Silas e Adail Filho saindo, como fica? Saem ou não saem? Panavueiro esclarece

Silas e Adail Filho

Silas e Adail Filho, acima, tiveram os mandatos cassados. Entenda os desdobramentos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou, por 4 a 2, o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos). A decisão anula votos do deputado, ou seja, eles não são mais contados na coligação. Silas, líder da bancada evangélica, arrasta para a cassação o mandato do companheiro de partido Adail Filho. Mas isso você já leu no noticiário. A pergunta é: como fica a bancada federal do Amazonas? Primeiro lembremos que Silas e Adailzinho têm recursos, na própria Justiça Eleitoral e no STF, e responderão no cargo. E se tudo for contra eles e ambos perderem os mandatos? Quem entra no lugar deles? Isso você sabe a seguir.

 

Tempo a favor

Os advogados de Silas e Adail Filho farão o impossível para procrastinar, isto é, ganhar tempo. Responderão aos prazos só no último segundo. Encontrarão pelos em ovos para recorrer e adiar os julgamentos. Tudo para que os dois cumpram os mandatos de quatro anos cada. Os dois estão apenas iniciando o segundo ano. Passado esse prazo, o julgamento perde o objeto.

 

Tempo a favor (2)

O problema é que, condenados, os dois parlamentares federais do Amazonas ficarão ilegíveis pelos oito anos após o fim do mandato. Mesmo que este tenha sido cumprido.

Os suplentes

Caso Silas Câmara e Adail Filho sejam cassados ainda no curso do mandato, os suplentes serão os da coligação geral deles. Pauderney Avelino (União Brasil) e Alfredo Nascimento (PL) se tornariam os titulares das vagas deles.

 

Os suplentes (2)

Pablo Oliva Silva, o Delegado Pablo (PL), que não se reelegeu deputado federal, se tornaria o primeiro suplente da coligação. Como Fausto Jr. (União Brasil) ocupa a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Pablo renasceria das cinzas e voltaria a ser deputado federal.

 

Os suplentes (3)

Fausto Jr foi para a Sedurb para abrigar Pauderney Avelino, que ocupa a vaga dele na Câmara Federal. O acordo encerrou a briga pelo União Brasil no Amazonas. O governador Wilson Lima se tornou presidente da Comissão Provisória do Partido. Então, com Pauderney assumindo a vaga de Silas-Adail, Fausto volta à Câmara? O orçamento da Sedurb/2023, realizado, gasto, foi R$ 866 milhões. Para 2024 a previsão está em torno de R$ 1,2 bilhão. Fausto fica.

 

Isabelle Nogueira no BBB

A presença da cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 24 (BBB24), está desencadeando fenômenos em série. O primeiro é o Caprichoso torcendo, oficialmente, por um item do “contrário”. Depois vem a onda de boi-bumbá na TV Globo. Diversos programas tentam explicar ao público brasileiro os significados do jeito de falar, dançar e a música atraídos por Isabelle.

 

Cunhã, boi bumbá e Carnaval

Outro resultado da presença da cunhã no BBB24 está bem aqui, em Manaus. O desfile das escolas de samba amazonenses foi antecipado para este sábado (03/02), no Sambódromo. Sexta e Sábado de Carnaval (09 e 10/02) estão reservados para o Carnaboi. Que acontece no Studio 5. Que vem a ser da empresa representante da Globo, Rede Amazônica. Antes de Isabelle, o evento corria sério risco de micar. Agora, a expectativa aumentou muito.

 

Carnaval e Festival

Já está vívido o debate sobre se o Festival de Parintins permanecerá sendo exclusividade da Rede Calderaro. Ou se o recente interesse da TV Globo será transformado em cobertura da Festa dos Bumbás. Cedo para perguntar? Nada disso. Nos bastidores, a corrida entre os grupos empresariais está aceleradíssima.

 

Carnaval

As escolas de samba de Manaus desfilando no sábado “magro” conseguem driblar a concorrência pesada dos carnavais do Rio e São Paulo.

 

Bosco Saraiva na Suframa

O atual superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, articula saídas inteligentes para o órgão – deixado à beira da falência por Bolsonaro e Paulo Guedes. Trabalha a desburocratização, acelerando o PPB, e busca a valorização das empresas já estabelecidas em Manaus.

 

Bosco Saraiva no Carnaval (2)

Em tempos de Carnaval é bom lembrar que Bosco Saraiva é autor de um dos sambas-enredos amazonenses mais populares de todos os tempos. Ele fez, para a Reino Unido da Liberdade, em 1987, “Hoje a arte vai brilhar”, em dupla com Carlão. Que era o juiz de futebol Carlos Alberto do Nascimento.

 

Temporada de pesca

Os rios tiveram recorde de seca e a enchente está lenta. O resultado é uma temporada de pesca extra no Amazonas. Quem ganha são as pousadas, que precisaram cancelar grupos quando a água sumiu.

 

Repercussão

Tucunaré na feira

Teve grande repercussão a fotografia acima, deste portal, mostrando dezenas de tucunarés, dos grandes, à venda na Feira da Manaus Moderna. Há leis, no Estado do Amazonas e na capital, proibindo o abate do peixe. Tucunaré vale muito mais no lago que na feira. Imagine que alguém viaja do Japão, todos os anos, só para pescar nos lagos amazonenses. Vem gente de lá, dos EUA, da Europa e milhares de outros Estados brasileiros. Ficou claro, no episódio, a necessidade de regulamentação da lei. Só assim órgãos fiscalizadores poderão ser responsabilizados por permitir essa atrocidade. Matar tucunaré para vender na feira equivale a querer acabar com a Zona Franca porque políticos sem escrúpulos ficaram ricos com os incentivos. Combata-se os políticos, não o modelo econômico que sustenta o Amazonas. Explore-se os demais pescados, abundantes, e que não são o topo de cadeia econômica única e tão promissora, caso do tucunaré.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *