05/12), no Tom Brasil, em São Paulo, o Prêmio Melhores do Ano. Convidou todos os presidenciáveis. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, estará lá. Geraldo Alckmin, João Dória, Jair Bolsonaro, Marina Silva e Luciano Hulk também. Até o presidente Michel Temer, convidado, confirmou presença.

 

Arthur nos melhores do ano da IstoÉ (2)

Arthur vai ter uma conversa muito importante. Tem dito que o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, seria seu vice ideal. Na reunião desta noite, o ministro estará ao lado dele. E tudo indica que irão conversar.

 

Périplo na agenda nacional

Arthur está cheio de compromissos. Quinta estará no BNDES, buscando recursos para a Prefeitura de Manaus. Leva projetos embaixo do braço porque abriu o espaço para apresentá-los no primeiro semestre. Depois, no mesmo dia, palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Sábado estará em Brasília, participando da convenção nacional do PSDB. Quem o tem visto afirma que está animado com a perspectiva nacional.

 

Carlos Souza vice-líder

O deputado federal Carlos Souza está perto de se tornar vice-líder nacional do PSDB. Foi convidado por dois dos candidatos à liderança do partido na Câmara Federal. Ele assumiu o mandato na vaga de Arthur Bisneto, que se tornou chefe da Casa Civil da Prefeitura. E vem ganhando espaço na bancada tucana.

 

Sabino Castelo Branco

Dia 15/12 completa 120 dias de licença médica do deputado federal Sabino Castelo Branco. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas ainda não recobrou os sentidos. A família quer prorrogar a licença e mantê-lo titular do mandato, conforme o Portal do Marcos Santos noticiou.

 

Gedeão Amorim assume

A regra é que o suplente, no caso de Sabino o vereador Gedeão Amorim, assuma o mandato. O Amazonas está há 120 dias com apenas sete representantes na Câmara Federal.

 

Câmara banca tratamento até 31/01/2019

Sabino Castelo Branco e família não precisam se preocupar com o custo do tratamento. A Câmara Federal vai continuar ressarcindo tudo o que for gasto. É que ele só perderia o direito às prerrogativas do mandato se tirasse licença por “interesse particular”. Licença para tratamento de saúde não tira qualquer dos direitos do parlamentar. O erário já pagou, via Câmara, mais de R$ 1,3 milhão do tratamento dele. E vai continuar pagando até o fim do mandato dele, em 31/01/2019. É a data da posse dos deputados federais eleitos em 2018.

Veja também

EXCLUSIVO: Lourenço Braga é o novo titular da Seduc. Nomeação sai no Diário Oficial de hoje. José Au... Lourenço Braga nomeado novo secretário da Seduc Lourenço Braga, ex-reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), é o novo secretário estadual de Educação. A nomeação dele para a Seduc será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (05/12), que circula ...
Falta só Amazonino bater martelo para mudar Seduc. Sidney Leite fica até março. Veja nomes José Augusto dá expediente normal, mas está incomodado com os boatos cada vez mais insistentes sobre sua saída Amazonino Mendes já tem como certa a mudança no comando da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). Tem conversado com várias pessoas, mas...
Eleições 2018: Prazo para requerer voto em trânsito começa hoje (17/07)   O voto em trânsito pode ocorrer somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Foto: Reprodução A partir desta terça-feira (17) até o dia até 23 de agosto, o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito (fora d...
Prefeitura lança livro ‘Planejamento Estratégico Manaus 2030’ O prefeito Arthur Virgílio Neto participou do lançamento do livro “Planejamento Estratégico Manaus 2030”. Foto: Mário Oliveira/Semcom A Prefeitura de Manaus reuniu gestores e membros da comunidade empresarial para o lançamento do livro “Planejamento Estratégico Manaus 2030...
Na festa da Padroeira de Parintins, Braga anuncia que será o relator do orçamento do Ministério das ... “Assim que terminarem as eleições deste ano, volto para o Senado Federal para ser o relator do Orçamento de 2019 do Ministério das Cidades”. A revelação foi feita pelo senador Eduardo Braga, na manhã desta segunda-feira (16/07), durante entrevista a emissoras de rádio em...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook