O tsunami que atingiu a popularidade da presidente Dilma Rousseff chegou ao favorito da sucessão de Omar Aziz, o senador Eduardo Braga

Os bastidores da política amazonense fervilham. Os pré-candidatos fazem pesquisa de todo tipo ou se baseiam em outras que, mesmo tendo sido feitas por adversários, acabam circulando e chegando às mãos de todos. O blog teve acesso a números informais, recentes, mostrando que o senador Eduardo Braga, considerado favorito à sucessão do governador Omar Aziz, teria sofrido uma queda brusca em seu índice de intenções de votos. Saiu do Governo do Estado, em janeiro de 2011, com mais de 80% de aprovação, caiu para 53% de intenções de votos no início deste ano e agora teria 38%.

A checagem foi feita no ar, na rádio CBN Manaus. O vice-governador José Melo, quando confrontado com o número de Braga, desconversou: “Tenho viajado muito para o interior”, disse. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, porém, quarta-feira, em entrevista à emissora, não se fez de rogado e disse que “Braga realmente teve uma queda brusca”. Os outros movimentos nas pesquisas foram a subida do vice-prefeito de Manaus, Hissa Abraão, que estaria em torno dos 18% de preferência, e do vice-governador José Melo, que saiu do 1% renitente em que se encontrava para 3%.

Na análise de Arthur, embora ele afirme que não está tendo tempo para pensar em política, Melo crescerá muito se for candidato ocupando o cargo de governador tampão, na saída de Omar Aziz para concorrer ao Senado Federal, em março. Omar, aliás, é o candidato do prefeito de Manaus para senador, na vaga de Alfredo Nascimento. O blog, no entanto, aposta que ainda existe grandes possibilidade de que o governador fique até o fim no cargo.

Outra opinião contundente do prefeito é de que uma chapa formada pela deputada federal Rebecca Garcia (PP) e Hissa teria presença garantida no segundo turno da eleição governamental de 2014. Rebecca ocupa lugar cativo como segunda colocada nesses números informais que estão circulando por aí, sempre em torno dos 23% da preferência do eleitorado, para o Governo do Estado.

O blog está preparando uma surpresa, nos próximos 15 dias, para dirimir essas dúvidas com números. Enquanto você aguarda, ouça abaixo a análise do prefeito Arthur Virgílio sobre o quadro eleitoral:

Veja também

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. claudio souza disse:

    Tá na hora do povo do Amazonas, se rebelar contra os politicos Arrogantes,corruptos,que acham que o povo pode ser comprado com cesta básica e bolsas diversas( Familia, floresta,Etc.) o Povo quer oportunidade de trabalho, e não esmolas.

  2. Paulo Silva disse:

    Pode tirar o cavalinho da chuva pavão! E Eduardo na cabeça! Com toda a mídia comprada! Vai ser de capote!!