Oportunidade para Omar, chance para Amazonino

O Amazonas está perto de passar pela maior enchente de sua história. Manaus acaba de ser apontada como a cidade com as piores calçadas do Brasil. A calamidade natural e a tragédia para a imagem da cidade exigem medidas profundas, infraestruturais, que talvez transcendam o âmbito das administrações do governador Omar Aziz e do prefeito Amazonino Mendes. Mas, em ambos os casos, há trabalho a ser feito para transformar o limão, ou uma pequena parte dele, em uma limonada.

A cheia cobriu as laterais da cabeça da ponte Rio Negro, no lado de Iranduba, oferecendo um ambiente típico dos criatórios de peixes. Os cardumes, embora ainda em fase de crescimento, estão fazendo a festa para os apaixonados pela pesca. No feriado do 1º de Maio, nesse local, vi pai, mãe e filhos, reunidos em torno da pesca de caniço, divertindo-se, quebrando a rotina, curtindo a novidade. Perto dali, outro grupo pulava n’água, refrescando-se do calor.

Acho que aquelas terras micaram para os possíveis especuladores imobiliários. A cheia afogou a ideia de construir qualquer coisa ali. O Ministério Público Federal, a Marinha e o Ibama logo vão alegar que, ao serem inundadas, as terras passam para o patrimônio da União e não podem sofrer aterro etc.

O governador Omar Aziz poderia, agora, desapropriá-las e, com a devida demarcação das áreas não inundadas, criar um parque de pesca para esse período – que, com alguma inventividade, pode se estender por outros meses do ano.

Quanto ao caso das calçadas, o prefeito Amazonino Mendes tem sim a chance de fazer alguma coisa para marcar seu primeiro mandato cumprido até o fim. Como muitos lembram, Amazonino foi prefeito biônico, nomeado pelo governador Gilberto Mestrinho, entre 1983 e 1985. Teve que se curvar, ao fim de apenas três anos, à decisão federal de realizar as primeiras eleições livres nas capitais brasileiras, em pleno processo de restabelecimento da Democracia. Depois, em 1992, voltou a se eleger para um mandato que iria de 1993 a 1996, mas deixou o cargo em 1994, ano em que se candidatou e venceu a eleição para o segundo mandato de governador. Agora, quando muito provavelmente se candidatará à reeleição, ele não precisa se desincompatibilizar e fica até o fim do ano.

Dito isto, aqui vai a sugestão ao prefeito: construa a calçada entre o Amazonas Shopping e o Millennium Shopping. Lance mão do instituto da “Contribuição de melhorias”, previsto em lei, pela qual os proprietários dos imóveis beneficiados serão obrigados a pagar pela obra.

Dá para fazer um trabalho bonito, com direito àqueles tijolinhos que permitem aos cegos perceberem o caminho a seguir. Quem sabe não se coloca alguma cobertura? Ou um corrimão, para que os deficientes físicos e idosos possam se apoiar? O nivelamento completo, que permita aos cadeirantes transitarem sem problemas, é indispensável.

Essas pequenas coisas ajudam a melhorar a qualidade de vida de uma cidade. Mostram que nem toda vez é preciso lançar mão de R$ 1 bilhão para fazer alguma coisa que preste.

Veja também

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Pereira Sobrinho disse:

    Acho fantástica a idéa. Passo sempre naquele trecho da Djalma Batista, e mesmo ainda como atleta, tenho dificuldade de locomocão com tanta irregularidade nas calçadas. Imagine quem é portador de necessidades especiais ou idosos. Outra coisa Marcos Santos são os vandalos que tomaram conta da cidade. você pinta seu muro e os cara logo colocam suas marcas, com a certeza da impunidade e falta de atuação do poder público. Tinham que pegar esses caras. Se for menor prende o pai dêle e so solta quando limpas a sujeira feita na cidade. Esses desocupados encheram nossa cidade com pichação “E O RAP…3R”. É isso que vamos motrar ao mundo na copa ?

  2. maria jose disse:

    Marcos, faltam pessoas que se comprometam com nossa cidade, Manaus merece melhores administradores, VAMOS ACORDAR povo….
    Em tempo: Cadê a mobilização pelos irmãos ribeirinhos que sofrem com a enchente? se fosse no sul ou sudeste do Brasil, todo dia era noticia nos jornais, televisões etc. com campanhas, ajudas, doaçoes etc.

    Maria José

  3. JANIO MORAES disse:

    Caro Marcos, sua ideia é louvável, mas acho que na atual gestão do “Negão” é utópica.Amazonino diz estar preocupado e focado na sua administração e esquece de realizar obras que de fato são necessárias à população, no caso, as calçadas.Ora, se o prefeito não faz ruas, porque fazer calçadas ? Ele e seus assessores não andam nesses espaços públicos. Esse benefício vai ficar para o próximo. Ah, quero que você fale na rádio CBN: Faz dois meses que a minha mulher fez um exame transvaginal na “Carreta da Mulher” e até agora não recebeu o resultado. Como ela, centenas de usuárias estão na mesma situação. Não adianta fazer o exame e não ter o resultado rápido. Ela já fez um novo (particular) pagou e graças a Deus está tudo bem. Ruim pra quem não pode pagar.Um grande abraço.