26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Novos gestores da rede municipal participam de ‘Oficina de Conselho Escolar’

Publicado em 23 de maio, 2024

Novos gestores da rede municipal participam de ‘Oficina de Conselho Escolar’

Gestores escolares, pedagogos, assessores pedagógicos e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quarta-feira, 22/5, do encontro de orientações da “Oficina de Conselhos Escolares”, para capacitar os 40 novos gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I e II, no auditório da DDZ Leste I, localizado no bairro Armando Mendes, zona Leste.

O objetivo dessa reunião é repassar todas as orientações aos novos gestores da zona Leste, que estão entrando agora na rede municipal de ensino, para que saibam a função do Conselho Escolar. A oficina teve duração de 5 horas.

O Conselho Escolar é fundamental para a utilização do Programa Orçamento na Escola (Proesc) nas escolas, para que os gestores saibam como se constitui o processo democrático pelo qual existe o conselho. São efetivadas essas atividades para que sejam discutidas as questões de ordens administrativas, pedagógicas e financeiras das escolas.

Semed

Na oportunidade, o coordenador do Conselho Escolar, Luiz Carlos Albuquerque, destacou que a prioridade da Semed é gerar autonomia e agilidade nos processos nas escolas. Ele disse também que foi efetuada a ampliação do Proesc e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

“A Semed tem todo um cuidado com os novos gestores que estão entrando nas escolas, para que saibam como se constituem um conselho e sejam efetivadas as atividades do Proesc e PDDE. O Conselho Escolar está preparado para repassar todas as orientações aos novos profissionais da Educação”, afirmou Luiz.

A gestora da escola municipal Ivomar de Lima Vieira, Camila Felix, ressaltou a importância desse projeto nas unidades de ensino.

“Essa oficina é muito importante, principalmente para quem está começando agora, sabemos o quanto o Conselho Escolar é de fundamental importância. O conselho envolve não apenas a comunidade escolar, mas, tudo em torno da escola, desse modo, conseguimos essa aproximação com a comunidade para mostrar o que a Semed faz pela Educação no nosso município”, concluiu Camila.

Proesc

O Proesc tem como objetivo promover a gestão escolar participativa e democrática, buscando a melhoria contínua da qualidade da educação no município. O avanço do programa nas redes de ensino, pode ser medido pelo aumento da participação da comunidade escolar, na implementação das práticas pedagógicas inovadoras e na melhoria dos resultados educacionais alcançando as maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade de Manaus.

O programa Proesc foi criado em 2021, no início da gestão do prefeito David Almeida, para atender as escolas municipais, proporcionando agilidade nos processos de manutenções em suas unidades de ensino e dando autonomia aos gestores para solucionar qualquer situação que ocorra durante o dia a dia na escola.

Em 2023, ocorreu um aumento no investimento financeiro para as DDZs. O valor desse investimento é de R$ 15 milhões, alcançando mais de 240 mil estudantes de todas as modalidades de ensino.

Na atual gestão municipal, foi realizada a ampliação do programa, chegando também aos departamentos pedagógicos e DDZs. O valor do investimento é de R$ 600 mil, que será dividido entre os 15 setores, sendo assim, dividido para cada um o saldo de R$ 40 mil para que sejam aplicados em materiais pedagógicos até dezembro deste ano.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.