Omar e Braga têm round decisivo com data limite para filiações partidárias no sábado

O governador Omar Aziz e o senador Eduardo Braga começam a definir, neste sábado, quem vai comandar o processo eleitoral do ano que vem. Braga conseguiu, hoje (03/10), que os deputados estaduais pertencentes ao PMDB, Marcos Rotta, Vicente Lopes, Belarmino Lins e Wanderley Dallas, emitissem nota afirmando que ficam no partido. Omar perdeu o vice-governador José Melo para o PROS. É um momento duro para o governador, caso resolva realmente divergir do senador, ainda mais com a tradição de que a família Lins sempre fica do lado que julga mais forte no pleito. Ou será um sinal de que Omar e Braga caminharão juntos?

Vejamos, então, como ficam os candidatos até agora colocados ou cogitados para o pleito deste ano:

Eduardo Braga – Tem garantia de que o PMDB ficará com ele e isso significa que sua candidatura só depende dele próprio. Está fazendo clara pressão para reduzir a margem de manobra do governador Omar Aziz e, assim, trazê-lo para o seu lado, menos como líder e mais como refém;

José Melo – Deixou o PMDB de Eduardo Braga, no primeiro grande sinal de que realmente é candidato, mas também demonstra que não confia tanto em Omar, de quem busca apoio, porque preferiu ir para o PROS e não ficou no PSD do governador. Deu uma amostra de força ao tirar o deputado estadual Sidney Leite do DEM, de Pauderney Avelino, e trazê-lo para o PROS.

Rebecca Garcia – Tem o PP, que domina no Amazonas, e tudo indica que o prefeito Arthur Virgílio se inclina a apoiá-la. Se tiver também o apoio do governador Omar Aziz se torna, de novo, a grande pedra no sapato do senador Eduardo Braga, agora como candidata e adversária direta.

Hissa Abrahão – Acabou se tornando uma espécie de “âncora” para o prefeito Arthur Virgílio, com quem parece não estar se dando muito bem na Prefeitura. O prefeito pode até achar que tem chance de disputar o Governo do Estado agora, contra Braga, seu maior adversário político dos últimos tempos, mas vai refletir muito antes de entregar a Prefeitura para Hissa. O máximo que o vice-prefeito pode almejar, a essa altura, é sair candidato a vice de Rebecca Garcia.

Arthur Virgílio – O prefeito tem ouvido muito canto de sereia e visto pesquisas mostrando a subida expressiva de sua própria popularidade. A população está vivendo a diferença entre um prefeito Amazonino Mendes que, com problemas de saúde, desistiu da própria reeleição e das ruas, preferindo administrar de casa, para outro que chega aos locais na hora em que os fatos acontecem e toma decisões sem demora. Arthur, porém, deve seguir com o projeto de disputar a própria reeleição e depois sim tentar outro caminho, provavelmente uma disputa do Senado.

Todo esse cenário, dependendo das posições do governador Omar Aziz e do prefeito Arthur Virgílio, pode mudar. Os dois adiam ao máximo uma declaração oficial sobre as eleições do ano que vem, mas, ambos, estão se mexendo nos bastidores.

Veja também

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vicente Coelho disse:

    Nada definido. Todos aguardam se Omar deixa ou nao o governo e quem vai apoiar. Seu apoio e forte e pode decidir a eleicao.