Apagão é subdesenvolvimento e falta de cidadania

Cada vez que diretores da Amazonas Energia aparecem em público, falando que o Governo Federal está investindo bilhões e bilhões no abastecimento de Manaus, fica mais clara uma coisa: ou o projeto foi muito mal feito ou o dinheiro foi mal aplicado. Em ambos os casos, o modelo de gestão da Amazonas Energia é posto em xeque. Mate.

Não dá para conviver com leiteiro ou padeiro que não entrega, seguidamente, o leite ou o pão. Nem com açougueiro que vende carne de gato no lugar da de boi. A Amazonas Energia tem a obrigação de evitar problemas técnicos no sistema e não está conseguindo.

Manaus não teve o primeiro apagão no dia 11 de novembro. Todos lembram quando, ainda sob a administração do presidente Lula, Manaus vivia um regime de pisca-pisca insuportável. O presidente veio ao Amazonas; a ministra das Minas e Energia de então, a hoje presidente Dilma Rousseff também. Ambos juraram que o problema seria resolvido “pelos próximos 20 anos”.

Agora, com o apagão de novembro, o ministro das Minas e Energia, Édson Lobão, veio a esta capital anunciar que o problema seria resolvido. E veio o apagão de janeiro. Após isso, a diretoria da empresa instalou comissão especial, convocou os melhores engenheiros dos quadros da holding e… disse que o problema seria solucionado. E vieram os apagões de domingo (18/03) e segunda-feira (19/03).

Isso tem grave repercussão na economia. É como se a gente estivesse conduzindo o barco em águas mansas, todos os tripulantes e passageiros bebendo champanhe, e um temporal repentino o levasse a pique. Os apagões estão afundando a economia amazonense.

Quando isso vai parar?

Veja também

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. thadeu seixas disse:

    Da mesma forma que em outros setores essenciais (saúde, educação, segurança, transporte público,trânsito, justiça, moradia), o Estado brasileiro não consegue suprir a mínima necessidade do cidadão, muito embora cobre e arrecade impostos de 1o. mundo. A saúde é um caos, quem puder que pague um bom plano de saúde; a educação é de 5a categoria, precisamos matricular nossos filhos em escolas particulares caríssimas; segurança?? quem pode contrata segurança particular, cerca elétrica, alarme, mas os pobres somente podem contar com a proteção divina; o transporte público assemelha-se a transporte de gado; no trânsito campeia a ineficácia, a incompetência e a impunidade; e a justiça, somente quem já precisou sabe o martírio que é aguardar anos por uma sentença, que por vezes nem é imparcial. As invasões dão o tom à política governamental para o quesito moradia. O amazonense está próximo de resolver o problema de falta de água: somos líderes na perfuração de poços. Agora nos resta cada um adquirir um grupo gerador pra garantir fornecimento contínuo de energia elétrica. O que fazem com os impostos exorbitantes que pagamos?? E o governo ainda nos acusa de sonegadores!! Deixo o questionamento: quem sonega o que?