Semed realiza oficinas do Programa Orçamento na Escola para novos gestores

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta segunda-feira, 8/4, às oficinas do Programa Orçamento na Escola (Proesc), de 2024, com as Divisões Distritais Zonais (DDZ) Norte e rural. As oficinas, em seu quarto ano de edição, têm sido fundamentais para fortalecer a autonomia dos conselhos escolares e descentralizar recursos para as unidades de ensino da cidade.

Este ano, o tema das oficinas é “Gestão Financeira – Instrumento de Melhoria na Qualidade de Ensino”, refletindo o compromisso da Semed em capacitar os gestores para o planejamento e a aplicação correta e transparente dos recursos do Proesc. Os gestores estarão reunidos em diferentes datas e locais, ao longo da semana, para participar das oficinas, que visam fornecer orientações operacionais e práticas sobre a gestão dos recursos.

Uma das novidades deste ano foi a realização de uma oficina específica para gestores novos, aqueles que ingressaram a partir de junho de 2023. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente mais propício para o aprendizado e a capacitação desses gestores, que podem não ter familiaridade com a operacionalização do programa.

Durante as oficinas, os gestores recebem orientações sobre a correta prestação de contas e uso dos recursos do Proesc. Além disso, foram apresentados detalhes sobre o planejamento do programa e como os recursos devem ser utilizados para promover melhorias na qualidade do ensino oferecido pelas escolas de Manaus.

“A prefeitura, por meio dos nossos olhos, consegue alcançar as necessidades da escola. Nós, gestores, somos quem melhor conhecemos essas necessidades. A prefeitura reconhece isso e utiliza nossa visão como ferramenta para melhorar toda a estrutura municipal das escolas, visando atender às necessidades de nossos alunos”, comentou o gestor Robert Souza.

A coordenadora do Proesc, Jussara Tavares, relatou a importância das oficinas na promoção da autonomia das escolas e na descentralização dos recursos, enfatizando como isso contribui para a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal.

“Nossa prioridade é capacitar os gestores novos, oferecendo um ambiente propício para aprendizado e desenvolvimento. A Semed está comprometida em investir na educação e atender às necessidades das escolas. Nosso objetivo é garantir uma educação de qualidade que prepare os alunos para um futuro de sucesso”.

Parcela

O Proesc tem um papel importante na garantia de uma educação de qualidade para os alunos da cidade. Em 2024, a Semed disponibilizou uma primeira parcela do aporte financeiro para as escolas durante as oficinas. A segunda parcela será paga em junho deste ano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *