10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dúvidas

Publicado em 04 de julho, 2026

Por Felix Valois

Tenho dúvidas. E quem não as tem? Seria a pergunta a formular, caso interessasse enveredar pelos tortuosos caminhos da filosofia. Não é o caso, porém, até por que as indagações que me assaltam não possuem aquela profundidade que capacita à inserção nos doutos compêndios da austera mãe das ciências.

Nada disso. São questionamentos singelos que debito mais à pura e simples ignorância que àquela sofreguidão pelo saber, esta sim a revelar a angústia do gênio pesquisador pelo esclarecimento completo do universo. Já se está a ver, portanto, que qualquer tentativa de filosofar em campo tão minguado conduziria a reflexões de beira de igarapé, incapazes de figurar no currículo acadêmico mais chinfrim.

Tenho consciência, assim, de que estas mal traçadas linhas jamais aparecerão na plataforma Lattes (nem sei se é assim que se escreve), espaço restrito em que os doutos deste grande país exibem seus títulos e comendas, num eloquente atestado da nossa indiscutível evolução. Afinal, já temos até incursões no seleto clube em que a diversão predileta é a explosão de bombas nucleares.

Mas, por exemplo: se a velocidade máxima nas estradas brasileiras é de cem quilômetros por hora, por que continuam vendendo carros que, segundo o painel, podem chegar a mais do dobro desse desempenho? Se não é permitido usar, por que permitem vender e ainda fazer propaganda exatamente do que é proibido?

Se o dinheiro da caderneta de poupança só merece o mísero percentual de meio por cento para sua remuneração, por que essa coisa chamada taxa selic permite ao governo nos cobrar três por cento (será que é só isso mesmo) para pagarmos os impostos?

Qual é a fonte de energia de que se utiliza o satanás para manter sempre acesas e vibrantes as chamas do inferno? Há de ser, suponho, uma tecnologia revolucionária porque mesmo o coisa ruim não teria condições de arcar com as tarifas da Amazonas Energia. E olha que lá nas profundas não pode haver apagão, já que as tais chamas são eternas por definição.

Por que é que disco voador só aparece em lugares ermos e remotos e suas imagens só podem ser detectadas por algum maníaco de plantão? Seria muito mais racional para inteligências superiores exibir as máquinas e seus tripulantes em pleno gramado do Maracanã, em domingo de decisão entre Flamengo e Vasco. Os objetos voadores já não poderiam ser tidos como não identificados.

Não consigo respostas para nada disso. Na verdade, não há necessidade de procurá-las porque seriam despidas de qualquer transcendência ou importância. Sou, como disse, apenas um ignorante a matutar sobre coisas triviais que perpassam o dia a dia quase imperceptíveis. Perdoem a tolice.

Veja mais notícias em Colunas
Autor
Felix Valois

* Félix Valois é advogado, professor universitário e integrou a comissão de juristas instituída p...

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.