O encontro de Braga e Arthur no gabinete do senador em Brasília, sob os olhares de Omar e Vanessa. Será que isso vai dar em ‘chapão’?

O encontro do senador e líder do Governo Dilma, Eduardo Braga, com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, foi tenso e cheio de expectativa. Diplomata e afeito aos “sapos” da política, Arthur ligou para o adversário e ponderou que a defesa da Zona Franca é uma causa comum e os dois teriam que se cruzar, mais cedo ou mais tarde. Derrotado por Braga na eleição para o Senado Federal, em 2010, quando perdeu o mandato, Arthur o venceu, dois anos depois, quando o senador apoiou a candidatura da senadora Vanessa Grazziotin para a Prefeitura de Manaus.

O quadro ficou ainda mais, digamos, heterodoxo, para os padrões da política estadual, se levarmos em conta que a dupla tinha a companhia do governador Omar Aziz, cujas divergências com Braga têm sido cada vez mais evidentes, e da própria Vanessa, que andava tão “amuada” a ponto de não ter destinado nem um centavo das suas emendas parlamentares à Prefeitura de Manaus, no Orçamento da União de 2013.

Os quatro, unidos, marcharam para a sala de reuniões da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e a eles se juntou o até então ausente senador Alfredo Nascimento. Foi assim que todos comemoraram a derrota do destaque do senador Eduardo Suplicy, que cumpriu o didático papel de mostrar que, quando se trata de Zona Franca, não importa se o parlamentar é do PT ou do PSDB – se é de São Paulo está contra o Amazonas –, como bem deixou claro o tucano Aloísio Nunes.

A cobrança da taxa de 12% de ICMS no Amazonas, enquanto nos demais Estados do Norte e os do Nordeste fica em 7% e no Centro-Oeste, Sul e Sudeste vai para 4% ainda está longe, porém, da aprovação final. Vem aí mais uma batalha no plenário do Senado e, depois, no plenário da Câmara Federal. A guerra é longa e não de tiro curto.

A indagação que todos se fazem, neste momento, é sobre a repercussão da união momentânea de Omar, Braga e Arthur, com  Vanessa e Alfredo vindo a tiracolo, na disputa do Governo do Amazonas, em 2013. A formação de um “chapão” barateia a campanha para todos. O problema é que, como sempre acontece quando uma força muito acachapante se une, há o risco de surgir uma força contrária capaz de cativar a simpatia popular.

Garrincha, que o folclore futebolístico não tem na conta dos jogadores mais inteligentes, foi chamado no vestiário pelo técnico da Seleção Brasileira, antes de uma partida contra a União Soviética. “Vai lá, Garrincha, dribla o lateral, vai até a linha de fundo e cruza na cabeça do Vavá que ele faz o gol”, disse o treinador. E Mané: “O senhor já combinou isso aí com os russos?”

Estão pipocando pesquisas mostrando que Braga parte para a eleição com números mais baixos que os de Alfredo Nascimento, derrotado por Omar Aziz, no 2º turno da eleição de 2010, com a maior margem da história amazonense. Há, evidentemente, diferenças claras entre os dois. Enquanto Alfredo só caiu, mesmo no período pré-eleitoral, Braga mostra, ao estender o “tapete vermelho” para o prefeito, como o próprio Arthur descreveu o encontro dos dois, em entrevista à rádio CBN Manaus, que tem uma cintura mais maleável. Surge no horizonte, com uma luz surpreendente, a figura da deputada federal licenciada para a Secretaria Estadual de Governo (Segov), Rebecca Garcia.

Resta saber se, na hora da decisão, os líderes saberão combinar as decisões políticas com os russos. E se viveram o suficiente para aprender que às vezes se ganha perdendo ou se perde ganhando.

Ainda bem que política não é uma ciência exata.

Veja também

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. caboclo disse:

    Marcos, vc acha que Dom Lulone irá abençoar qualquer chapa envolvendo seus afilhados e o Artur Fanfarrão.
    A eleição do Braga ao governo está certa, ainda mais se ele contar com os votos das viúvas do Negão. Não tem adversário pra bater o Braga e o Omar tem que ir pro senado senão ficará sem voz, e ai fica difícil chegar a prefeitura em 2016.

  2. Enola holmes disse:

    Meu caro caboclo, só você acha que Braga está com a eleição ganha. Pode ser teu desejo, mas a realidade é outra… O povo já sabe quem é Braga, sua arrogância, empáfia, suas grosserias, seu enriquecimento ilícito. A máscara dele caiu, tem uma rejeição muito grande, os tempos são outro….a Monarquia já caiu faz tempo. Só esqueceram de avisar p/ ele.

    RESPOSTA:
    Não acho não, Enola. Mas tenho o dever de observar que nada está sendo feito para reverter o favoritismo do ex-governador. Já ouvi até a idéia de que todos devem sair – Rebecca, Melo e Hissa – e quem estiver melhor disputa com o apoio de todos o 2º turno contra Braga. A “Arte da Guerra” explica bem o que acontece com um Exército (mal) dividido. Eleição exige profissionalismo e campanha DEPENDE de sistematização. Como não vejo nada de esforço concentrado nem de planejamento, Enola, temo que, apesar de tudo isso que você falou, Braga volte a ser governador passeando.

    1. Enola holmes disse:

      Caboclo, também é certo que numa guerra, dividi-se os focos p/ confundir o inimigo, para depois reúne-se na hora do embate(eleição) pegando o adversário de salto alto pensando que já venceu, é nessa hora que o tombo da derrota é mais forte, principalmente aos arrogantes como EDUARDO BRAGA.

      1. caboclo disse:

        enola, o eduardo pode ter todos os defeitos, mas a burrice ele não tem e com certeza está analisando todos os possíveis adversários para o governo e convenhamos no atual cenário politico não temos nenhum líder que possa se opor ao eduardo. Os que cercam o Omar todos fazem parte do time do Eduardo e só estão com o governador por que o mesmo encontra-se com a chave do cofre do estado, o prefeito Artur consegue a proeza de em pouco mais de 100 dias já ter uma rejeição bem acentuada e digo isso por que sou do povão, vivo nas feiras e bairros da periferia onde concentra-se a grande massa eleitoral.
        Falo isso não por ser aduardista e sim por está vendo o “buxixo” do povo.
        Então me diga quem seria o melhor nome para comandar o estado? Quem nesse cargo não foi vitima do folclore popular que fala do enriquecimento ilícito, da grosseria, da arrogância e outros adjetivos maléficos.

        1. Enola holmes disse:

          Meu caro caboclo, vc. dizer que é folclore popular a personalidade e o enriquecimento ilícito do Eduardo, é brincadeira!!! poderia escrever aqui páginas de fatos presenciado que comprovaria o carater despresível dele, mas uma coisa vc. Tem razão, ele é inteligente!!! Mas a inteligência pode ser usada p/ o bem ou p/ o mal e infelizmente a inteligência dele é usada p/ enganar e humilhar as pessoas.
          A prepotência dele é tão grande, que ele acha eu, vc.e todos os BARES que aqui vivem, seres inferiores.Não é a toa que ele trouxe de São Paulo os garçons p/ servir o jantar de noivado da filha, porque aqui meu caro,nem os garçons estão à nível de servi-ló.
          Caboclo, fico espantada com a pobreza de espirito de pessoas que tem a oportunidade na vida de ajudar o outro e faz disso o meio p/ acumular fortunas e mais fortunas, que toma garrafas e garrafas de champanhe de $8000,00 reais( cada )no melhor Restaurante do Rio Janeiro, enquanto o povo que o elegeu fica implorando um atendimento em hospitais que simplemente não tem leito, medicação e etc.,que não tem nem água em casa.Fiquei com vergonha das pessoas saberem que aquela pessoa ali foi governador e atual senador do meu estado, de um estado que carece de tudo.
          Se há uma liderança p/ enfrentá-lo? Lideranças existem, talvez ainda estrátegicamente não trabalhadas,e que nem tu caboclo, uma pessoa esclarecida, não está conseguindo perceber, da mesma forma que o Eduardo acreditava que não existiria ninguém que ganhasse dele e de sua candidata Vanessa, junto com Lula e Dilma a prefeitura de Manaus.E convênhamos…ele perdeu feio!

  3. Enola holmes disse:

    Caboclo, não podemos esquecer também, da celebre frase atribuída a Tancredo Neves: “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

  4. Manuel disse:

    Como diria o filósofo Brizola, se todos estão de acordo, é melhor desconfiar!
    Tem muito político junto defendendo essa alíquota de 12%! Eu desconfio que eles querem é fazer outra PONTE!

  5. Paulo Silva disse:

    Concordo com ncaboclo. O Eduardo e um candidato impartível. O Prefeito Pavão já esta amargando uma rejeição tremenda pelo simples fato de até agora só ter usado a retórica. E blá, blá, blá em cima de blá, blá,blá!! O que a população quer e ver um prefeito que cuide da cidade. Ficar falando em radio e discursando como se ainda fosse candidato não da! O Eduardo e o mais preparado! Tem o meu voto e o da minha família. Vamos dar uma surra no Pavão!!

  6. Paulo Silva disse:

    Concordo com o caboclo. O Eduardo e imbativel!!