13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Procedimento do MP Eleitoral fiscaliza eleições em Maués e Boa Vista do Ramos

Publicado em 08 de abril, 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diante da proximidade do pleito eleitoral de 2026, o Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Amazonas, instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar, de forma preventiva, as eleições de 2026 nos municípios de Maués e Boa Vista do Ramos.

A medida, assinada pelo promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, tem como objetivo impedir irregularidades, combater a desinformação e assegurar a normalidade do processo eleitoral. A iniciativa também destaca o prazo final de 6 de maio para emissão do título de eleitor, regularização cadastral e transferência de domicílio eleitoral.

De acordo com o promotor, a atuação preventiva inclui ações de educação política e eleitoral, com foco na conscientização da população e no uso correto das urnas eletrônicas, a fim de reduzir erros que resultem em votos nulos ou brancos.

“Um dos pilares desta atuação é o chamamento da juventude. O prazo para tirar o título está próximo do fim, e é fundamental que os jovens compreendam a importância do voto”, destacou.

Como parte das medidas, o MPE solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a disponibilização de, pelo menos, três urnas eletrônicas com softwares de treinamento, que serão utilizadas em atividades educativas e simulações de votação em escolas e comunidades.

Também foi requisitado às Secretarias Municipais de Educação de Maués e de Boa Vista do Ramos o apoio na mobilização de estudantes para o alistamento eleitoral, com a divulgação da possibilidade de voto a partir dos 16 anos. Jovens com 15 anos que completarão 16 até a data do pleito também poderão solicitar o título.

Segundo o promotor, o procedimento reflete a postura proativa que o Ministério Público Eleitoral busca para as Eleições de 2026. “Nossa missão vai além da fiscalização repressiva; buscamos atuar na prevenção e na educação”, concluiu.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.