04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Show de Nana Caymmi gravado em 1984 é resgatado do acervo da TV Brasil

Publicado em 03 de maio, 2025

Foto: Reprodução/ YouTube TV Brasil

Em tributo à saudosa cantora e compositora Nana Caymmi que faleceu nesta quinta (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta o espetáculo exclusivo “Voz e Suor” neste sábado (3), às 22h. O show está disponível no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.

A produção histórica foi gravada no estúdio da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro em 1984 para o extinto programa Chão de Estrelas, atração dirigida pelo jornalista e compositor Fernando Lobo. O conteúdo especial da série Grandes Musicais está preservado no acervo da emissora pública.

Em uma performance de quase uma hora, acompanhada pelo pianista Raimundo Niccioli, a cantora Nana Caymmi interpreta as 12 faixas de seu disco “Voz e Suor”, álbum lançado pela artista no ano anterior. O LP, gravado com o pianista e arranjador César Camargo Mariano, foi premiado na França.

No repertório, a diva canta composições de grandes personalidades da cena musical brasileira como “Valerá a pena” e “Não tem solução”, do pai Dorival Caymmi; “Por toda a minha vida”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Fruta boa”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt; além de “Sede” de Moraes Moreira; “Velho piano” de Dori Caymmi e Ivan Lins; e “Medo de amar”, de Vinícius de Moraes, entre outras canções.

Filha do lendário compositor, cantor e violonista baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana fez história na MPB como uma das maiores intérpretes do país. A artista era considerada uma das vozes mais importantes e reverenciadas do cenário nacional. Nana Caymmi já demonstrava o talento de berço desde a juventude. A trajetória artística começou cedo, em 1960, com o lançamento de seu primeiro trabalho em dueto com o pai.

Sobre Grandes Musicais
A série Grandes Musicais reúne 13 show históricos preservados no acervo da emissora pública com imagens raras de grandes ícones da música nacional. O conteúdo especial pode ser conferido no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.

A produção resgata apresentações com personalidades da música popular brasileira como Emílio Santiago, Neguinho da Beija-Flor, Leny Andrade, Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.

Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.