Repressão ajuda, mas segurança só melhora com meninos e meninas amparados

Ana Paula Correia Batista, 19 anos, garçonete de uma loja do Studio 5, contratou, por R$ 120, Gilberto Lopes da Silva, o “Minhoca”, 25, para matar a menina Kethlen Viana Corrêa, de apenas 14 anos, por quem o namorado, de 19 anos, a havia trocado. O filho de um amigo de “Minhoca”, 17 anos, quis ver o cadáver, descobriu que a menina estava viva e acabou de matá-la, sufocando-a com uma mangueira d’água.

Diretores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) relatam que se tornam cada vez mais comuns relatos de alunos embriagados, em sala de aula ou nos bares das redondezas, passando mal, obrigando-os a chamar os pais. Estes, por sua vez, denunciam que meninos e meninas sadios e sem jamais ter contato com bebida, passaram a beber ao iniciarem os estudos na instituição.

O YouTube está cheio de relatos de brigas de estudantes, principalmente meninas, após ou antes as aulas. Hoje mesmo, a polícia prendeu uma quadrilha que fez verdadeiro arrastão na cidade, envolvendo de postos de gasolina a motel, formada por seis mulheres e dois homens. A outra quadrilha presa, responsável por assaltos a caixas eletrônicos, é comandada por um rapaz de 25 anos, condenado a cinco anos de prisão, que tem mais de 100 assaltos nas costas, só em Porto Velho.

O que está acontecendo?

O Governo do Amazonas anuncia a compra de 800 viaturas, outro tanto de motos, equipamentos de última geração e contratação de 2,5 mil novos policiais. Isso tudo, indiscutivelmente necessário e urgente, infelizmente, não vai resolver o problema da segurança pública amazonense, se algo urgente não for feito para resgatar valores que estão sendo perdidos na sociedade.

Quando o governador Omar Aziz atira tantos recursos no sistema de segurança pública, com a determinação requerida por todos, talvez acabe desperdiçando balas preciosas se não mirar também na educação formal, na ação social, no trabalho das igrejas Católica e Evangélica.

Ana Paula, Minhoca (25 anos) e Sammy, acusados de matar uma menina de 14 anos

A bela Ana Paula Correia Batista (veja a foto dela, acima, ao lado dos dois acusados de terem-na ajudado a matar a menina de 14 anos) não transformou “Minhoca”, e os demais acusados de a terem ajudado, em assassinos, de uma hora para outra. O ambiente onde ela vive, certamente, propiciou que tivesse contato com essa realidade criminosa e dali retirasse a ideia da cruel contratação da morte da rival.

É aí o ponto onde a sociedade interessada no bem deve interferir, para evitar que o mal se torne banal em mentes tão jovens. É esse o cerne da questão. É o alvo.

Veja também

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maria Jose disse:

    Bom dia,

    Uma pena mesmo, que desperdicio de juventude e de vontade em viver a vida de uma maneira sadia e em paz.

    Triste, muito triste;

    Juventude vamos acordar para o futuro!!!

  2. ARROCHADO disse:

    OS PAIS TEM MUITO A VER COM AS COISAS RUINS QUE ESTÃO ACONTECENDO NO PAÍS. A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO TEM CONDIÇÕES , DE COLOCAR FILHO NO MUNDO. ISSO VALE PARA RICOS E POBRES. QUER VER? PROCUREM SABER QUEM SÃO ESSES ADOLESCENTES. COM CERTEZA JA COLOCARAM IRRESPONSAVELMENTE TAMBEM , FILHO NO MUNDO. ELES (OS ADOLESCENTES) TAMBEM VIERAM AO MUNDO , POR QUE ALGUM IRRESPONSAVEL OS COLOCOU. AÍ O PROBLEMA VIROU BOLA DE NEVE. TEM GENTE QUE , NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRA, PSICOLÓGICA E EDUCACIONAL , DE COLOCAR UMA CRIANÇA NO MUNDO. POR ISSO ACHO QUE AS LEIS TEM QUE SER MAIS RÍGIDAS. HOJE TUDO É INVERSO. SABE PORQUE AS FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE NOSSA CIDADE QUE ERAM NUMEROSAS ,OS FILHOS TINHAM EDUCAÇÃO , BOM COMPORTAMENTO E NÃO SE DESVIAVAM DOS BONS COSTUMES? 1- O FILHO ESTUDAVA E TRABALHAVA , INDEPENDENTE DE IDADE. 2 O CASAL TINHA RESPONSABILIDADE , QUANDO COLOCAVAM UM FILHO NO MUNDO. 3-ERA COMUM SE VER AOS DOMINGOS OS CASAIS , EM DIREÇÃO A UMA IGREJA , FOSSE EVANGÉLICA OU CATÓLICA , LEVANDO OS FILHOS, PARA COMEÇAR DESDE CEDO , A TER A CONSCIENCIA DE QUE ACIMA DE TUDO E DE TODOS ; TEMOS DEUS. OS PAIS , ENSINAVAM AOS FILHOS , QUE : TRAZER 1 CENTAVO A MAIS DA TABERNA, TINHA QUE SER DEVOLVIDO. PULAR O QUINTAL DO VISINHO PARA PEGAR FRUTA , ERA ROUBO. ENSINAVAM OS MAIS NOVOS A RESPEITAR O IRMÃO MAIS VELHO. MUITAS VEZES ATE TOMAR BENÇÃO DO AMIGO VISINHO. OS PAIS PASSAVAM PARA O FILHO, DESDE CEDO QUE , A POLÍCIA PRENDIA QUEM FIZESSE ALGUM MAU. HOJE TUDO É O CONTRÁRIO, PELA IRRESPONSABILIDADE DO PROPRIO SER HUMANO. POR ISSO SOU A FAVOR DA RIGIDEZ DA LEI. COLOCOU FILHO NO MUNDO , PRA PEDIR NOS SEMÁFOROS , SEM EDUCAÇÃO ETC… MANDA BUSCAR O IRRESPONSAVEL ( O CASAL ) QUE O COLOCOU NO MUNDO , E RESPONSABILIZA-LO COM DETERNÇÃO. TUDO NESSE PAÍS PODE EM NOME DA LIBERDADE, QUE CONFUNDEM COM LIBERTINAGEM. O MIN. DA JUSTIÇA , DEVIA VIGIAR MAIS A PROGRAMAÇÃO DAS TVS , PRINCIPALMENTE ESSA TAL REDE GLOBO “FABRICA DE PROSTITUIÇÃO”. VOCE PODE TA PERGUNTANDO O QUE TEM A VER? AS MAZELAS COMO: PROSTITUIÇÃO ,FILHOS CONTRA O PAI. CRIANÇA DESDE CEDO JA QUERENDO FAZER SEXO É FRUTO DO QUE É VISTO NA TV. E DEPOIS AOS DOMINGOS NA TV , ME VEM OS FAUTÕES DA VIDA , FALAR DE FAMÍLIA JUNTO COM ATRIZES , ATORES, QUANDO DURANTE A SEMANA QUE SE PASSOU OS MESMOS ESTVAVAM NA CAMA SE COMENDO E AINDA TEM A CARA DE PAU , DE DIZER QUE É UM TRABALHO. AÍ É DEMAIS PRA MINHA CABEÇA. A BÍBLIA DIZ : SE QUE SE QUEIXA O HOMEM, SE NÃO DOS SEUS PROPRIOS PECADOS. DEUS FARÁ COM ESSA TERRA COMBALIDA , O QUE FEZ COM SODOMA E GOMORRA; É SO ESPERAR