Sepror leva orientações sobre adesão ao Garantia Safra para Manacapuru

Foto: Divulgação/Isaac Maia/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da coordenação estadual do Programa Garantia Safra, esteve nesta quinta-feira (11/04) no município de Manacapuru (68 quilômetros distantes de Manaus), para levar orientações sobre o processo de adesão ao Programa Garantia Safra aos representantes que integram a Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento (Sempra).

Durante o encontro foram discutidas as trajetórias para adesão tanto do município como dos produtores. Além disso, foi ressaltada a relevância do programa para o estado que possui especificidades no desenvolvimento da agricultura em determinadas regiões. Com isso, o nivelamento das atividades do programa desempenha um papel fundamental para que os representantes e técnicos que possuem papel fundamental no desenvolvimento da agricultura possam auxiliar os produtores a garantirem o auxílio caso percam parte de sua safra.

De acordo com o titular da Sempra, Romualdo Ramos, a parceria entre estado e município garante que não só o produtor, mas os técnicos possam estar informados sobre as datas e o processo de inscrição, facilitando o processo de adesão ao programa.

“Foi muito importante porque aqui foram esclarecidos pontos para que a gente possa convocar e colocar para os produtores como eles podem fazer a adesão. E a partir daí, desse momento, a gente já está colocando um calendário para iniciar as atividades de adesão do produtor rural”, ressaltou Romualdo.

O coordenador do programa, Heitor Liberato, destacou os critérios para a inscrição do produtor que precisa estar com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo.

“O produtor precisa estar com o CAF ativo e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Além disso precisa receber no máximo um e meio (1,5) salário mínimo e ser produtor em mandioca, feijão, arroz, milho ou algodão”, disse Heitor Liberato durante apresentação.

Garantia Safra

O programa busca, por meio da ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), garantir que os agricultores familiares sujeitos a perda de safra devido a fenômenos da natureza consigam condições mínimas de sobrevivência, possibilitando um auxílio de até R$ 1.200.

Período de inscrição

Os agricultores familiares da microrregião do Madeira e do Juruá poderão se dirigir ao escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), até o dia 20 de abril para realizar a inscrição no programa.

Os produtores dos municípios de Manaus, Autazes, Careiro e Manacapuru que, seguindo o cronograma inicial do programa, poderão fazer sua inscrição até o dia 20 de maio.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *