15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Espetáculos ‘Ouverture’ e ‘O vira-lata’ são atrações no Teatro da Instalação, sábado, com entrada gratuita

Publicado em 19 de maio, 2023

“Ouverture” é uma montagem da companhia dinamarquesa Teatergruppen Batida. Foto: Divulgação

Os espetáculos “Ouverture”, da companhia dinamarquesa Teatergruppen Batida, e “O vira-lata”, do grupo paranaense Trupe Ave Lola de Teatro, serão apresentados gratuitamente, neste sábado (20/5), às 16h e 19h, respectivamente, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro de Manaus.

A programação é uma iniciativa do projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro”, que tem a missão de levar a arte do teatro para comunidades ribeirinhas do Amazonas, em específico nas cidades de Manaus e Novo Airão, além da Comunidade Tumbira, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, para a constituição de um espaço de troca de experiências entre o público e os artistas.

A música ao vivo, a linguagem teatral popular e a abordagem infantil são características em comum das apresentações, que é para todas as faixas etárias.

“As artes teatrais têm um poder muito especial: elas podem divertir, educar e corrigir os seus apreciadores. Por entendermos que a Amazônia proporciona diferentes entendimentos dentro de si mesma, nós adequamos linguagem, ritmo, figurino e outros elementos cruciais para que todos entendam as mensagens das apresentações. Sem dúvidas, vai ser uma experiência muito enriquecedora”, ressalta a diretora teatral da Ave Lola, Ana Rosa Genari Tezza.

Cômico e poético

No sábado, às 16h, o Teatro da Instalação recebe “Ouverture”, da companhia Batida. Com um roteiro cômico e poético, a história gira em torno do cotidiano de uma orquestra peculiar e seus membros.

Já às 19h, é a vez do espetáculo “O vira-lata”, do grupo paranaense Ave Lola. A história, com toques de delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, traz uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.

Sobre o projeto

“Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” é uma ação independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Ave Lola e Batida que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas, Prefeitura de Novo Airão, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Pousada Garrido, que fica localizada na Comunidade Tumbira.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.