Prefeitura de Manaus participa do 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai participar do 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontece nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de São Luís (MA). Entre as dinâmicas para o evento estão palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, atividades, entre outras ações com o grupo da InRede.

O encontro vai dar continuidade aos trabalhos da rede, iniciada em 2022, com representantes de municípios de todas as regiões brasileiras, buscando planejamento integrado e sustentável de cidades para o fortalecimento dos institutos.

Em São Luís, o Instituto da Cidade (Incid) faz a coordenação e executa o processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento urbano da capital. O 7º encontro tem como tema “Boas Práticas Municipais na Aplicação dos Instrumentos de Desenvolvimento Territorial”, para promover intercâmbio de experiência, conhecimento e boas práticas com as demais cidades participantes.

No dia 18, a palestra será sobre o tema “Boas práticas municipais”. No mesmo dia, os participantes fazem uma visita técnica ao centro de São Luís.

O Centro Histórico de São Luís, localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos, é um exemplo de cidade colonial portuguesa e que tem conservado o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. A capital foi tombada pelo Iphan, em 1974, e inscrita como patrimônio mundial, em 6 de dezembro de 1997. Seu núcleo original, fundado pelos franceses em 1612, caracteriza-se pela arquitetura civil de influência portuguesa, bastante homogênea.

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, vai representar Manaus no evento. Ele lembra que, com a gestão municipal, a capital amazonense tem um rico conjunto de reabilitação com as obras e ações do “Nosso Centro”, como os recém-inaugurados mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. A obra do casarão Thiago de Mello está concluída e a do píer turístico passa dos 92% de conclusão.

“Esse é um grande feito da gestão David Almeida, de proporcionar, em um curto espaço de tempo, novas áreas públicas de qualidade. Até hoje só tínhamos o complexo turístico Ponta Negra e o largo de São Sebastião, com o Teatro Amazonas, que são espaços que atendem ao público em geral. E, agora, temos todo esse novo tecido urbano, com novos espaços públicos de qualidade e quem ganha é a população”, destacou Cordeiro.

Apoio

O encontro conta o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, com o projeto Cidade Presente (DUS) e da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).

InRede

O evento dá sequência aos trabalhos da InRede, com os representantes de municípios de todas as regiões do Brasil, com foco no desenvolvimento e planejamento urbano integrados e sustentáveis, buscando fortalecer os membros e se alinhar aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos.

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *