‘Amazônia, Bioeconomia e Biotecnologia’ é tema de palestra da Fiocruz Amazônia

O palestrante João Vicente Braga de Souza. Foto: Divulgação

O Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promoverá nesta sexta-feira, 19/04, às 10h, a palestra “Amazônia, Bioeconomia e Biotecnologia: atuação do laboratório de Micologia do Inpa”, a ser ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) João Vicente Braga de Souza, com experiência em biotecnologia e micologia. A palestra abrangerá as potencialidades da biotecnologia no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Com formação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorado pela Universidade de Cranfield no Reino Unido, Souza tem dedicado sua carreira ao estudo da biodiversidade dos fungos da Amazônia e ao seu potencial biotecnológico em ciências farmacêuticas.

A palestra terá transmissão via plataforma Zoom, pelo link https://us06web.zoom.us/j/83376686417?pwd=21h95yQvpuhpRDus0L3wS3EHRYO5nZ.1 (ID da reunião 833 7668 6417 e senha de acesso 501879).

O pesquisador explica que, inicialmente, a apresentação abordará a rica biodiversidade da Amazônia, destacando que a região abriga uma significativa porção das espécies mundiais de plantas, animais e insetos, o que a torna um campo fértil para a bioprospecção e a valorização de recursos biológicos.

“Serão discutidos casos de sucesso e desafios na valorização da biodiversidade para aplicações em medicina, agricultura eco-intensiva, biorefinarias e indústrias como a de mineração e alimentos, além de serviços ecossistêmicos”, resume.

A palestra será moderada pela pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino (ILMD/Fiocruz Amazônia) e enfatizará a importância de uma bioeconomia consciente, que integre o conhecimento tradicional e moderno para a promoção de uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade. Serão apresentados exemplos de como o Inpa tem liderado iniciativas, sob coordenação de Souza, para explorar e preservar esses recursos, destacando o papel vital da região na bioindústria global.

Palestrante

João Vicente Braga de Souza possui graduação em Farmácia pela Universidade do Amazonas (2000), especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras (2005), doutorado em Biotecnologia Industrial pela USP-Escola de Engenharia de Lorena (2004) e pós-doutorado em Biotecnologia pela Cranfield University-UK (2014). Trabalha como Biotecnólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009-atual). Tem pesquisado a produção fúngica de bioativos de interesse farmacêutico (antifúngicos, biosurfactantes e colorantes) e também o desenvolvimento de ferramentas moleculares, aplicadas ao diagnóstico e caracterização de agentes causadores de micoses invasivas.

João Vicente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (Ufam) e do Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade e Biotecnologia da Bionorte. Quanto à contribuição científica e tecnológica para inovação, participou do desenvolvimento de quatro processos biotecnológicos. Além disso, é responsável pelo Laboratório de Micologia do Inpa.

Quanto aos prêmios e honras, em 2009, foi convidado a ser membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e recebeu menção honrosa do Senado Brasileiro. Em 2014, recebeu o Prêmio Sebastião Ferreira Marinho do CRF-AM e, em 2019, menção honrosa da Câmara de Vereadores da Cidade de Belém.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *