11/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Leis produzidas pela Assembleia Legislativa incentivam vacinação no Amazonas

Publicado em 15 de setembro, 2023

Leis produzidas pela Assembleia Legislativa incentivam vacinação no Amazonas

Foto: Alberto César Araújo/Aleam

Na próxima segunda-feira (18), o Programa Nacional de Imunização (PNI) completa 50 anos. Criado em 1973, o PNI fez com que o Brasil oferecesse por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) diversas vacinas, o que permitiu a erradicação, por exemplo, da poliomielite, doença que marcou o cenário brasileiro, sobretudo no período de 1950 até 1980.

Especialmente nos últimos anos, devido à pandemia da Covid-19, a importância da vacinação como política pública de proteção à saúde ganhou maior destaque. Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o entendimento que a vacina protege a saúde de quem se imunizou e também das pessoas à sua volta sempre norteou as ações parlamentares, o que reverberou nas leis produzidas pelo parlamento estadual.

Um exemplo é a Lei nº 5.714/2021, do deputado Sinésio Campos (PT), instituindo campanha permanente de sensibilização, informação e incentivo à vacinação. “Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem apresentado queda nos índices das coberturas vacinais, representando um possível retorno de doenças comuns no passado e que, de certa forma, tiveram sua circulação freada pelo trabalho de imunização”, explica o parlamentar, ressaltando a importância da manutenção atualizada da carteira de vacinação.

A divulgação e reforço nas informações sobre a eficácia das vacinas também foi prevista com a Lei nº 5.791/2022, de autoria do presidente Roberto Cidade (UB). A norma tornou obrigatório que as empresas de serviços e concessionárias de água, luz, telefone, internet e tv a cabo inserissem nas faturas, sites e redes sociais mensagens de incentivo às campanhas de vacinação, em especial contra a Covid-19. “O objetivo é combater as informações falsas, que desestimulam a população a se imunizar”, explicou Cidade.

Já a Lei nº 4.574/2018, do deputado Abdala Fraxe (Avante), obriga a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula nas escolas que oferecem o Ensino Infantil, Fundamental e Médio no Amazonas. O deputado João Luiz (Republicanos) é autor da Lei nº 5.784/2022, que institui campanha estadual de conscientização e incentivo à vacinação DTPA (Tríplice Bacteriana Acelular).

Na 18ª Legislatura, o então deputado Sidney Leite (PSD) foi autor da Lei nº 4.748/2019, estabelecendo a vacinação domiciliar às pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção, doenças incapacitantes e degenerativas. A vacinação domiciliar de idosos já estava regulamentada pela Lei nº 166/2013, do deputado da 17ª Legislatura Chico Preto.

Outra norma produzida pela Aleam sobre vacinação é a Lei nº 4.775/2019, também de Sidney Leite. Essa matéria instituiu o mês de março como o mês oficial para a realização de campanha de imunização nas escolas públicas amazonenses contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).

Campanhas internas de conscientização

Além da produção de legislação voltada para o tema, a Casa Legislativa também executa campanhas internas de conscientização sobre a importância das vacinas na saúde individual e coletiva, e ainda promove ações de vacinação para os servidores e público em geral nas dependências da instituição.

O diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, destacou que os 50 anos do PNI têm grande relevância na saúde sendo referência. “Não apenas no Brasil, mas também para o mundo, porque está há cinco décadas evitando muitas doenças que podem ser prevenidas pela vacina”, disse o diretor.

Andrade ressalta também que as campanhas internas de conscientização e vacinação buscam alertar que a imunização contra doenças contagiosas é uma responsabilidade coletiva, e a não vacinação de um indivíduo, pode colocar a saúde de muitos outros em risco.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.