Wilson Lima no STJ, entenda a situação. Coluna atualiza o panavueiro

Wilson Lima no STJ

Wilson Lima no STJ escapou do processo por transporte dos respiradores, mas ainda responde pela compra dos mesmos, durante a pandemia. Na foto, a leitura da mensagem anual, prometendo ênfase na saúde. Foto: Alex Pazuello/Secom

O governador Wilson Lima acaba de obter expressiva vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A denúncia de que houve crime na contratação do transporte de respiradores, durante a pandemia, foi recusada em turma especial, nesta quarta (05/02). A denúncia é do Ministério Público Federal (MPF), com base no Inquérito 1746/ STJ, da Polícia Federal (PF). Caso houvesse aceitação, aí sim, o inquérito se tornaria processo. Há certa confusão com a Ação Penal 993/ STJ, que se refere à compra dos respiradores. Esta, o ministro-relator, Francisco Falcão, declarou que está “conclusa para julgamento”, desde 28 de outubro de 2024.

 

Recurso

O MPF ainda pode recorrer, pelo menos em embargos declaratórios, tentando fazer o STF receber a denúncia pelo transporte dos respiradores. Mas ficou difícil a decisão sofrer mudança.

 

Jurisdiquês

“Concluso para julgamento”, referente à Ação Penal 933/ STJ, significa, em tradução livre do jurisdiquês, que cabe ao presidente da corte, ministro Herman Benjamin, colocar em pauta o julgamento. Isso pode ocorrer a qualquer momento.

 

Atualizações

Seguem notas para atualizar o noticiário. Aquela coisa de que o ano só começa em fevereiro e que ninguém se liga muito nas notícias.

 

David, casado

O prefeito David Almeida casou, no civil, dia 29/10. No religioso, as bodas foram seguidas de cerimônia concorrida no Diamond, para convidados, dia 08/12. Agora, oficialmente, Izabelle Fontenelle é a primeira-dama de Manaus.

 

Grupo Simões deixa Coca-Cola

Se você só agora notou o nome Grupo Solar, nos carros de distribuição da Coca-Cola, é porque não atentou ao noticiário. O Grupo Simões não é mais o fabricante de Coca-Cola do Norte do Brasil, como fazia desde 1970. O negócio foi vendido para o Grupo Solar, que já dominava Nordeste e Centro-Oeste. A venda ocorreu em 2021 e a incorporação se deu em 2022.

 

Solar Coca-Cola

O Grupo Solar, em 1977, adquiriu a primeira operação da Coca-Cola, no Mato Grosso, sob a direção de Luiz Carlos Lomba de Mello. Por outro lado, em 1980, o Grupo Calila adquiriu a concessão do Ceará. Hoje, os dois grupos se uniram em joint venture com The Coca-Cola Company, formando a Solar Coca-Cola.

 

Grupo Calila

O Grupo Calila pertence ao terceiro proprietário do Solar Coca-Cola, Tasso Jereissati, ex-governador do Ceará e ex-senador.

 

Supermercados DB e Grupo Mateus

São fortes os rumores de que o Supermercado DB pode ser vendido para o poderoso Grupo Mateus, quarta maior rede varejista do País. Mas ninguém confirma. Sidney Pedrosa, CEO do DB, vendeu a mansão do lago do Tarumã para um big shot da política e estaria vivendo mais no Rio de Janeiro.

 

DB expande

O DB, no entanto, com a abertura do Hipermercado da Torquato Tapajós, chegou a 31 estabelecimentos. São 26 em Manaus (AM) e os demais em Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). O Grupo DB completou, em 2024, 42 anos de história.

Roberto Cidade 3

O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) assumiu, segunda-feira (03/01), o terceiro mandato consecutivo de presidente da Assembleia Legislativa. Está no cargo desde 2021 e vai até 2026.

 

Caio André na Cultura

Caio André, ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus, que não conseguiu se reeleger, é agora o secretário estadual de Cultura. Houve corrida pela pasta. A expectativa era pela volta de Marcos Apolo, que deixou o cargo por conta da “bronca dos aloprados”, em Parintins, na eleição do ano passado. Houve protestos de artistas, mas o governador Wilson Lima bateu o martelo.

 

Caio André na Cultura (2)

Caio tem dois desafios na SEC: jogar água nos protestos contra a própria nomeação e resolver a bronca do Carnaval. Que bronca? O desfile do Grupo Especial está marcado para o dia 1º de março, Sábado Gordo. As escolas se queixam de que não receberam o devido apoio financeiro.

 

Greve dos fiscais

A Zona Franca, que acaba de sair da vazante histórica de 2024, tem 75 mil remessas de importação e/ou exportação parados no porto de Manaus. É que os fiscais da Receita Federal cruzaram os braços há dois meses. Empresários e parlamentares foram em nova revoada a Brasília, ontem (04/02), pedir aos ministros da Fazenda, Gestão Pública e Casa Civil que resolvam o impasse. O prejuízo é incalculável.

 

Amazonas na Série B

O Amazonas FC, que conseguiu se manter na Série B em 2024, parte para o desafio da temporada 2025 com o reforço do decano treinador Aderbal Lana. É o técnico com mais títulos do futebol amazonense, a começar pelo vice-campeonato da Série C, naquela sequência história do São Raimundo. Lana começou bem e o Amazonas FC segue invicto no duro Campeonato Amazonense, liderando o Grupo B.

 

Pelas tabelas

A sanha de roubo de metais atingiu os aros da quadra de basquete da Ponta Negra. Levaram tudo. As tabelas estão nuas. A quadra fica ao lado da pista de skate, sempre movimentada, e atrás do local onde sempre se posta o policiamento. É pouco? Perguntem aos funcionários de prédios públicos quantas vezes chegaram para trabalhar e não puderam porque roubaram todos os fios. O vandalismo avança.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.