Detran-AM ilumina metade da ponte no sábado e na segunda cabos, lâmpadas e disjuntores haviam sido roubados

ponte-escuro

A vergonhosa escuridão na ponte Rio Negro persiste

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) se tornou responsável pela ponte Rio Negro. Até o governador José Melo entendeu o absurdo de o monumento ficar às escuras. Sábado (10/12), o presidente do Detran-AM, Leonel Feitosa, garante que a parte entre a estaiada e o lado de Manaus voltou a ser iluminada. Segunda (12/12), os 6 mil metros de cabos, lâmpadas e disjuntores haviam sido roubados. De segunda para esta terça (13/12), o trabalho começou a ser refeito e 2,7 mil metros do mesmo conjunto foram repostos, mas, pela manhã, descobriu-se que foram outra vez roubados. Parece coisa feita? E é. Leonel Feitosa garante que agora está sendo contratada (finalmente!) segurança armada para tomar conta desse patrimônio público.

 

Vandalismo e roubo

Como é que funciona o roubo? Um carro “prega” e para no meio da ponte, ligando o pisca-alerta. Ferramentas são retiradas dos porta-malas para “tirá-lo do prego”. Dois homens ficam cuidando do carro e outros praticam o roubo. Todo mundo passa e acha a movimentação normal. A escuridão também ajuda os ladrões.

 

Vídeo vigilância

Todas as câmeras e demais equipamentos do sistema de vídeo da ponte Rio Negro também foram roubados. Não ficou pedra sobre pedra. Agora, garante Leonel Feitosa, tudo será reposto.

 

Prevaricação

Permitir o roubo continuado constitui prevaricação das autoridades estaduais. Uma coisa é a ação provocada pela falta de consciência dos ladrões. A outra é deixá-los roubar livremente. É hora de ver quem foi responsável pelo prejuízo. E cobrar.

 

Arthur Virgílio e a Odebrecht

Saiu a delação da Odebrecht. Apareceu, do Amazonas, apenas o nome do prefeito Arthur Virgílio, que teria recebido da empresa R$ 300 mil, em 2010, a título de doação, na campanha para o Senado. O dinheiro foi entregue a título de “perspectiva de poder”. Arthur perdeu aquela eleição para Vanessa Grazziotin, que venceria dois anos depois e se tornaria prefeito. Mas afirma que a construtora não fez um centímetro de obra, em nenhuma de suas gestões.

 

Arthur Virgílio e a Odebrecht (2)

Arthur Virgílio, após o vazamento da delação do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, vem sendo atacado duramente. Por que? Porque está em jogo o poder estadual. Se as investigações que envolvem a delação do ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, concluírem pela procedência das acusações de propina, na construção quase bilionária Arena da Amazônia, Arthur seria a bola da vez na sucessão estadual. Foram citados, naquela delação, os ex-governadores e hoje senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. O vale-tudo de 2018 já começou.

 

Novos desembargadores

jomarJomar Ricardo Saunders Fernandes (foto) é o 20º desembargador do Amazonas. Não vai parar por aí. Flávio Pascarelli já planeja chamar o outro nome do Judiciário, desta vez por merecimento. O favorito é o juiz Airton Gentil. Virá a seguir um nome do Ministério Público Estadual (MPE). E aí o atual presidente, Fábio Monteiro, sai na frente, embora disputando com o ex-presidente Francisco Cruz.

 

A volta do papel

Havia sido implantado, no atendimento em saúde estadual, um sistema no qual o paciente recebia uma pulseira indicativa, para os atendentes, do grau de urgência. Várias unidades permitiam que o médico acessasse os resultados de exames num terminal de computador. Isso acabou. O papel está de volta. Pelo visto, Mohamed Moustafa levou a informatização com ele.

 

Violência em Parintins

A violência em Parintins chega a níveis antes inimagináveis. Culminou com o assalto à esposa e filha do presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, em plena rua Paraíba. A menina levou uma coronhada na cabeça. Trata-se da via que passa ao lado do curral do bumbá e do próprio Bumbódromo. Está demais.

 

Coari de novo

coari-salariosQuem pensa que Coari parou de produzir escândalos está enganado. Nesta terça (13/12), como se vê na foto (acima), os funcionários municipais tomaram a frente da Prefeitura em protesto pelos salários atrasados. É um Município rico, completamente devastado pela corrupção.

 

Maués

O prefeito de Maués, Carlos Goes ou Padre Carlos, foi cassado por 11 votos a 4, faltando 20 dias para o encerramento do mandato. Os vereadores entenderam que ele é responsável pelo desvio de R$ 23 milhões da Previdência Municipal. Padre Carlos ficou em terceiro lugar na tentativa de reeleição. O prefeito eleito de Maués é Carlos Roberto de Oliveira Júnior, O Júnior Leite (PROS). Pergunta que não quer calar: os vereadores só viram isso agora?

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Liz Lopes disse:

    Estão invadindo a area do prosamim que o governo do estado deixou por acabar aqui na aparecida. Cada dia aumenta a invasão. Moradores que tem para receber indenizações por terem invadido o terreno ate hoje nao receberam nada.

  2. Alexis Uchôa disse:

    Isso é muinta sacanagem, a polícia militar que toma conta da ponte fazendo todo mundo para e aplica multa não ver isso, mais para aplicação das mesmas ela ver.Ass: Alexis Uchôa.

  3. Bete Olga disse:

    E a PM assalta os motoristas dia e noite na ida e na volta e não vê isso