Omar está perdendo o ‘time’ político e ainda não viu que separação de Braga só não ocorrerá com rendição ao ex-governador

O governador Omar Aziz demitiu, nesta quarta-feira, a diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo. Vai para o lugar dela o ex-vereador Leonel Feitoza. É o desfecho de um longo processo político e os desdobramentos chegam à sucessão do próprio Omar.

Mônica foi nomeada por Eduardo Braga. Dizem (ninguém nunca confirmou oficialmente), que o ex-governador teria pedido a Omar que a mantivesse no cargo. Era, portanto, “da cota” de Braga.

Até aí tudo bem. Faz parte do jogo político. Ninguém pode negar a influência de Braga na reeleição de Omar. Ocorre que Mônica adotou uma postura de “dona do Detran-AM”. Há quem diga que fazia pouco caso das ordens diretas do governador. A gota d’água foi a fiscalização da Lei Seca, que em outros Estados é uma importante arma de marketing para o Governo, como no Rio de Janeiro, e em Manaus se mostra absolutamente flácida.

Omar e Braga, pelo que corre nos bastidores, teriam feito um acordo de que o final do primeiro mandato do governador e o primeiro ano do atual seriam usados para cumprir compromissos de Braga. Entre eles estão os pagamentos de mais de 50% da Ponte Rio Negro – uma bagatela de R$ 600 milhões sobrou para Omar. O Governo do Amazonas fechou 2012 com as mãos amarradas e ainda está lutando para fechar as contas. Basta ver como a Sefaz está aumentando impostos a torto e a direito.

A prática do Governo, o dia-a-dia da administração, afastam cada vez mais os dois líderes. Ninguém consegue governar, precisando implantar métodos, práticas, políticas individuais, com uma “sombra” poderosa como a de Braga. No final do ano passado, uma funcionária de segundo escalão foi ameaçada de demissão por assessora do ex-governador. Tinha cometido o “imperdoável” pecado de deixar de revelar ao “chefe” os bastidores de jantares onde participaram o atual governador e o atual prefeito. Foi demitida. O ato estava no Diário Oficial quando o próprio Omar interveio e sustou tudo, até porque a funcionária estava grávida. Isso é força. Está aí uma demonstração de como a presença do ex-governador é real na atual administração.

Mônica Melo é, portanto, uma peça nessa enorme engrenagem de poder.

Com a nomeação da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) para a Secretaria Estadual de Governo (Segov) e agora a demissão de Mônica, aprofunda-se o fosso Braga-Omar.

O que o governador ainda não percebeu é o risco de que tudo acabe num desfecho catastrófico para ele.

Eduardo Braga se mantém como favorito na disputa eleitoral. Ou é combatido por uma coalização unida, sistemática, num processo planejado e amplo, ou vai chegar a 2014 tão forte que a única saída de Omar será fazer acordo com ele e apoiá-lo na candidatura ao Governo do Estado. E esse apoio soará como rendição.

Todos os movimentos de Omar, até agora, são como os de um boxeador de braços curtos, que jamais consegue atingir o adversário. Leonel Feitoza precisa, entre outras coisas, fazer valer a Lei Seca e acabar com aquele nefasto cemitério de carros dentro do Detran-AM, para começar. Isso depende de apoio do núcleo central do Governo ou tudo vai para a letra morta da política e do marketing.

Rebecca Garcia, por exemplo, foi nomeada para viabilizar a candidatura ao Governo do Estado. Agora já se fala em José Melo como candidato. A secretária estadual de Esporte e Lazer, Alessandra Campelo, que na eleição irá para onde o PCdoB mandar, tem mais assessores de imprensa, fotógrafos e cinegrafistas que os dois juntos. É isso que se chama de “viabilizar candidaturas”?

Veja também

13 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo silva disse:

    Totalmente correta a leitura do atual cenario Marcos. Quero acrescentar que a administração pífia do Artur somada a aproximação de Eduardo com Amazonino e Alfredo , apoiado por Dilma deixa Eduardo Braga praticamente imbativel.

    1. Marcelo Martins disse:

      Prezado Paulo Silva,

      Respeito a sua opinião acima, mais com 2 meses do governo do Prefeito Arthur Neto, não se pode fazer qualquer tipo de avaliação agora, isso é de uma leviandade tremenda, agora sim podemos analisar as ações do Senador Eduardo Braga em que não avançou para o estado do Amazonas juntamente com a sua boneca de cera a Vanessa. Então, deixemos de leviandade e vamos “torcer” pela adm. Arthur Neto que se a mesma estiver mal me posicionarei como fiz com todos os governos e prefeitos independente de terem o meu voto ou nao.

    2. Sergio Oliver disse:

      Boa leitura, lamentável colocação, Marcos ao dizer “rendição”. Foi o pior que vi de você, cidadão. Parece que tudo caminha para o desfecho favorável a Braga. Mas muita água vai rolar. Vamos ver se é mesmo “imbatível”.

    3. Joao da Silva disse:

      Tentando entender o motivo de considerar a Administração Pífia do atual prefeito, para um meio observador cumpre dizer que só se passaram 2 meses, ou seja, não dá pra avaliar e nem avalizar muita coisa.

  2. Joristela disse:

    Há de haver um tempo em que os velhos canceres da política amazonense saiam de vez do cenário e verdadeiramente, possamos ver este Estado abençoado de tantas riquezas, dividir melhor sua arrecardação, para que tire da lama, grande parte da população.!!

  3. Francisco Bezerra disse:

    Marcos, politica é uma ciencia para quem sabe praticar, é um jogo de cachorro grande, em algum momento vai aparecer alguem com novas e diferentes propostas para atender os anseios da população menos favorecidas, até aqui todos os candidatos depois de eleitos, fazem tudo diferente daqui com prometeram em campanha eleitoral. Precisa se dar um basta nesta situação. Ao seu tempo isto vai acontecer, o povo é livre, os recursos tanto do estado quanto do municipio são bastantes e suficientes para atender demanda das necessidades deste povo.
    É observando que se verifica que os recursosdeste entes publico não são bem administrados, quem sabe demonstrado com a devida transparencia. Salvo melhor juizo é este o minha opinião.

  4. Afonso Celso disse:

    Marcos o texto é fortemente amparado por fatos. E contra fatos não há argumentos. Ma eu não vejo o Dudu como imbatível em 2014 não! Não mesmoo! Ele como parlamentar é uma farsa. O q de fato ele dispões é as costas quentes(muito $$$)…Tem bala na agulha negão! Isso pode pesar na hora “H”.

  5. Manoel Andrade disse:

    É Marcos Santos, o distanciamento dos dois principais caciques da politica do nosso Estado, a cada dia se revela mais evidente. Os movimentos principalmente de Omar, recheados de precipitação e amadorismo politico, corroboram para uma ruptura politica com o grupo politico que lhe elegeu em 2010, e por tabela, com o seu principal fiador e padrinho politica que é o Senador Eduardo Braga. Omar, cada dia que passa, parece preparar uma avenida de atropelos e armadilhas, prontas para lhe acertar o próprio pé, e dessa maneira, dar um adeus ao seu futuro politico, principalmente, porque será acusado de ter traído o seu grupo e padrinho politico, e também por embarcar de cabeça no ninho tucano,já que ele resolveu eleger o Artur, como o seu principal aliado para a disputa eleitoral de 2014, com o objetivo de patrocinar uma derrota contra o Eduardo. É esperar pra ver.

  6. moabi disse:

    Marcos vc comentou a lógica,acho que o Governador colocou a pessoa errada no Detran, aí perdeu alguns pontos quando não reparou a CNH do Diretor que seria primeira coisa a ver, parece brincandeira mais é verdade, torço pra que tudo dê certo para nosso estado politicamente,só não vejo o Alfredo nesta jogada politica.

    1. roberto disse:

      a segov tem briga toda hora

  7. Ronald Brito Lameira disse:

    não podemos esquequer que os tempos são outros, acredito na administração ao atual prefeito e seu vice, popularidade se conseque com carisma, diálogo, ética com os recursos públicos, a mentalidade da população de hoje, não é a mesma de dez anos passados, com o desenvolvimento das redes sociais, todos podemos acompanhar o desempenho de nossos representantes, não podemos esquece que toda a popularidade de lula, Dilma, Braga e Omar, conseguiram eleger Vanessa Prefeita, somados a isto, temos a eleição de Renan Calheiros, envolvido em corrupção, isto com o apoio ds bancada amazonense, não esqueçamos que tudo isso está sendo analisado pela população, que saberá se manifestar nas eleiçes. Precisamos de obras, mas do que isso, precisamos de valorizar a educação, os profesores, para que estes se sintam estimulados na profissão, somente somente assim, teremos um Estado desenvolvido.

    1. Sergio Oliver disse:

      Muito boa colocação, Ronaldo Brito. Show!

  8. LENO SILVA CALADO disse:

    Acredito no trabalho do Governador Omar Aziz ,em sua força de vontade política e acredito que está em um caminho certo de realizações , pois se ele se prender ao Governo anterior onde fica sua marca de trabalho , seu carácter , sua vontade de trabalhar por este povo que o elegeu e este Estado que tanto amamos o Amazonas . BOA SORTE GOVERNADOR !