Curiosidades de uma eleição cheia de rasteiras, mentiras e videogames

Há alguns fatos que não podem passar batidos do leitor do blog, com relação à eleição para a Prefeitura de Manaus. Vamos a eles:

* O governador Omar Aziz optou por um nome do PMDB, o vereador Marcel Alexandre, para vice de Rebecca Garcia. Disse ao PT, que ficaria de fora da chapa, que um vice precisava ter “dinheiro ou voto”. E indagou: “Quem é o vice de vocês?” A versão é do deputado federal Francisco Praciano, em entrevista ao blog. No final, o escolhido para compor a chapa com Vanessa Grazziotin é o ex-secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social Vital Melo. Do PT. Sem voto e sem dinheiro.

 

* Uma carreata com 200 carros foi bater à porta do prefeito Amazonino Mendes, no Tarumã, hoje bem cedo. Eram 10h. A política incendiava e ele ainda estava dormindo. E precisaria, ao acordar, de um tempo para tomar café. Quem será que, desta vez, levou a tapioca e o tucumã?

 

* Rebecca está numa sinuca de bico. Podia cruzar os braços e ficar de fora da eleição. Com Vanessa candidata não vai dar. O primeiro suplente dela é o pai da deputada, Francisco Garcia. Se Vanessa ganhar, Garcia é senador. Foi o que se chama, na linguagem da malandragem, um “giguilife técnico” do senador Eduardo Braga.

 

* Arthur Virgílio questiona na Justiça o mandato que perdeu no Senado para Vanessa Grazziotin. Quiseram os fados que os dois tivessem um segundo round, agora na eleição para prefeito. No primeiro, em 2010, Arthur teve mais votos que Vanessa em Manaus. Bem mais.

 

* Sabino Castelo Branco é candidato para “esquentar” o mandato de deputado federal, assim como Henrique Oliveira. Mas Sabino tem uma outra motivação: como seu mandato na Câmara dos Deputados está sendo questionado na Justiça, ele vai tentar prestar serviços a algum “chefão”, buscando ajuda política para não ficar inelegível.

 

* Em 1989, quando foi candidato a prefeito pela primeira vez, Arthur Virgílio teve o apoio de uma ampla coligação. Nela estava o PCdoB. Enquanto isso, na disputa pelos comandos dos diretórios estudantis da Ufam e nos sindicatos, PT e PCdoB eram adversários ferozes. Agora, Arthur enfrentará o PCdoB e o PT está coligado ao antigo oponente.

Veja também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *