06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Curta-metragem ‘Samba Infinito’, com participações de Gilberto Gil e Camila Pitanga, estreia mundialmente em Cannes

Publicado em 18 de abril, 2025

Fotos: Divulgação

Tem mais Brasil no Festival de Cannes. O curta-metragem “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, com participação especial de Gilberto Gil e Camila Pitanga, fará sua estreia mundial no festival francês dentro da competição de curtas da Semana da Crítica, mostra paralela de Cannes, que tem como objetivo destacar realizadores promissores. O festival será realizado de 13 a 24 de maio.

A trama acompanha o carnaval de um gari, que, após perder sua irmã, encontra uma criança perdida na rua e decide ajudá-la. O filme é protagonizado por Alexandre Amador e marca a estreia do ator-mirim Miguel Leonardo.

“Dirigir esse elenco foi uma das maiores honras da minha carreira. O filme é profundamente inspirado no repertório artístico e na filosofia de Gilberto Gil, então tê-lo no elenco foi uma alegria imensa. Ao lado dele, os talentos luminosos de Camila Pitanga e do nosso protagonista Alexandre Amador formam um trio que brilha na tela”, declara Leonardo Martinelli.

O cineasta destaca ainda a importância da narrativa brasileira em um dos maiores eventos do audiovisual do mundo: “estrear em Cannes, o maior festival de cinema do mundo, é algo muito significativo para toda nossa equipe. Temos uma obra que reflete as belezas e contradições do Carnaval, além da força simbólica do trabalho de um gari durante essas festas.”

Para Lucas Rossi, da Baraúna Filmes, produtora do curta, a seleção para Cannes é especialmente significativa. “Produzir este filme foi um desafio maravilhoso. A gente conseguiu unir um elenco e uma equipe repleta de gente talentosa e alto astral, eu acredito muito que tudo isso chega lá na tela. A Baraúna tem vários curtas que rodaram muitos festivais, mas essa seleção é diferente, não só por ser o festival de Cannes, mas por ser um momento onde o cinema brasileiro está se fortalecendo muito lá fora. É muito legal pra gente participar deste diálogo. Além disso, é o primeiro filme da produtora que não é dirigido por um dos sócios – eu, Renan ou Morotó. Gostamos muito do cinema do Léo e foi um prazer imenso poder contribuir na trajetória dele realizando o ‘Samba Infinito’. O filme é lindo e é uma viagem no tempo também, estou ansioso para ver na tela grande, com som alto e dentro de uma sala escura”, conta.

Divulgação

Realizado com apoio da RioFilme, CNC e France Télévisions, “Samba Infinito” é uma co-produção da Baraúna Filmes (Brasil), Pseudo Filmes (Brasil) e Les Valseurs (França).

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.