Em Manacapuru, Workshop Turismo Sustentável capacita mais de 100 prestadores de serviços

Foto: Divulgação/Lucas Silva/Amazonastur

Com foco no fortalecimento do turismo do Amazonas, o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou na terça-feira (16/04), em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), mais uma edição do Workshop Turismo Sustentável.

Composta por ações que visam capacitar prestadores de serviços para promover práticas sustentáveis no setor turístico, a iniciativa atendeu 104 participantes com orientação sobre como devem se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, e também como acessar o +Crédito Amazonas.

Realizado em parceria com a prefeitura local e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o workshop também promoveu palestras e debates sobre o impacto social e econômico do turismo local.

O Sebrae contribuiu com apresentações sobre qualidade no atendimento ao cliente, promovendo a capacitação e aprimoramento dos serviços turísticos na região.

A participação do público superou as expectativas e, segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Turismo (DTUR) da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, confirma o compromisso da gestão em desenvolver iniciativas que não apenas valorizem e protejam os recursos naturais locais, mas também impulsionam o crescimento econômico e social da comunidade.

“A realização deste workshop representa mais um passo importante na promoção do turismo sustentável em Manacapuru e região. Estamos comprometidos em desenvolver iniciativas que valorizem e protejam nossos recursos naturais, ao mesmo tempo em que impulsionamos o crescimento econômico e social da comunidade”, disse Pampolha.

Capacitados

O público-alvo foi alcançado e prestadores de serviços turísticos, hoteleiros, agentes de viagem, guias de turismo, profissionais de bares e restaurantes, tricicleiros, mototáxi, taxistas e estudantes estão, a partir de agora, capacitados para atender aos visitantes que chegam ao município. Ao final do workshop foi entregue o certificado de participação.

A proprietária do Cirandeira Bela, empresária Lunna Athayde, ressalta a importância do workshop para aprimorar suas práticas. “Estamos no ramo do turismo sustentável já faz um tempo, e nos orgulhamos de nossa conexão com a natureza, especialmente através do birdwatching. O workshop que participei foi muito valioso, ampliou minha visão”, afirmou.

Mapa do Turismo e Comtur

Manacapuru, reconhecida por suas belezas naturais e potencial turístico, recebeu a certificação do Mapa do Turismo Brasileiro, evidenciando sua participação ativa nessa importante iniciativa nacional de promoção e desenvolvimento do turismo. Além disso, o município também possui o certificado do Conselho Municipal de Turismo, que valida as ações locais nesse setor.

Amazonas To Go

Manacapuru agora conta com 37 estabelecimentos cadastrados no Amazonas To Go. A ferramenta inédita, desenvolvida pela Amazonastur, oferece informações fáceis e seguras sobre hospedagens, restaurantes, guias credenciados e demais informações que o turista necessitar, por meio de um chatbot que redireciona ao aplicativo de mensagens WhatsApp.

Para utilizar basta mandar um “oi” para o +55 92 9356-8775 que a Natu, mascote do Amazonas To Go, auxilia o usuário.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *