
O panavueiro dos vices é importante na corrida pelos R$ 8 bilhões de orçamento/ano da Prefeitura de Manaus. Na ilustração, o Brasão Municipal
Quatro dos principais candidatos à Prefeitura de Manaus concretizaram as escolhas dos vices. Vale lembrar que Eduardo Braga emergiu no Executivo como vice-prefeito de Amazonino, após dura guerra interna. Omar e Melo chegaram ao Governo do Estado na catapulta da vice-governança. Agora, o panavueiro dos vices tem sinais significativos na corrida pelo comando da capital da Zona Franca. E nos desdobramentos, em 2026, fim do período de oito anos de Wilson Lima. Todos estão de olho na cobiçada cadeira, em vias de vacância.
O prefeito de Manaus, David Almeida, que lidera as pesquisas – e só nisso elas concordam – vai de Renato Jr. Trata-se do ex-secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), que se desincompatibilizou para concorrer. A ex-secretária de Saúde, Shádia Fraxe, também desincompatibilizada, era a alternativa.
A escolha do vice, caseira, pode ter custado o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Isso significa menos tempo de TV e menor fundo eleitoral para David.
Surge aí, inesperadamente, Carol Braz, candidata do MDB de Braga, muito provavelmente com o apoio do PSB de Omar Aziz. Carol é defensora pública e foi candidata ao Governo do Estado, em 2022, com bom desempenho nos debates.
Omar e Eduardo trabalham objetivando “fraturar as máquinas”, isto é, separar politicamente Prefeitura e Governo do Estado. Aziz disputará o Governo, enquanto Braga quer a reeleição no Senado. A concorrência ficaria pesada demais com Wilson-Cidade ou Wilson-Alberto. Ou com Tadeu (o atual vice de Wilson) e David. Todos só pensam naquilo: 2026.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) vai com a advogada Nancy Segadilha de vice. É uma opção de inclusão social, já que ele é autista e ela PCD, tetraplética. Essa opção surpreendeu o mundo político. Vice se escolhe porque tem ou dinheiro ou votos. Amom, precisando romper barreiras e preconceitos, podia acenar com o vice. No ramo empresarial, poderia ter sido Maria do Carmo, da Fametro, que optou por Alberto Neto. Ou, no cenário político, Ricardo Nicolau, ex-deputado estadual e ex-candidato a governador. Agora, o segundo colocado nas pesquisas, que abriu mão do fundo eleitoral, lutará com doações à campanha e suas próprias armas.
O deputado federal Alberto Neto (PL) terá Maria do Carmo Seffair, da Fametro, como vice. Foi uma reviravolta. As hostes governistas trabalhavam pela fusão da chapa dele com a de Roberto Cidade. Em último caso, tentaram lhe tirar o partido, apostando no prestígio de Alfredo Menezes com Bolsonaro. O ex-presidente preferiu o deputado. Maria do Carmo teria sido influenciada pelo ex-prefeito Arthur Virgílio, de quem foi primeira suplente, na derrota ante Omar Aziz, para aceitar concorrer a vice.
O deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil ou UB), terá o coronel Alfredo Menezes de vice. Optou pelo vencedor da eleição de senador (2022), em Manaus, embora derrotado por Omar Aziz, com a soma dos votos do interior. Menezes grudou no prestígio de Jair Bolsonaro, na capital amazonense, naquela eleição. Mas, depois, não foi aos quartéis onde os bolsonaristas acamparam. Nem aceitou o comando de Jair para ficar com Alberto Neto.
O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) indica o vice somente neste domingo (04/07), às 9h, quando realiza a convenção partidária. Será no Clube do Trabalhador, no Sesi.
Aguarda-se, nas próximas pesquisas, os primeiros desdobramentos das chapas formadas e dos nomes definitivos dos concorrentes aos, hoje, R$ 8 bilhões de orçamento/ano da Prefeitura de Manaus. Espera-se dos candidatos compromisso com planejamento, o lado, digamos, em que Manaus é jurássica. Sem propostas, o futuro prefeito se exime das cobranças. Seria cômodo, se não fosse trágico. A cidade “corre atrás do prejuízo” nos Parques São Pedro e Jorge Teixeira 18 da vida. Quando cobre um pouco desse santo, o Centro fica abandonado. É esse o teorema da capital da Zona Franca: planejar, planejar, planejar. Boa sorte a todos.