O papel no chão do shopping e o lixo atirado na rua

Um empresário, que não me autorizou a publicar seu nome, observou a limpeza dos pisos dos diversos shoppings da cidade. São quase impecáveis. Um chão de casa bem cuidada. As ruas, por outro lado, são sujas e palco de gente atirando papel, copos descartáveis e até latinhas de cerveja pelas janelas dos carros. Ele viu e todo mundo vê.

Manaus e a maioria das cidades brasileiras são assim.

Por quê? Porque ainda não houve um trabalho que mostre a economia representada pela simples atitude de cada um cuidar do próprio lixo e, a partir daí, portar-se na rua como se porta no interior de um shopping.

Os grandes centros comerciais têm equipes de funcionários passando o pano úmido com detergente. Quando alguém atira lixo no chão, seus acompanhantes o recriminam. As ruas das cidades limpas têm carros que cumprem papel semelhante e, ao mesmo tempo, leis que punem quem suja.

Tem coisa mais ridícula e incivilizada que alguém jogando uma lata de cerveja, ainda pela metade, pela janela do carro? Esses objetos são um perigo real a pedestres e outros veículos.

Manaus precisa de reformas. Se dá para manter limpos os shoppings é claro que dá para limpar as ruas. A cidade ficará melhor, menos doente.

É hora de pensar em coisas assim.

Veja também

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carla disse:

    O povo tem que ser reeducado, tem que tomar vergonha na cara e aprender que lugar de lixo é na lixeira, pelo menos nas poucas que ainda não quebraram.
    Uma cidade para ser limpa e organizado precisa de uma boa gestão e de povo educado.

  2. Rosinaldo Xavier disse:

    – Faça vc mesmo uma experiêcia: Caminhe por qualquer local de Manaus com alguma coisa em suas mãos para ser descartado; não achou nenhum tipo de lixeira? Vc olha para um lado,olha para o outro e “solta” alí mesmo. Depois continua caminhando com a conciência pesada e pensando: “não tenho culpa, não colocam lixeiras e se colocam os vândalos destroem”
    – Falta,sobretudo, um projeto sério de conscientização!

  3. Paulo silva disse:

    O povo e mal educado mesmo! Jogam tudo na rua!

  4. Aylton disse:

    Meu amigo, cada um tem de fazer a sua parte. Se você não encontra uma lixeira na rua, dê um bom exemplo levando o lixo para ser descartado na lixeira de sua casa. Temos sempre que colaborar com o nosso exemplo. As gerações futuras precisam ser ensinadas. As grandes mudanças começam por nós, e em nós!