Disque Ordem 161, o nĂºmero que a cidade precisa cultivar para mostrar com quantos paus se faz cidadania

O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) estĂ¡ colocando Ă  disposiĂ§Ă£o da sociedade o nĂºmero 161, Disque Ordem, para receber denĂºncias de absurdos contra a postura pĂºblica na cidade. Foi por ele, por exemplo, que surgiu a denĂºncia do muro que tomou metade da parada de Ă´nibus, na rua CamapuĂ£, bairro Nossa Senhora de FĂ¡tima II, Zona Norte, perto da Eucatur, devidamente demolido, na segunda-feira 20/01.

EstĂ£o por aĂ­, perto da casa de alguĂ©m, inĂºmeros outros casos parecidos. Na avenida Constantinopla, a principal do Campos ElĂ­seos, um poste da iluminaĂ§Ă£o pĂºblica foi cercado – e faz tempo –, sem que nada tenha sido feito.

Foi por esse caminho que o Parque 10, inteiro, deixou de ter o recuo destinado Ă  construĂ§Ă£o de calçadas ou mesmo expansĂ£o das ruas. Idem para o conjunto Eldorado. O resultado Ă© que ambos tĂªm, hoje, apenas vielas, subdimensionadas, pequenas demais para receber a enorme demanda atual de trĂ¡fego e, pior, nĂ£o podem nem sonhar com calçadas, arborizaĂ§Ă£o ou, menos ainda, ciclovias.

Claro que o novo gestor do Implurb, o arquiteto Roberto Moita, cheio de boa vontade, viajado, preparado, atento, nĂ£o pode cair na esparrela de anunciar esse telefone (161), incentivar a populaĂ§Ă£o a usĂ¡-lo e nĂ£o ter estrutura para atendĂª-lo.

Lembro quando, numa campanha publicitĂ¡ria, anunciamos um nĂºmero de disk-remĂ©dio. DistribuĂ­mos milhares de panfletos, entre os arredores da drogaria e nos jornais, promovemos campanhas em rĂ¡dio e TV. O resultado foi uma demanda enorme, com ligações de todos os pontos da cidade, na manhĂ£ do domingo em que o trabalho foi deflagrado. A estrutura nĂ£o estava preparada, apesar dos avisos, e dono, esposa, filhos e funcionĂ¡rios mais antigos tiveram que usar os prĂ³prios carros para atender minimamente Ă s chamadas. Muitos clientes foram perdidos, para sempre, porque quem liga uma vez e nĂ£o Ă© atendido, nunca mais volta a ligar.

A Prefeitura, porĂ©m, pode colocar mais telefonistas para atender Ă  populaĂ§Ă£o, mas nĂ£o tem toda a estrutura para resolver todos os casos de agressĂ£o Ă  postura pĂºblica. Resta Ă  populaĂ§Ă£o o engajamento e o mĂ­nimo de paciĂªncia com quem busca remover esses gargalos, que impedem a qualidade de vida em Manaus.

A cidade precisa de nĂ³s. NĂ£o dĂ¡ para ninguĂ©m faltar a esse compromisso. Disque Ordem. 161. Esse Ă© o nĂºmero.

Veja também

3 comentĂ¡rios

Deixe um comentĂ¡rio

O seu endereço de e-mail nĂ£o serĂ¡ publicado. Campos obrigatĂ³rios sĂ£o marcados com *

  1. renan de barros alves disse:

    Caro Marcos Santos, eu utilizo bastante o 161. O grande problema, no entanto, Ă© que as atendentes exigem o nome da rua e o nĂºmero onde estĂ¡ localizado o problema. Em Manaus, isso Ă© praticamente impossĂ­vel para quem nĂ£o conhece a cidade, pois placas indicativas sĂ£o casos raros. Por exemplo: eu liguei para o 161 e informei que todo dia hĂ¡ uma Kombi parada na esquina da Joaquim Nabuco com a TarumĂ£, onde sevem cafĂ© da manhĂ£ com cadeiras e mesas na calçada e os motoristas imbecis estacionam em fila dupla e atĂ© tripla. Isso Ă© todo dia. Liguei e a moça me perguntou o nĂºmero. Ora, a ocorrĂªncia Ă© na rua, nĂ£o tem nĂºmero. Quando o denunciante nĂ£o sabe o nĂºmero, basta dar o ponto de referĂªncia, como Ă© o caso.
    Em frente Ă  FunerĂ¡ria Almir Neves, em uma floricultura, na mesma Joaquim Nabuco, Ă© a mesma coisa.

  2. Almir Gadelha Passos disse:

    Caro Senhores,
    Estamos com sĂ©rio problema em relaĂ§Ă£o a uma fĂ¡brica de salgados que se instalou na rua que moro:TRAVESSA LAPA QUADRA 09 Nº 10 CONJUNTO CANARANAS I CIDADE NOVA II.
    A devida fabrica infelizmente esta jogando todo tipo de resto de comida na rua trazendo um enorme transtorno para os moradores desta rua
    GostarĂ­amos que foi feito uma visita pelo esta secretaria pois como cidadĂ£o acredito na soluĂ§Ă£o deste problema .

    PROBLEMA: Fica exatamente na mesma rua casa de nª 06 com nome de *SUPER COXINHA*

  3. ThainĂ¡ Santos disse:

    Ligo e a operadora sĂ³ diz nĂ£o foi possĂ­vel completar sua ligaĂ§Ă£o, verifique o nĂºmero Ă© tente novamente, tĂ´ a dias tentando e nada, enquanto isso minha casa se enche de insetos e caramujos africanos por conta do terreno baldio ao lado de casa, sem contar do risco que estamos tendo por conta do entra e sai de traficantes e usuĂ¡rios do meio do mato.