Inpa e CMA discutem cooperação para pesquisas no Alto Rio Negro

Inpa e CMA discutem cooperação para pesquisas no Alto Rio Negro

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o professor Henrique Pereira, visitou nesta semana o Comando Militar da Amazônia (CMA) para fortalecer parcerias e iniciar tratativas para estabelecer um acordo de cooperação técnico-científica entre as instituições.

Em reunião com comandante do CMA, o general Costa Neves, foi discutida uma nova iniciativa de colaboração do Exército, desta vez para a realização de pesquisas nas áreas ciências naturais e humanas, na região do Alto Rio Negro, tríplice fronteira do Brasil, Venezuela e Colômbia.

A relação do Inpa com o CMA é antiga e profícua. A reaproximação foi estimulada pelo Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército  (Iceme),  sediado no Rio de Janeiro, que atua na pós-graduação e demonstrou interesse numa aproximação institucional com o Inpa.

O foco imediato é a submissão de proposta para a Iniciativa Amazônia +10, que está com chamada aberta para financiar Expedições Científicas para áreas pouco conhecidas da Floresta Amazônica. Representantes do IMM participaram da reunião de forma remota.

Diálogos

“Tivemos a retomada dos diálogos entre o CMA e o Inpa, em especial, mas não exclusivamente, sobre a realização de expedições em áreas subamostradas, com a presença dos pelotões de fronteira, ou seja, o apoio logístico nas missões de campo”, disse o diretor do Inpa. “A novidade é que dessa vez estaremos trabalhando numa perspectiva de ciência cidadã, com envolvimento direto dos povos indígenas e trazendo para essa associação o Programa de Pós-graduação em Ciências Militares, então adicionando a dimensão acadêmica para essa parceria”,  complementou.

Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de envolvimento de estudantes da pós-graduação em cursos de guerra na selva. A Direção reiterou o interesse do Inpa, um dos mais importantes centros de pesquisas da Amazônia, em continuar recebendo a visita de alunos-oficiais do Curso Superior de Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG), quando realizam a viagem de estudos à região.

Pesquisas

Além do diretor do Inpa, participaram da reunião o chefe de Gabinete, o pesquisador Jorge Porto, o líder do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), o pesquisador Alberto Vicentini, e o curador da Coleção de Aves, o pesquisador Mário Cohn-Haft, que liderou a Expedição Serra da Mocidade, em Roraima, realizada em 2016, e cooperação com a Grifa Filmes, o Exército e outras organizações.

A colaboração para essa expedição resultou na descoberta de cerca de uma centena de novas espécies de animais e plantas da biodiversidade amazônica e um longa-metragem: “Novas Espécies – A expedição do século”. Lançado em 2019, o documentário está disponível no catálogo da Globo Filmes e registrou 25 dias de 50 pesquisadores experientes, especializados em plantas, aves, mamíferos, répteis e anfíbios, peixes, insetos e em geologia, além de mais 20 profissionais de apoio.

Para acessar e explorar o maciço de montanhas  com quase 2 mil metros de altitude e  clima frio, a equipe da expedição contou com o apoio de helicópteros do CMA. A área é extremamente remota  e abriga espécies únicas. As amostras coletadas ainda são estudadas, por serem de uma das áreas de pouca densidade amostral, contribuindo para preencher lacunas do conhecimento da biodiversidade amazônica.

Tags: CMA, Inpa
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *