Apoios, apoiadores, adesões, adesistas e a vontade popular na hora do voto

Criou-se, na atual eleição para a Prefeitura de Manaus, a expectativa quanto ao que farão os candidatos que ficaram no Primeiro Turno. Há derrotados entre eles, mas nem Artur nem Vanessa, certamente, podem abrir mão de qualquer apoio. Jerônimo Maranhão, Luiz Navarro e Herbert Amazonas, cujo desempenho pífio os fez anunciar que não voltarão a disputar cargos majoritários, reuniram 2% dos votos. Pauderney Avelino, respeitado em seu mandato de deputado federal, pode estar vivendo um inverno parecido com o de Artur, em 2006, quando não teve os votos esperados, mas conseguiu marcar projetos, como a ponte sobre o rio Negro, e, agora, deu a volta por cima com a consistente liderança do Primeiro Turno.

Henrique Oliveira foi, sem dúvida, a grande surpresa da primeira etapa da eleição. Sem Sabino Castelo Branco, que divide a mesma faixa de público e o mesmo perfil de programa televisivo, ele estaria no Segundo Turno, ocupando a vaga de Vanessa Grazziotin.

O ex-prefeito Serafim Corrêa, que disputava os primeiros lugares quando o senador Eduardo Braga, o prefeito Amazonino Mendes e s deputada federal Rebecca Garcia estavam na disputa, viu seus votos serem aspirados por Artur Virgílio Neto. E o resultado é que, pela primeira vez nas diversas eleições que disputou como cabeça de chapa, foi parar no quarto lugar. Mas sua liderança se mantém numa faixa respeitável de público, refletida em seus 11 e poucos por cento. Só para se ter ideia, se Artur tivesse obtido mais esses votos teria liquidado a eleição.

Pauderney e Serafim anunciam hoje o apoio a Artur Neto. Coerente. O eleitorado deles já está migrando nessa direção. Henrique e Sabino, que passaram pelo Primeiro Turno inteiro sem qualquer projeto marcante e levaram o eleitor no “papo”, dizem que ainda estĂŁo refletindo. A demora, porĂ©m, dá margem Ă  impressĂŁo de que ambos esperam pela melhor proposta entre os dois finalistas da disputa, inclusive financeira, ou, se já a receberam, nĂŁo lograram a efetivação do pagamento. Eles ouviram, afinal, desde junho, quando as convenções partidárias definiram as candidaturas, as propostas dos sobreviventes. A “análise dos programas de governo” e da postura de cada um foi feita pelos programas eleitorais e nos debates.

O voto Ă© individual e intransferĂ­vel. AlguĂ©m que tente votar no lugar do outro e for flagrado pode ser preso. A Democracia brasileira superou, faz tempo, o realismo fantástico em que uma procuração garantia ao “coronel” os votos de toda a comunidade. Mas, apesar disso, ainda há caciques que se julgam “donos” de votos e os que, efetivamente, conseguem arrebanhar seguidores com lábia, carisma ou mesmo abrindo os cofres abarrotados. Isso vai diminuir cada vez mais. Nunca vai acabar, Ă© fato, embora tenda a ser sufocado pela necessidade de encarar os desafios do desenvolvimento, com propostas coerentes e factĂ­veis.

Sabino e Henrique precisam decidir logo ou até o eleitor deles vai tomar seu próprio rumo.

Veja também

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. correia disse:

    foi bem inteligente da parte do serafim e pauderney,pois poderam obter apoio do artur se eleito for.um para um eventual governo eo outro para mais gargo de deputado em 2014.parabens

  2. Rodrigo disse:

    O apoio de determinados candidatos é supervalorizado. Todos os eleitores com quem eu conversei já começam o segundo turno decididos a votar em um dos dois, Artur ou Vanessa. Se o Henrique decidir baseado na grana, vai se dar mal. Tem que olhar pra onde aqueles que votaram nele querem ir e acompanhá-los, ou acabará perdendo essa importante base eleitoral que conquistou.

  3. OLAVO disse:

    Sou eleitor do Serafim que teve o apoio de Arthur em 2008, então, acredito que na atual composição de segundo turno, nada mais justo agora apoiar o Arthur. Como cidadão de Manaus, espero que Arthur, não mantenha os atuais Secretários da Prefeitura de Manaus na sua Administração, e que logre de sabedoria e paciência para tomar decisões acertadas a frente da Prefeitura.
    Por fim, espero também que o Governo do Estado passe a olhar pra Manaus, da mesma forma que olharia caso a Vanessa fosse eleita. O Imperador Eduardo Braga deve saber que sua briga pelo PODER, atrapalha as pessoas que vivem em Manaus e em algum momento esta cidade lhe dará o troco, haja vista que em 2008 não foi ao segundo turno e agora Vanessa irá passar vergonha.

  4. Caro Marcos Santos. Boa tarde. Temos visto pela telavisĂŁo o desespero da Senadora candidata a prefeita de Manaus, onde a mesma tenta desesperadamente unir Amazonino Mendes a Artur Neto, como se agua e Ăłleo fosse possĂ­vel se unir.
    Todo eleitorado manauara sabe das divergĂŞncias histĂłricas entre os dois e que Artur Ă© um dos poucos polĂ­ticos que mantĂ©m a coerĂŞncia nesse Estado. Peço encarecidamente a Senadora que apresente proposta de governo sĂ©ria e que seja factĂ­vel pois o eleitor já dispĂ´e de meios de comunicação que o torna apto a discernir entre a mentira e a verdade e que ela nĂŁo fique achando que somos burros e idiotas para cair nessa conversa de Amazonino. Se eu fosse o NegĂŁo, eu declarava meu apoio e ela e aĂ­ a candidatura dela afundada de vez………