
Wilson Lima no STJ escapou do processo por transporte dos respiradores, mas ainda responde pela compra dos mesmos, durante a pandemia. Na foto, a leitura da mensagem anual, prometendo ênfase na saúde. Foto: Alex Pazuello/Secom
O governador Wilson Lima acaba de obter expressiva vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A denúncia de que houve crime na contratação do transporte de respiradores, durante a pandemia, foi recusada em turma especial, nesta quarta (05/02). A denúncia é do Ministério Público Federal (MPF), com base no Inquérito 1746/ STJ, da Polícia Federal (PF). Caso houvesse aceitação, aí sim, o inquérito se tornaria processo. Há certa confusão com a Ação Penal 993/ STJ, que se refere à compra dos respiradores. Esta, o ministro-relator, Francisco Falcão, declarou que está “conclusa para julgamento”, desde 28 de outubro de 2024.
Recurso
O MPF ainda pode recorrer, pelo menos em embargos declaratórios, tentando fazer o STF receber a denúncia pelo transporte dos respiradores. Mas ficou difícil a decisão sofrer mudança.
Jurisdiquês
“Concluso para julgamento”, referente à Ação Penal 933/ STJ, significa, em tradução livre do jurisdiquês, que cabe ao presidente da corte, ministro Herman Benjamin, colocar em pauta o julgamento. Isso pode ocorrer a qualquer momento.
Atualizações
Seguem notas para atualizar o noticiário. Aquela coisa de que o ano só começa em fevereiro e que ninguém se liga muito nas notícias.
David, casado
O prefeito David Almeida casou, no civil, dia 29/10. No religioso, as bodas foram seguidas de cerimônia concorrida no Diamond, para convidados, dia 08/12. Agora, oficialmente, Izabelle Fontenelle é a primeira-dama de Manaus.
Grupo Simões deixa Coca-Cola
Se você só agora notou o nome Grupo Solar, nos carros de distribuição da Coca-Cola, é porque não atentou ao noticiário. O Grupo Simões não é mais o fabricante de Coca-Cola do Norte do Brasil, como fazia desde 1970. O negócio foi vendido para o Grupo Solar, que já dominava Nordeste e Centro-Oeste. A venda ocorreu em 2021 e a incorporação se deu em 2022.
Solar Coca-Cola
O Grupo Solar, em 1977, adquiriu a primeira operação da Coca-Cola, no Mato Grosso, sob a direção de Luiz Carlos Lomba de Mello. Por outro lado, em 1980, o Grupo Calila adquiriu a concessão do Ceará. Hoje, os dois grupos se uniram em joint venture com The Coca-Cola Company, formando a Solar Coca-Cola.
Grupo Calila
O Grupo Calila pertence ao terceiro proprietário do Solar Coca-Cola, Tasso Jereissati, ex-governador do Ceará e ex-senador.
Supermercados DB e Grupo Mateus
São fortes os rumores de que o Supermercado DB pode ser vendido para o poderoso Grupo Mateus, quarta maior rede varejista do País. Mas ninguém confirma. Sidney Pedrosa, CEO do DB, vendeu a mansão do lago do Tarumã para um big shot da política e estaria vivendo mais no Rio de Janeiro.
DB expande
O DB, no entanto, com a abertura do Hipermercado da Torquato Tapajós, chegou a 31 estabelecimentos. São 26 em Manaus (AM) e os demais em Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). O Grupo DB completou, em 2024, 42 anos de história.
Roberto Cidade 3
O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) assumiu, segunda-feira (03/01), o terceiro mandato consecutivo de presidente da Assembleia Legislativa. Está no cargo desde 2021 e vai até 2026.
Caio André na Cultura
Caio André, ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus, que não conseguiu se reeleger, é agora o secretário estadual de Cultura. Houve corrida pela pasta. A expectativa era pela volta de Marcos Apolo, que deixou o cargo por conta da “bronca dos aloprados”, em Parintins, na eleição do ano passado. Houve protestos de artistas, mas o governador Wilson Lima bateu o martelo.
Caio André na Cultura (2)
Caio tem dois desafios na SEC: jogar água nos protestos contra a própria nomeação e resolver a bronca do Carnaval. Que bronca? O desfile do Grupo Especial está marcado para o dia 1º de março, Sábado Gordo. As escolas se queixam de que não receberam o devido apoio financeiro.
Greve dos fiscais
A Zona Franca, que acaba de sair da vazante histórica de 2024, tem 75 mil remessas de importação e/ou exportação parados no porto de Manaus. É que os fiscais da Receita Federal cruzaram os braços há dois meses. Empresários e parlamentares foram em nova revoada a Brasília, ontem (04/02), pedir aos ministros da Fazenda, Gestão Pública e Casa Civil que resolvam o impasse. O prejuízo é incalculável.
Amazonas na Série B
O Amazonas FC, que conseguiu se manter na Série B em 2024, parte para o desafio da temporada 2025 com o reforço do decano treinador Aderbal Lana. É o técnico com mais títulos do futebol amazonense, a começar pelo vice-campeonato da Série C, naquela sequência história do São Raimundo. Lana começou bem e o Amazonas FC segue invicto no duro Campeonato Amazonense, liderando o Grupo B.
Pelas tabelas
A sanha de roubo de metais atingiu os aros da quadra de basquete da Ponta Negra. Levaram tudo. As tabelas estão nuas. A quadra fica ao lado da pista de skate, sempre movimentada, e atrás do local onde sempre se posta o policiamento. É pouco? Perguntem aos funcionários de prédios públicos quantas vezes chegaram para trabalhar e não puderam porque roubaram todos os fios. O vandalismo avança.
Deixe um comentário