Em função da greve dos bancários, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo de validade de documentos necessários para a contratação e o aditamento da operação de crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). “Essa prorrogação foi decidida para não prejudicar os estudantes e evitar a correria nas agências bancárias após o término da paralisação”, afirma Antônio Corrêa Neto, diretor financeiro do FNDE.
Os agentes financeiros do Fies deverão receber até o 20º dia após o término da paralisação o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) que vencerem durante ou em até dez dias depois do fim da greve.
Como conseguir o DRI, é um formulário especifico, a faculdade que estou pretendendo entrar não sabe o que é
RESPOSTA:
O Dri, Documento de Regularidade de Inscrição, é exigido pelo Fies e toda faculdade que faz parte do programa deve saber emiti-lo.
Imagina a Faculdade que estou matriculada não sabe como fazer para gerar este documento. Parece que é a primeira vez que vai emitir. Por favor me ajude
RESPOSTA:
Você deve cobrar o documento da faculdade, que tem a obrigação de saber emiti-lo.
O Banco disse que não conhecimento dessa informação. Me falaram que não conseguiram fazer o contrato pois o mesmo esta vencido. O que devo fazer?
entreguei minha DRI e doc.na caixa. o funcionario perdeu e junto perdi o prazo ,o site nao emite outra DRI; trancarei o semestre…….de quem é a culpa,,,
fui entregar o DRM após vencido e o banco não recebeu, informei do prazo estendido mas eles disseram que não sabiam de nada. como devo proceder?
RESPOSTA
Entre em contato com a instituição onde você estuda e busque orientação de como proceder
Vc conseguiu a nova dri? Aconteceu o mim comigo como vc fez.
Minha DRM vence no dia 15/12/2014, neste mesmo dia eu posso entregar a cópia do documento na minha faculdade e garantir a minha matrícula de 2015.1 ?
RESPOSTA
Não tenho essa informação. Melhor você entrar em contato com o setor de matrícula da sua faculdade.
Não tenho meu DRM, a instituição mim pediu para aguardar resposta, já fazem uma semana e nada, como proceder?
as aulas já iniciaram e estou comedo de perder o prazo para o banco.
RESPOSTA
O problema com o Fies está ocorrendo em todo o Brasil, sem que o MEC apresente uma solução. O certo é que o Governo Federal está tentando reduzir os gastos com o financiamento estudantil, o que pode afetar milhares de alunos e as instituições de ensino também.
Os BANCOS ESTÃO EM GREVE,SERÁ PRORROGADO O PRAZO?
RESPOSTA
Não há, até o momento, nenhuma informação sobre prorrogação de prazo.
Fui entrega a minha dri e a atendente me disse que tem que agenda isso e verdade
Gnt entreguei os documentos na faculdade dia 26/03 e recebi o protocolo com data de recebimento do DRI para o dia 29/03, chegando lá disseram que meu cadastro estava em aberto para o meu total desespero, e pra piorar nunca conseguir finalizar porque consta que não está concluído. Uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!
RESPOSTA
Este ano, os alunos estão enfrentando enormes dificuldades para conseguir o financiamento estudantil.
Já fiz o aditamento, peguei no site um doc que comprova a finalização do aditamento e minha faculdade esta gerando boletos e não me dá o DRM, diz sempre que não tem sistema. O que devo fazer?
RESPOSTA
O Fies apresentou problemas tanto para alunos quanto para as faculdades. Insista com a sua instituição.
Olá! Recebi minha DRI com prazo para comparecer no banco do dia 18 ao dia 30, entreguei o documentos dia 23, mas só pude retornar no banco dia 31, eles disseram que meu prazo tinha vencido e que eu não compareci no prazo. Sem nenhum protocolo não tenho como comprovar que fui no prazo. Agora não consigo fazer um nova inscrição no Fies pq não dá para alterar os dados. O que eu faço?
RESPOSTA
Procure a escola e tente resolver o problema.
Minha DRI venceu dia 30/03/15, e até hoje dia 19/04/15 não consigo fazer uma nova inscrição, já abri varias demandas mas até agora não solucionaram o problema, como proceder.
RESPOSTA
O problema com o Fies persiste e o Governo Federal não deu nenhuma solução, além de prorrogar o prazo. Nas matérias sobre o tema afirmam que houve um problema no sistema, que estava sendo solucionado, e que o estudante precisa continuar insistindo.
Me ajude! Meu DRM venceu dia 16/04 e o banco não aceita pois está vencido. Porém na faculdade eles não querem emitiR novo DRM pois alegam que é o fies que libera novo prazo, mas acho q isso não é verdade. Eles querem é que eu pague a mensalidade em dinheiro e ficam alegando isso. A a faculdade pode emitir novo DRM mesmo???
RESPOSTA
Este ano, o aditamento do Fies apresentou diversos problemas. O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações:
Central de Atendimento – 0800 61616
Meu prazo para comparecimento ao banco para levar o DRM é dia 5/6/15 mas o fies fala que o aditamento é até dia 30/4 ,o que fazer pois meu prazo ultrapassa essa data .
RESPOSTA
Este ano, o aditamento do Fies apresentou diversos problemas. O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616.
Fiz o aditamento preliminar , fui na instituição emitir o DRM e falaram pra procurar o FNDE , procurei e falaram que a instituição tem que procurar eles , o que fazer ? Já liguei no 0800 616161 e nada ! E se acabar o prazo ? O aditamento é ate 29 de maio e o comparecimento do banco é 5/6/2015 o que fazer ?
RESPOSTA
A situação dos alunos do Fies está complicada. O MEC diz que não há nenhum problema, mas há muitos alunos com dificuldade de finalizar o processo. Na última entrevista sobre o assunto, o ministro disse que qualquer dúvida poderia ser tirada através do número de telefone citado acima. Não temos como orientá-la nessa situação.
Conseguiu resolver? Estou precisando de uma nova DRM mas me disseram que demora 10 dias para emissão de uma nova (até lá o prazo vai ter encerrado).
Perdi o prazo de contratação por falha do banco , já fui na minha instituição de ensino mais ele nem sabem como retirar uma nova dri .. Oque eu devo fazer ? Vou perde meu financiamento ? Pfv respondam
RESPOSTA
Entre em contato com a Central de Atendimento do Fies e tire suas dúvidas: 0800 616161
Gostaria de saber se tbm vale para quem está com a identidade errada no cadastro do FIES? Pois vou me formar fim do ano agora (Dezembro/2015) e percebi nesse último aditamento que a minha identidade estava errada, porém fui à faculdade e me informaram que somente o banco onde fiz o cadastro é que pode alterar, daí fui ao banco e estava de greve. E meu prazo para aditamento estava encerrando, então não podia esperar mais senão eu perderia, então aditei meu FIES, porém ficou esta pendência da identidade errada que estou com medo de dar problema mais na frente. Ainda posso consertar esse dado meu mesmo endo feito o aditamento? E somente no banco onde fiz o cadastro mesmo?Obrigada!
RESPOSTA
Não tenho como orientá-la sobre isso. O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616.
Minha filha encerrou o fies e ela já tinha feito 2 anos e meio do curso e agora esta numa escola federal como fazer para pagar essas parcelas que ela utilizou? pode ser pago depois que ela acabar de concluir o curso que ela esta fazendo na federal
RESPOSTA
Não tenho como orientá-la sobre essa questão. O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616.
Tenho até 13/11 para entregar a DRM ao banco.
No caso, é só entregar ou é necessário a presença do fiador?
Obrigado.
RESPOSTA
Não temos essa informação. Entre em contato diretamente com o MEC ou com sua faculdade.
Meu prazo para ir ao banco venceu quatro dias após o término da greve , fui no banco mas eles não aceitaram , mandaram eu entrar em contato com o FNDE 0800616161 falei com eles mandaram esperar 10 dias após o vencimento para o sistema abrir outro aditamento pra mim , esperei o prazo e voltei a ligar , eles falaram que eu estava bloqueada e que deveria solicitar uma demanda para eles abrirem novamente para fazer o aditamento . Estou desesperada porque o prazo de vencimento é dia 30 agora de novembro ,o que faço?
RESPOSTA
O Fies disponibiliza um telefone para prestar informações aos alunos, tente pedir esclarecimentos de como proceder diante dessa situação.
Tem algum problema deixar meu DRM na instituição onde estudo, uma vez que sempre é simplificado e portanto não preciso levar nada ao banco???
RESPOSTA
Entre em contato com a sua instituição de ensino.
por jetileza mim ajude
Oi Gostaria de saber se na hora da validação da inscrição na Cspa eles já tem que liberar o DRI.Compareci na instituição para validação da inscrição e eles não me deram o DRI me disseram que a Faculdade vai entrar em contato pra buscar amanhã ou depois
RESPOSTA
Não temos essa informação. O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações sobre o Fies: Central de Atendimento – 0800 61616
Olá hoje foi o último dia pra eu levar o dri no banco porem meu fiador está com Restrições eu tenho como pegar outra declaração PR eu ir no banco???
RESPOSTA
O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616
Tenho ido na faculdade pegar meu DRI e não consegui pois esta com o sistema do mec fora do ar. Fui no dia 8 e 9 de março de 2016 e no dia 4 não estava liberado também fui na faculdade
perdi dua cadeira no semestre passado tem possibilidade de perder o fies, eu ja justifiquei uma vez posso justificar de novo.
RESPOSTA
O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616.
Bom dia , estou precisando de uma informaçao, minha filha conseguiu o fies, mas na terça feira 8/03 que fui dar entrada no banco caixa, constou um cheque no nome do meu marido, que vai ser fiador dela, que ja estava pago a um ano atras, apresentei o cheque no banco Santander, pois ele era de lá, na terca dia 8/03 na sexta feira dia11/03 no Banco santander, e no serasa, nao conta mais nada do meu marido, mas na caixa diz que sim , eles pediram 5 dias uteis, que vai ser na terca- feira dia 15/03 mas o ultimo dia para ela ir ao Banco é dia 14/03, por favor pode me ajudar, pois ela ja esta indo na faculdade de medicina veterinaria aqui em sjc, na unip, sera que consigo um maior prazo para ir ao Banco?? pois por causa de um dia minha filha vai perder um ano da faculdade ,por favor me ajuda???
RESPOSTA
Lúcia, lamento, mas não temos como ajudá-la. Somos um portal de notícias do Amazonas e apenas divulgamos informações. Insista na Caixa explicando a situação e entre em contato direto com o Fies.
Bom dia
Já fui no banco e entreguei minha DRM que tinha prazo de entrega até hj dia 28/03, sendo que o banco ainda não me ligou para retornar la para assinar
Devo ir hj msm ou continuo esperando um contato do banco?
RESPOSTA
Não sabemos informar. Entre em contato com o banco.
Perdi o prazo de encaminhar a DRM ao banco, o que devo fazer?
RESPOSTA
O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações: Central de Atendimento – 0800 61616
perdi meu prazo no banco e agora ? consigo pegar outra drm ? prolongar o prazo ?
noa cosigo obter minha DRI o que devo fazer
noa consigo obter minha DRI o que devo fazer
Boa Tarde!
Então, o meu prazo para comparecer ao banco era até dia 19/08 porem compareci no dia 18/08… Recebi uma ligação do banco pedindo para comparecer la no dia 19.. Quando cheguei e fui atendida, o atendente me informou que o sistema estava fora do ar e não conseguia acessar o site do FIES… Eles me informaram que era para mim comparecer na faculdade e pedir uma segunda documentação do DRI com uma nova data.. Isso seria possível?
RESPOSTA
Tire suas dúvidas pelo telefone 0800-616161 ou no site do Fies: http://fiesselecao.mec.gov.br
Fui ao banco porem por problemas na documentação do fiador não consegui concluir meu aditamento e o banco me orientou a ir na faculdade pegar novo drm. Na faculdade mandaram abir uma demanda no site do fnde. abri a demanda e no site do fies fica aparecendo uma mensagem mandando entrar em contato com a cpsa da faculdade para dar inicio ao meu aditamento, fui na faculdade duas vezes e eles falam que nao é com eles, que é o proprio mec que libera o novo prazo. Como proceder nesse caso?
RESPOSTA
O portal do MEC disponibilizou este número de telefone para dúvidas e informações sobre o Fies: Central de Atendimento – 0800 61616
Levei minha documentação a instituição e mandaram eu aguardar a ligação pra ir buscar a DRI, o prazo para o comparecimento a instituição é até o dia 13, e hoje é dia 13. Compareci dia 10 com os documentos, esse prazo é para receber a DRI tbm? Se passar desse dia tem algum problema?
RESPOSTA
Não sei informar. É melhor você entrar em contato com a instituição e tirar as suas dúvidas.