25/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ribeirinhos de Manaquiri recebem titulos de terras do Incra

Publicado em 12 de dezembro, 2011

No sábado (10), em Manaquiri (60km de Manaus) 1,4 produtores rurais de passaram a ser donos, de direito, de suas propriedades. Nos´próximos meses serão entregues 5,7 mil titulos a 20 municípios nesta fase pelo Incra. Esses ribeirinhos, da várzea, já eram donos de fato de suas terras a várias gerações, e agora comemoram o documento e as vantagens que a segurança jurídica dá ao produtor e só em Mananaquiri serão no total 3 mil titulos.

No maior ginásio da cidade, mais de dois mil produtores rurais estavam ansiosos em ver realizado um sonho cultivado por várias gerações. O nome do titulo recebido pelos ribeirinhos é o CCU – Contrato de Concessão de Uso, que garante a propriedade da terra por cinco anos e depois dele será entregue outro que vale como título nos assentamentos do Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária.

Em Manaquiri existem cinco projetos fundiários do tipo Agroextrativista e  Desenvolvimento Sustentável, e vão ser entregues 3,6 mil títulos nos próximos meses. O município abriga o terceiro maior projeto fundiário do Amazonas, o Bela Vista 2, com três mil títulos.

O ex-senador, João Pedro Gonçalves, já foi superintendente do Incra no Amazonas, esteve na cerimônia e lembrou que essa entrega faz parte de uma das promessas mais merecidas das campanhas do presidente Lula e da presidenta Dilma Roussef, que obtiveram em Manaquiri as maiores votações das suas eleições. “Manaquiri marcou fortemente a memória do presidente Lula, que ainda quer muito vir aqui e conhecer esse povo tão fiel e amazônico”, disse. Além, dele estiveram no evento o presidente do Instituto de Terras do Amazonas, Wagner Santana, José Otoni e o superintendente federal de pesca e aqüicultura/AM, que garantiram apoio nos projetos do setor primário no município.

A superintende do Incra no Amazonas, Socorro Feitosa, anunciou que no início do ano começa a entrega de casas aos assentados, num total de três mil e quinhentas, além de abertura de linha de crédito com juros a quase zero. O prefeito de Manaquiri, Jair Souto, disse que a próxima boa noticia para os moradores do município será a entrega de títulos para quem mora na zona urbana, só dependendo de últimas aprovações pelos órgãos competentes.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.